Buscar

Av2 Patologia Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201922029)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A Hipersensibilidade tipo IV é também conhecida como mediada por células ou hipersensibilidade tardia. O exemplo clássico dessa hipersensibilidade é a reação (Mantoux) tuberculínica que atinge um pico em 48 horas após a injeção do antígeno (PPD ou antiga tuberculina). A lesão é caracterizada por calosidade e eritema. A hipersensibilidade tipo IV está envolvida na patogênese de muitas doenças autoimunes e infecciosas (tuberculose, lepra, blastomicose, histoplasmose, toxoplasmose, leishmaniose, etc.) e granulomas devido a infecções e antígenos estranhos. Uma outra forma de hipersensibilidade tardia é a dermatite de contato (hera venenosa), agentes químicos, metais pesados, etc., nos quais as lesões são mais papulares. Hipersensibilidade tipo IV pode ser classificada em três categorias dependendo do tempo de início e apresentação clínica e histológica. Os mecanismos de dano na hipersensibilidade tardia incluem células específicas. Tais células podem causar danos diretos enquanto que outras secretam citocinas que ativam e recrutam mais células, que causam a maioria das lesões. As lesões da hipersensibilidade tardia contém principalmente tais tipos celulares. As linfocinas importantes envolvidas na reação da hipersensitividade tardia incluem fator quimiotáctico dos monócitos, interleucina-2, interferon-gama, TNF alpha/beta, etc. Testes diagnósticos in vivo incluem reação cutânea tardia (ex. teste Mantoux) e teste local (para dermatite de contato). Testes in vitro para hipersensibilidade tardia incluem resposta mitogênica, linfo-citotoxicidade e produção de IL-2. Corticosteróides e outros agentes imunossupressores são usados no tratamento. Com base no texto destaque os principais tipos celulares envolvidos nas lesões da hipersensibilidade tardia.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Linfócitos T e monócitos e/ou macrófagos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202350896)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Saúde e normalidade  não apresentam  o mesmo significado. A palavra saúde é empregada relacionada ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é aplicado à:
		
	
	parâmetros de parte apenas morfológica, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	parâmetros de parte apenas funcional, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	 
	parâmetros de parte estrutural ou funcional, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	parâmetros de parte apenas fisiológica, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	parâmetros de parte apenas estrutural, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202254026)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A. C. S, 42 anos, pedreiro, previamente hígido, sofreu um corte no pé por pisar em uma pá enferrujada. após 24 horas a lesão apresentou-se aumentada, hiperemiada de com exsudato purulento. Quais dos aspectos morfológicos da necrose encontramos nesta ferida?
		
	
	Necrose hemorrágica.
	
	Necrose caseosa.
	
	Necrose coagulativa.
	 
	Necrose liquefativa.
	 
	Gangrena.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201918062)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O MESOTELIOMA ESTÁ RELACIONADO À EXPOSIÇÃO CRÔNICA A:
		
	
	SILICA
	 
	ASBESTO
	
	CARBONO
	
	CALCIO
	
	BERÍLIO
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201726049)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral são causados por redução extrema ou ausência de fluxo sanguíneo, que ocorre devido à obstrução de uma artéria. Essa obstrução pode ser decorrente da formação de um coágulo sobre uma área vascular previamente comprometida por aterosclerose. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Uma vez que se estabeleça redução ou ausência de fluxo sanguíneo, dependendo da magnitude e do tempo de duração do processo isquêmico, se o tecido acometido for reperfundido, algumas células podem voltar à sua condição inicial.
	
	O tecido cicatricial derivado de uma necrose isquêmica irreversível no músculo cardíaco não apresenta capacidade contrátil.
	
	O infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral são processos patológicos que levam à necrose das células, uma vez que há falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênio.
	 
	A redução na oferta de oxigênio e nutrientes acarretará aumento diretamente proporcional da fosforilação oxidativa pelas mitocôndrias, uma boa tentativa de produzir maior quantidade de ATP utilizado para manutenção da vida celular até que o vaso sanguíneo seja desobstruído.
	
	A ruptura da placa aterosclerótica ocorre devido à atividade de citocinas inflamatórias e metaloproteases liberadas pelo tecido necrótico acumulado na camada íntima do vaso arterial.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202311252)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual é a pneumoconiose mais frequente em indivíduos tabagistas?
		
	 
	hemossiderose
	
	mesotelioma
	
	asbestose
	 
	antracose
	
	silicose
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201727322)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Trombose está associada a:
		
	 
	Massa sólida constituída por componentes sanguíneos no espaço intavascular.
	
	Massa sólida constituída apenas por hemácias no espaço vascular circulante.
	
	Massa sólida constituída apenas por hemácias no espaço extravascular.
	
	Massa sólida constituída por componentes sanguíneos no espaço extravascular.
	
	Massa sólida constituída apenas por plaquetas no espaço vascular.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201922026)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A calculose ou litíase não difere muito dos padrões de formação da calcificação distrófica. Sua particularidade reside no fato de se localizar em estruturas tubulares diferentes dos vasos sanguíneos, mantendo, ainda, a característica de heterotopia inerente às calcificações patológicas. A patogenia de formação dos cálculos se resume, iniciamente, na formação de um núcleo calcificado de forma distrófica; esse núcleo se desloca para a luz do ducto, onde cresce devido a sucessivas incrustrações ao redor de sua estrutura. Todo o mecanismo é facilitado pelos fatores já citados anteriormente, isto é, principalmente pela presença de pH alcalino e pela concentração de carbonato de cálcio e de fosfato de cálcio no local. Com base na discussão, apresente as consequências deste processo de calcificação em nível de pâncreas, glândula salivar, próstata e dos tratos urinário e biliar.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: A calculose pode levar à obstrução, à lesão ou à infecção de ductos, principalmente do pâncreas, da glândula salivar, da próstata e dos tratos urinário e biliar.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201729240)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quanto às respostas fisiológicas dos tecidos após uma lesão musculoesquelética, analise as afirmativas a seguir: I - Como resposta a um trauma, o dano imediato do tecido é chamado de lesão primária, a qual ocorre ao mesmo tempo do trauma, e é irreversível; II - A resposta secundária à lesão ocorre em tecidos que não foram diretamente atingidos pelo trauma e pode ser reduzida pela ação do tratamento; III - A resposta inflamatória segue-se às lesões primária e secundária nas quais se pode observar, em graus diferentes, os sinais inflamatórios de calor, vermelhidão, edema, dor e impotência funcional; IV - As diversas fases do processo de reparo não interferem na redução do risco de recidiva das lesões musculoesqueléticas. Agora, responda:Quais das afirmativas supracitadas estão corretas?
		
	 
	I, II e III
	 
	II, III e IV
	
	I e IV
	
	I, II, III e IV
	
	I, II e IV
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201727319)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale o item que representa uma neoplasia benigna de origem no tecido glandular:
		
	
	Adenocarcinoma
	
	Carcinoma escamoso
	 
	Adenoma
	
	Neuroblastoma
	
	Osteoma

Continue navegando