Buscar

trabalho zoologia II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: ZOOLOGIA II
Profª Tatiana Chrysostomo Santos
TRABALHO – ZOOLOGIA II
1. O cladograma abaixo representa uma árvore filogenética do Filo Chordata. Cada retângulo entre os ramos representa o surgimento de novidades evolutivas compartilhadas por todos os grupos dos ramos acima dele.
a) Este cladograma ou árvore evolutiva retrata que os Chordata tiveram um ancestral em comum ou apresentaram vários ancestrais? Justifique sua resposta.
Todos os representantes do filo cordados tiveram um ancestral em comum apresentando características, como: um tubo neural dorsal, notocorda e fendas na faringe, em algum estágio de seu ciclo vital.
 
b) A partir do retângulo II surgiram novidades evolutivas que permitiram a conquista do ambiente terrestre. Que novidades evolutivas foram estas? 
 Presença de pulmões:  permite a respiração em ambiente terrestre.
Presença de membros locomotores: o desenvolvimento das patas representou um avanço evolucionário fundamental para a conquista do meio terrestre. 
c) O retângulo III representa uma novidade evolutiva que permitiu a conquista definitiva do ambiente terrestre pelos répteis. Que novidade ou estrutura foi essa e porque permitiu a conquista do ambiente terrestre?
	O retângulo III representa o aparecimento do ovo com casca, provido de anexos embrionários como o âmnio, o alantóide e o cório. Estas estruturas permitiram o desenvolvimento no meio aéreo e, portanto, a conquista definitiva do meio terrestre.
d) Analise o cladograma apresentado e observe em que ramo evolutivo estão os répteis, as aves e os mamíferos. As aves e os mamíferos estão, evolutivamente, próximos ou afastados dos répteis? Explique.
Segundo os registros fósseis as aves e os répteis têm um ancestral comum de onde se formaram estes dois grupos, já os mamíferos não apresentam o mesmo ancestral na formação dos dois grupos citados anteriormente. Portanto evolutivamente aves e repteis são mais próximos.
2) Observe o cladograma abaixo. Seria correto afirmar que as aves são parentes próximas dos crocodilos? Explique.
As aves são o grupo mais próximo evolutivamente dos crocodilos. A cladística é utilizada na construção da filogenia, que agrupa crocodilos e aves com base em características compartilhada apresentando um ancestral comum para esses dois grupos.
Por isso aves são mais próximas de crocodilos, por apresentarem maior semelhança em nível molecular. As mudanças evolutivas dependem de alterações no material genético, representado pelo DNA e expresso em proteínas, dados que se configuram como mais seguros na definição das relações de parentesco entre os grupos. Semelhanças morfológicas entre repteis podem ser reflexo de processo de convergência adaptativa e não necessariamente indicam relação de parentesco

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais