Buscar

Mercado de Capitais aula9

Prévia do material em texto

1. Analise as assertivas abaixo e responda: ¿O Procedimento Administrativo para a averiguação de irregularidades nas operações de Mercado de Capitais segue de um modo geral, o mesmo rito dos Processos Administrativos, Além, ¿Dos Processos Judiciais que tenham como matéria questões relativas aos abusos cometidos pelas entidades de Mercado.¿
	
	
	
	A primeira assertiva é correta e a segunda incorreta.
	
	
	As duas assertivas são corretas, mas não se complementam.
	
	
	As duas assertivas são incorretas.
	
	
	A primeira assertiva é incorreta e a segunda correta.
	
	
	As duas assertivas são corretas e se complementam.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale a alternativa correta: A CVM tem competência também para atuar quando for solicitada em todo e qualquer processo judicial que tenha como objeto ou que envolva?
	
	
	
	O Mercado de Capitais, de títulos e valores mobiliários.
	
	
	Somente Títulos provenientes do Mercado de Ações.
	
	
	Somente nas questões que envolvem as suas Corretoras.
	
	
	Somente Títulos Públicos.
	
	
	Somente nas questões que envolvem as suas Distribuidoras.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Quanto a Função Fiscalizadora da CVM, temos em linhas gerais a descrição de suas principais ações no sentido de cumprir com os seus objetivos:
I. A principal função da CVM é a de fiscalizar a Companhia Aberta e as Instituições que participam do Mercado de Balcão, não tendo nenhuma ingerência na Companhia Fechada.
II. A única exceção que se faz quanto à fiscalização na Companhia Fechada é quando ela recebe incentivos fiscais para o seu funcionamento. Neste caso a fiscalização da CVM não se processa da mesma forma que na Companhia Aberta, pois somente atuará se houver denúncia de atos ilícitos praticados por seus dirigentes, no sentido de impor, se for o caso, sanções, administrativas ou penais.
III. A principal função da CVM é a de fiscalizar a Companhia Aberta, a Companhia Fechada e as Instituições que participam do Mercado de Balcão Organizado.
Os itens corretos são:
	
	
	
	II e III.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e II.
	
	
	I e III
	
	
	Somente a III.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		3. Em relação ao estudo da A CVM E O PODER JUDICIÁRIO, responda: I. A CVM tem competência também para atuar quando for solicitada em todo e qualquer processo judicial que tenha como objeto o Mercado de Capitais, de títulos e valores mobiliários, podendo oferecer pareceres e provas no sentido de prestar assessoria tanto à Justiça Federal, como a Justiça Estadual, de acordo com o artigo 31 da Lei 6385/76. II. No caso, a CVM poderá ser intimada a prestar esclarecimentos nos processos judiciais envolvendo questões de direito societário e de mercado de capitais, de acordo com as questões administrativas de sua competência, seja na fase de contestação, como em todos os atos judiciais subseqüentes, como de instrução e julgamento. IIIO artigo 31 da Lei 6385/76 é bem categórico: ¿A CVM sempre deverá ser intimada...¿, caso isto não ocorra o processo poderá ser anulável, embora esta irregularidade possa ser sanada pelo próprio Juiz da causa em questão, determinando a intimação da CVM ou pela própria solicitação das partes envolvidas no processo. Estão coretos os itens:
	
	
	
	I e II
	
	
	I, II e III.
	
	
	Somente o II
	
	
	Somente o I.
	
	
	I e III
	
	
	
	 
		
	
		5.
		2. Analise as assertivas abaixo e responda: ¿A CVM tem competência também para atuar quando for solicitada em todo e qualquer processo judicial que tenha como objeto o Mercado de Capitais, de títulos e valores mobiliários, podendo oferecer pareceres e provas no sentido de prestar assessoria tanto à Justiça Federal, como a Justiça Estadual, de acordo com o artigo 31 da Lei 6385/76. Neste caso, ¿A CVM poderá ser intimada a prestar esclarecimentos nos processos judiciais envolvendo questões de direito societário e de mercado de capitais, de acordo com as questões administrativas de sua competência, seja na fase de contestação, como em todos os atos judiciais subseqüentes, como de instrução e julgamento.¿
	
	
	
	A primeira assertiva é incorreta e a segunda correta.
	
	
	A primeira assertiva é correta e a segunda incorreta.
	
	
	As duas assertivas são corretas e se complementam.
	
	
	As duas assertivas são incorretas.
	
	
	As duas assertivas são corretas, mas não se complementam.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Observe a seguinte proposição e responda: Muitas das matérias referentes aos processos administrativos na CVM têm uma presunção relativa de veracidade.
 MAS,
Em todo e qualquer processo, além das provas documentais e testemunhais, tem que haver a certeza da veracidade da prática dolosa do ilícito.
	
	
	
	As duas assertivas são verdadeiras, mas a segunda não complementa a primeira.
	
	
	A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.
	
	
	A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas assertivas são verdadeiras, mas se referem às Bolsas de Valores e não à CVM.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Subordinada ao Poder Executivo e criada em pleno Regime Militar, a Comissão de Valores Mobiliários é até os dias atuais limitada em suas funções. Toda a sua diretoria é de nomeação exclusiva do:
	
	
	
	Presidente do Banco Central.
	
	
	Poder Legislativo.
	
	
	Dos Ministros do Supremo.
	
	
	Poder Judiciário
	
	
	Presidente da República.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Assinale a Alternativa Correta: A CVM tem competência para fiscalizar:
	
	
	
	As Companhias Fechadas.
	
	
	As Sociedades Corretoras.
	
	
	Somente As Companhias Abertas.
	
	
	As Companhias Abertas e as Instituições regulamentadoras do Balcão Organizado, bem como as Companhias fechadas que recebem incentivos fiscais, nos casos de denúncias.
	
	
	As Sociedades para propósitos específicos (SPEs)

Continue navegando