Buscar

Desenvolvimento de Software: Viabilidade, MPS.BR e Modelagem

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	A primeira fase do processo de desenvolvimento de software é o estudo de viabilidade. Um item importante nesta fase é a apuração do ROI (Retorno Sobre o Investimento) que é representado pela equação: ROI=(Lucro Liquido)/Investimento. A partir desta definição, qual é a melhor consideração que pode ser feita para o ROI?
		
	
	Quanto menor o valor entre o lucro líquido e o investimento, melhor é o ROI
	
	O ROI representa se as restrições de prazo serão atendidas
	
	Quanto maior o valor entre o investimento e o lucro líquido, pior é o ROI
	 
	Quanto maior o valor entre o lucro líquido e o investimento, melhor é o ROI
	
	Quanto menor o valor entre o lucro líquido e o investimento, pior é o ROI
	
Explicação:
ROI mede a taxa de retorno sobre o investimento.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O MPS.BR é um programa para Melhoria de Processo do Software Brasileiro que mantém correlação referencial com diversas normas internacionais e o modelo CMMI. Sobre este tema, considere: 
I. A norma ISO/IEC 12207 contém processos, atividades e tarefas a serem aplicadas durante o fornecimento, aquisição, desenvolvimento, operação e manutenção de produtos de software e serviços correlatos e devem constituir-se referência na implementação do Modelo de Referência do MPS.BR. 
II. O MPS.BR busca atingir compatibilidade com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente e que tenha como pressuposto o aproveitamento de toda a competência existente nos padrões e modelos de melhoria de processo já disponíveis, como também adequar-se ao perfil de empresas com diferentes tamanhos e características, públicas e privadas, e, especialmente, nas micro, pequenas e médias empresas. 
III. A norma ISO/IEC 17799 é mais um dos modelos da referência ao MPS.BR e presta-se à realização de avaliações de processos de software, buscando a melhoria de processos e determinação da capacidade de processos de uma unidade organizacional. 
IV. O Modelo de Referência MR-MPS define níveis de maturidade, por meio da combinação entre processos e sua capacidade, com a definição dos processos que declarem o propósito e os resultados esperados de sua execução. Entretanto, as atividades e tarefas necessárias para atender ao propósito e aos resultados esperados não são definidas no MR-MPS, devendo ficar a cargo dos seus usuários. 
É correto o que consta APENAS em:
		
	 
	I, II, e IV.
	
	I, II e III.
	
	II e IV.
	
	II, III e IV.
	
	I e III.
	
Explicação:
I. A norma ISO/IEC 12207 contém processos, atividades e tarefas a serem aplicadas durante o fornecimento, aquisição, desenvolvimento, operação e manutenção de produtos de software e serviços correlatos e devem constituir-se referência na implementação do Modelo de Referência do MPS.BR.
===> CORRETO
II. O MPS.BR busca atingir compatibilidade com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente e que tenha como pressuposto o aproveitamento de toda a competência existente nos padrões e modelos de melhoria de processo já disponíveis, como também adequar-se ao perfil de empresas com diferentes tamanhos e características, públicas e privadas, e, especialmente, nas micro, pequenas e médias empresas.===> CORRETO
III. A norma ISO/IEC 17799 é mais um dos modelos da referência ao MPS.BR e presta-se à realização de avaliações de processos de software, buscando a melhoria de processos e determinação da capacidade de processos de uma unidade organizacional.===> ERRADO. NÃO É MAIS UM E SIM O ÚNICO ADOTADO
IV. O Modelo de Referência MR-MPS define níveis de maturidade, por meio da combinação entre processos e sua capacidade, com a definição dos processos que declarem o propósito e os resultados esperados de sua execução. Entretanto, as atividades e tarefas necessárias para atender ao propósito e aos resultados esperados não são definidas no MR-MPS, devendo ficar a cargo dos seus usuários. ===> CORRETO
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na atividade de análise no processo de desenvolvimento de softwares devemos conhecer o conceito de Modelagem. A Modelagem serve para verificar a qualidade dos requisitos, estudados na aula anterior, que se tornarão precisos e detalhados o suficiente para as atividades do próximo passo no processo de desenvolvimento de software. Para nos auxiliar neste processo, podemos utilizar os Diagramas de UML (Unified Modeling Language). Baseado neste contexto indique qual das alternativas abaixo está correta;
I- A UML é uma metodologia, que diz para você o que fazer primeiro e em seguida, ou como projetar seu sistema;
II- A UML é baseada em diagramas como, por exemplo, os diagramas de Objeto, Classe e Caso de Uso;
III- O Diagrama de Caso de Uso compreende uma parte gráfica e uma especificação com uma declaração textual do procedimento correspondente ao caso de uso;
		
	
	Apenas o item I está correto
	
	Apenas os itens I e II estão corretos
	
	Apenas os itens I e III estão corretos
	
	Apenas o item II está correto
	 
	Apenas os itens II e III estão corretos
	
Explicação:
A UML - Linguagem de Modelagem Unificada (do inglês, UML - Unified Modeling Language) é uma linguagem-padrão para a elaboração da estrutura de projetos de software. Ela poderá ser empregada para a visualização, a especificação, a construção e a documentação de artefatos que façam uso de sistemas complexos de software.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A confiabilidade especificada para um software aplicativo é:
		
	
	um mecanismo de teste de desempenho.
	
	um requisito funcional.
	
	um mecanismo de teste de estresse.
	 
	um requisito não-funcional
	
	uma restrição de escopo.
	
Explicação:
Por ser um atributo de software a confiabilidade é um requisito não-funcional.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Ponto de partida do processo de engenharia de requisitos é breve e focalizado e procura responder a uma série de questões: 1. O sistema contribui para os objetivos gerais da organização? 2. O sistema pode ser implementado com tecnologia atual e dentro das restrições definidas de custo e prazo? 3. O sistema pode ser integrado a outros sistemas já implantados? Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?
		
	
	Requisito não-funcional.
	 
	Estudo de viabilidade.
	
	Requisito funcional.
	
	Requisito de sistema.
	
	Requisito de usuário.
	
Explicação:
As frases do enunciado correspondem ao conceito de Estudo de Viabilidade.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Qual opção abaixo melhor representa a frase:
"Estudo de viabilidade: estudo inicial para saber se vale a pena desenvolver a ideia. O estudo deve oferecer base para ajudar nessa decisão:" ?
		
	
	Técnica shareware.
	
	Técnica adware.
	
	Técnica freeware.
	 
	Estudo de viabilidade.
	
	Técnica de orientação a objeto(OO).
	
Explicação:
Dessa forma, o estudo de viabilidade envolve uma coleta de dados e análise , que procura responder algumas questões visando a tomada de decisão e contribuir para os objetivos gerais da organização.
Conclusão:
A frase "Estudo inicial para saber se vale a pena desenvolver a ideia. O estudo deve oferecer base para ajudar nessa decisão:" está relacionada ao estudo de viabilidade.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Assinale a UNICA opção que não caracteriza a fase de concepção
		
	
	São levantados os requisitos mais relevantes do sistema
	 
	A viabilidade operacional Visa a atender os requisitos financeiros do projeto/produto
	
	A viabilidade de cronograma visa informar se o tempo será suficiente
	
	Uma questão relevante é: O projeto/produto beneficiará os clientes interessados?
	
	Osistema é submetido a um estudo de viabilidade
	
Explicação:
A viabilidade operacional Visa a atender os requisitos financeiros do projeto/produto - Falso , pois visa a viabilidade operacional deve estar relacionado com a aceitação da solução proposta, e como os agentes se sentirão em relação a ela.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Como forma de análise/levantamento de requisitos podemos utilizar várias técnicas. Cada item representa a descrição de uma técnica:
=> O analista se insere no dia a dia da empresa, de forma a entender o funcionamento na prática;
=> O analista verifica relatórios e outros impressos da empresa;
=> É excelente para projetos que necessitam discussão de várias áreas da empresa.
Assinale a resposta que apresenta respectivamente as técnicas descritas.
		
	
	Entrevista - Questionário - JAD
	
	Entrevista - Análise de documentos - Brainstorm
	
	Visita em Locco - Questionário - Análise de documentos
	 
	Visita em Locco - Análise de documentos - JAD
	
	Análise de documentos - Questionário - GED
	
Explicação:
As sessões JAD/RAD consistem em workshops e sessões de grupo nos quais stakeholders e analistas de requisitos se encontram para discutir as características desejadas do produto. Seu objetivo é envolver todos os stakeholders importantes no processo de levantamento, através de reuniões estruturadas e com foco bem definido. Depende diretamente do grau de envolvimento dos stakeholders bem como do líder das sessões JAD.
O processo JAD consiste em três fases principais: customização, sessões e agrupamento.  Na customização, o analista prepara as tarefas para as sessões como organizar os times, preparar o material, etc. Na fase de sessões, o analista marca uma ou mais reuniões com os stakeholders. No inicio da sessão JAD o engenheiro de requisitos provê uma visão genérica sobre o sistema e a discussão com os stakeholders continua até o fim do levantamento de requisitos. Na fase de agrupamento todos os requisitos levantados nas fases anteriores são convertidos em documentos de especificação de requisitos.
	
	
	Gabarito
Coment.

Mais conteúdos dessa disciplina