Buscar

AV fund. ciencias sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0100_AV_201502498162 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201502498162 - ANDR¿ DE SOUZA SILVA
	Professor:
	VILMA CARDOSO REGATO
	Turma: 9070/AS
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 1,5        Data: 22/06/2015 13:09:38
	
	 1a Questão (Ref.: 201502626977)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os comportamentos humanos desviantes numa determinada sociedade podem ser considerados normais noutra sociedade. Por conseguinte, esta afirmação é:
		
	
	Falsa, porque as causas referentes ao comportamento social desviante são iguais em qualquer sociedade.
	 
	Verdadeira, porque cada sociedade tem diferentes formas de exercer o controle social independente do conceito de desvio social.
	 
	Verdadeira, porque as sociedades possuem cultura como identidade social e, consequentemente, padrão de comportamento social diferente.
	
	Falsa, porque atualmente os comportamentos desviantes ocorrem em todas as sociedades.
	
	Falsa, porque a concepção e entendimento de desvio de comportamento social é igual em todas as sociedades independente de sua identidade cultural.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502623016)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo de socialização pode ser definido como:
		
	
	Um conjunto de transformações que permitem aos homens sair do estado de selvageria para o estado de anomia.
	 
	Um conjunto de interações humanas através do qual indivíduo adquire aptidões que lhe permitem ser um membro da sociedade.
	
	Um conjunto de relações de trabalho que definem o formato da divisão da riqueza social produzido pelos homens.
	
	Um conjunto de laços afetivos construídos a partir da solidariedade orgânica
	
	Um conjunto de ações que dão identidade aos grupos sociais no interior da sociedade capitalista
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503172951)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o objeto de investigação das Ciências Sociais podemos afirmar que compreende: I. A natureza como realidade exterior ao homem. II. Os fatos sociais como eventos isoláveis e simples. III.O homem nas suas relações com os outros homens e com a natureza. IV.A sociedade com realidade exterior e estática.
		
	
	III e IV estão corretas.
	
	II e III estão corretas.
	
	II, III e IV estão corretas.
	
	I está correta.
	 
	III está correta.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502782836)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo John Locke, qual a principal finalidade do Estado?
		
	
	Constituir elementos para a preservação do Estado de Guerra.
	
	Possibilitar estratégias de contenção da luta de classes.
	 
	Garantir o direito natural da propriedade.
	
	Favorecer o estado de felicidade original.
	
	Defender a hegemonia da sociedade civil.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502728585)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Muitas lendas e mitos relatam a história de heróis que, mesmo crescendo no isolamento, tornaram-se humanos ¿ Rômulo e Remo, Tarzan, Mogli ¿ e apresentaram comportamentos compatíveis com o resto da humanidade. Do ponto de vista socioantropológico seria possível a eles apreenderem sozinho os comportamentos humanos? Por quê?
		
	
Resposta: Não. Porque somente os seres humanos são capazes estabelecer trocas culturais, valores morais e éticos, possibilitando a socialização, ou seja, a passagem do homem biológico para homem social.
	
Gabarito: Não seria possível o aprendizado de hábitos e costumes humanos vivendo no isolamento. O ser humano necessita de outros seres humanos para realizar seu aprendizado. Neste sentido, ao adquirir cultura, o homem passa a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente determinadas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502565953)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Legalização de casamento gay leva ator de 'Jornada nas estrelas' ao altar - George Takei, o capitão Sulu, se unirá a companheiro com quem está há 21 anos. Suprema Corte da Califórnia derrubou um veto estadual ao casamento gay. O ator George Takei, mais conhecido por interpretar o capitão Hikaru Sulu em "Jornada nas Estrelas", diz que planeja se casar com seu parceiro de muitos anos agora que a Suprema Corte da Califórnia derrubou um veto estadual ao casamento gay. Takei, 71 anos, disse à Reuters na segunda-feira que ele e Brad Altman, gerente de negócios de 54 anos, vão atravessar o "delicioso processo" de planejar suas núpcias. "Não há tradições em termos de casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Nós estamos desenhando e dando forma a nosso próprio casamento à nossa maneira. Então ele será singular e único", acrescentou Takei, que divulgou seus planos em seu website no final de semana. "Como norte-americano, eu me sinto muito alegre em saber que nós estamos chegando cada vez mais perto de ser realmente mais fiéis à Constituição", disse Takei. Ele disse estar com Altman há 21 anos, desde que se encontraram em um clube de corredores gays em Los Angeles, onde o parceiro treinou o ator para sua primeira maratona. O ator apareceu publicamente para defender o casamento gay em 2005, quando o governador Arnold Schwarzenegger vetou uma lei aprovando a união entre pessoas do mesmo sexo aprovada pelo Legislativo Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL487415-7084,00.html Ao ler a reportagem sobre o casamento Gay do astro americano, é correto afirmar, do ponto de vista antropológico, que ele formará uma família com o seu companheiro? Justifique.
		
	
Resposta: Sim. Do ponto de vista antropológico, vale ressaltar a importancia das trocas culturas, de valores que cada indivíduo possui e ao se constituir como família, ambos estarão estabelecendo vinculos que nortearam este conceito de família.
	
Gabarito: Proposta sugestiva da questão: o aluno deverá dar uma resposta afirmativa e justificar de modo que reflita sobre os novos padrões de família e conjugalidade. Levar em conta a evolução do direito e da sociedade
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503214725)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia como ciência podemos afirmar que:
		
	
	A Sociologia surge no século XX como consequência da complexificação da sociedade com a globalização.
	
	A Sociologia surge durante a Baixa Idade Média por conta do fim das Cruzadas e do surgimento da burguesia como classe.
	 
	A Revolução Industrial é um dos eventos que propiciam o surgimento da sociologia como ciência, pois esta ciência se configura como uma resposta à instalação definitiva do capitalismo e a ascensão da ideologia burguesa.
	
	A Sociologia surge no contexto do neocolonialismo por conta das informações enviadas sobre os povos exóticos pelos viajantes, que foram sistematizadas pelos primeiros sociólogos.
	
	A Sociologia como ciência nasce independente, desvinculada de qualquer outro tipo de saber, área do conhecimento ou evento.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503211982)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A formação da sociologia teve como um de seus temas centrais, a sociedade moderna. Para os primeiros sociólogos, era de primeira importância compreender o processo social em curso, visível em transformações nas relações de trabalho, de amizade, e até mesmo na vida religiosa das pessoas. Aponte a alternativa que INDICA os conceitos desenvolvidos pelo sociólogo francês Émile Durkheim
		
	
	Objetividade e secularização.
	
	Capital e trabalho.
	
	Sociedade complexa e democrática.
	
	Feudalismo e Idade Moderna.
	 
	Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502561391)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ação Social é o objeto de estudo da sociologia compreensiva de Max Weber. A sociologia weberiana possui como premissa compreender as intenções subjetivas e os valores que orientam a conduta dos indivíduos quando interagem em sociedade. Analise as alternativas abaixoe marque a conduta que orienta, de forma predominante, os indivíduos nas sociedades capitalista.
 
		
	 
	Ação racional ligada a valores na qual o indivíduo orienta sua ação a partir de suas convicções morais, éticas, religiosas ou estéticas.
	
	Ação afetiva na qual o indivíduo orienta sua ação a partir da emoção não levando em consideração as consequências da ação.
	
	Ação coletiva na qual o indivíduo orienta sua ação a partir das normas coletivas, agindo de acordo com padrões sociais para evitar a sanção.
	
	Ação tradicional na qual o individuo orienta sua ação a partir dos hábitos, costumes, crenças que se repetem a cada geração.
	 
	Ação racional ligada a fins na qual o indivíduo orienta sua ação adequando meios a fins para alcançar determinados objetivos tidos como legítimos para o agente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502793273)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Uma revisão dos estudos sobre os processos de globalização mostra-nos que estamos perante um fenómeno multifacetado com dimensões económicas, sociais, políticas, culturais, religiosas e jurídicas interligadas de modo complexo". Santos, Boaventura de Souza. Disponível em: . Acesso em: 28 fev. 2014.
Com base nos seus conhecimentos sobre tema e levando-se em consideração a citação acima, caracterize a globalização:
		
	
	A construção dos blocos econômicos implicou em perda de importância dos estados-nação, reforçando a preponderância da dimensão política do fenômeno.
	
	A formação das redes de informação é a faceta mais visível do processo, pois integra as pessoas em torno de valores e de objetivos comuns.
	 
	É um fenômeno multidimensional, pois implica em mudanças importantes nas várias esferas da vida social (econômica, política, cultural, etc.).
	
	A produção em escala global aumentou a taxa de emprego em vários países e trouxe a diminuição da pobreza no mundo como consequência.
	
	O aspecto cultural é a faceta mais relevante do processo globalizante, pois as culturas locais estão sendo padronizadas e uniformizadas.

Outros materiais