A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Mercado de Capitais aula 9

Pré-visualização | Página 1 de 1

No estudo da atividade fiscalizadora da CVM, observamos que excepcionalmente ela será exercida quando houver denúncia de atos ilícitos praticados por seus dirigentes. Neste caso, estamos nos referindo à:
	
	
	
	Distribuidoras
	
	
	Companhia Fechada
	
	
	Corretoras
	
	
	Sociedade Limitada
	
	
	Companhia Aberta
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		No estudo do papel da CVM junto ao Poder Judiciário observamos que:
I. De acordo com o artigo 31 da Lei 6385/76, "A CVM sempre deverá ser intimada...", caso isto não ocorra o processo poderá ser anulável, embora esta irregularidade possa ser sanada pelo próprio Juiz da causa emquestão, determinando a intimação da CVM ou pela própria solicitação das partes envolvidas no processo.
II. Os pareceres emitidos pela CVM não obrigam o Judiciário na determinação de sanções administrativas ou penais, mas contribuem em muito para uma maior eficiência na efetivação da Justiça e no desenvolvimento do Mercado de Capitais como um todo.
III. Os pareceres emitidos pela CVM sempre obrigarão o Judiciário na determinação de sanções administrativas ou penais, bem como contribuem em muito para uma maior eficiência na efetivação da Justiça e no desenvolvimento do Mercado de Capitais como um todo.
Os itens corretos são os seguintes:
	
	
	
	I e III.
	
	
	II e III.
	
	
	Somente a III.
	
	
	I e II.
	
	
	I, II e III.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Como se conceitua a Comissão de Valores Mobiliários?
	
	
	
	Entidade que funciona como Fundação, vinculada ao Ministério da Fazenda que tem com finalidade principal, fiscalizar a Companhia Aberta.
	
	
	Entidade autárquica, vinculada ao Ministério da Fazenda que tem com finalidade principal, fiscalizar a Companhia Aberta.
	
	
	Entidade autárquica, vinculada ao Ministério da Fazenda que tem com finalidade principal, fiscalizar a Companhia Aberta e a Companhia Fechada.
	
	
	Entidade autárquica, vinculada ao Ministério da Indústria e Comércio que tem com finalidade principal, fiscalizar a Companhia Aberta.
	
	
	Associação sem fins lucrativos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Assinale a alternativa correta: No estudo da Comissão de Valores Mobiliários, podemos afirmar que a sua natureza jurídica é de:
	
	
	
	Autarquia.
	
	
	Sociedade Limitada de natureza privada.
	
	
	Sociedade Anônima Distribuidora de valores mobiliários.
	
	
	Empresa Pública
	
	
	Sociedade Simples sem fins lucrativos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Embora tenha se cogitado a transformação da natureza jurídica da CVM em Agência Reguladora, por iniciativa do Congresso Nacional sem subordinação hierárquica ao Executivo, até os dias de hoje observamos que:
	
	
	
	Não goza nem de autonomia financeira e nem administrativa.
	
	
	Goza de autonomia financeira, mas não de autonomia administrativa.
	
	
	Goza tanto de autonomia administrativa e financeira.
	
	
	Não goza de autonomia financeira e sim administrativa.
	
	
	Não goza de autonomia financeira e sim creditícia
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Qual a natureza Jurídica da Comissão de Valores Mobiliários?
	
	
	
	Sociedade Empresária.
	
	
	Fundação.
	
	
	Autarquia.
	
	
	Associação.
	
	
	Sociedade Simples.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Qual a principal finalidade da Comissão de Valores Mobiliários?
	
	
	
	Proteger as Companhias, Sociedades Anônimas Abertas e Fechadas das manobras financeiras por parte dos agentes que atuam no Mercado de Capitais.
	
	
	Fiscalizar, Julgar e Punir as Instituições Financeiras que cometem ilícitos penais contra a política econômica.
	
	
	Fiscalizar a Companhia Aberta e a Companhia Fechada quando da emissão de valores mobiliários e Constituição das Companhias.
	
	
	Proteger o Mercado de Valores Mobiliários, dando segurança e confiança aos investidores e incentivando a política econômica na capitalização de empresas, por meio de lançamento de ações, com uma grande participação do público.
	
	
	Fiscalizar a Companhia Fechada.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Analise a seguinte proposição e responda:
A CVM tem competência para atuar quando for solicitada em todo e qualquer processo judicial que tenha como objeto o Mercado de Capitais, de títulos e valores mobiliários, podendo oferecer pareceres e provas no sentido de prestar assessoria tanto à Justiça Federal, como a Justiça Estadual, de acordo com o artigo 31 da Lei 6385/76. No caso, A CVM poderá ser intimada a prestar esclarecimentos nos processos judiciais envolvendo questões de direito societário e de mercado de capitais, de acordo com as questões administrativas de sua competência, seja na fase de contestação, como em todos os atos judiciais subseqüentes, como de instrução e julgamento.
	
	
	
	A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas assertivas são falsas.
	
	
	As duas assertivas são corretas, mas incompatíveis com o estudo de Mercado de Capitais.
	
	
	A primeira assertiva é correta e a segunda é falsa.
	
	
	As duas assertivas são corretas e a segunda complementa a primeira.