Buscar

Conceito de Liga Metálica

Prévia do material em texto

Conceito de Liga Metálica
 São materias que possuem propriedades metálicas, compostos por dois ou mais elementos, sendo pelo menos o maior constituinte deles, um metal. Normalmente as ligas são criadas para modificar ou acrescentar propriedades diferentes das propriedades dos metais que formam.
A maioria deste materias apresentam elevados valores de:
Dureza
Condutividade elétrica 
Condutividade térmica 
Temperatura de fusão 
Brilho 
Resistência mecânica
 Ligação metálica que é a ligação entre metais e metais. Formam as ligas metálicas que são cada vez mais importantes para o nosso dia-a-dia.
 No estado sólido, os metais se agrupam de forma geometricamente ordenados formando as células, ou grades ou retículo cristalino. Uma amostra de metal é constituída por um grande número de células unitárias formadas por cátions desse metal. Na ligação entre átomos de um elemento metálico ocorre liberação parcial dos elétrons mais externos, com a consequente formação de cátions, que formam as células unitárias das ligas metálicas. Esses cátions têm suas cargas estabilizadas pelos elétrons que foram liberados e que ficam envolvendo a estrutura como uma nuvem eletrônica. 
 São dotados de certo movimento e, por isso, chamados de elétrons livres. Essa movimentação dos elétrons livres explica por que os metais são bons condutores elétricos e térmicos.
 A consideração de que a corrente elétrica é um fluxo de elétrons levou à criação da Teoria da Nuvem Eletrônica ou Teoria do “Mar” de elétrons.
Pode-se dizer que o metal seria um aglomerado de átomos neutros e cátions, mergulhados numa nuvem ou “mar” de elétrons livres. Esta nuvem de elétrons funcionaria como a ligação metálica, que mantém os átomos unidos. Em resumo a ligação metálica se caracteriza pelo compartilhamento de elétrons livres por todos os átomos, não apenas por pares de átomos como ocorre na ligação covalente.
A liga escolhida para ser exposta neste trabalho, é uma liga não ferrosa, de alumínio, especificamente é a liga Al6063.
Composição Química:
	Al6063
	Mg
	SI
	Fe
	Cu
	Mn
	Cr
	Zn
	Ti
	Al
	Porcentagem
	0,45-0,9
	0,3-0,6
	0,35
	0,10
	0,10
	0,10
	0,10
	0,10
	97-98
Propriedades Físicas:
Condutibilidade Elétrica: 52% I.A.C.S
Condutibilidade Térmica: 0,48 cal/cmsºC
Módulo de Elasticidade: 69000 Mpa
Densidade: 2,71g/cm3
Expansão Térmica: 24x10^-6x1/ºC
Ponto de Fusão: 600-650ºC
Propriedades Mecânicas:
Alongamento: 8-12%
Dureza: 66 Brinell
Limite de Escoamento: 110 Mpa
Limite de Resistência: 150 Mpa
Têmpera: T5
Referências Bibliográficas
ALRASE METAIS. Alumínio 6063. Disponível em: http://alrasemetais.com.br/aluminio6063.asp. Acesso em 23 de maio de 2015.
FILHO, Roberto Monteiro de Barros. Metais e Ligas Metálicas. Disponível em: http://faculdadeinap.edu.br/materiais_didaticos_disciplinas/materiais%20e%20tecnologia/metais_e_ligas_metlicas.pdf. Acesso em 23 de maio de 2015.
MOREIRA, Marcelo F. DALMOLIM. Alumínio e suas ligas. Disponível em: http://www.dalmolim.com.br/educacao/materiais/biblimat/aluminioconf.pdf. Acesso em 23 de maio de 2015.
PIMENTA, Ednilson Antonio Ribeiro. Universidade de Taubaté. Estudo dos processos de soldagem TIG e MIG em estruturas de alumínio 6351 T6 NBR ISSO 209-2010. Disponível em: http://www.bdtd.unitau.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=349. Acesso em 23 de maio de 2015.
SOG. Portal de Química. Ligações Metálicas. Disponível em: http://www.soq.com.br/conteudos/ef/ligacoesquimicas/p3.php. Acesso em 23 de maio de 2015.
SPECTRU. Alumínio e suas ligas. Disponível em: http://www.spectru.com.br/Metalurgia/diversos/aluminio[1].pdf. Acesso em 23 de maio de 2015.

Continue navegando