Buscar

AV2.direito ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

aliação: CCJ0012_AV2_201102052019 (AG) » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201102052019 - STEPHANE PEREIRA DA SILVA
	Professor:
	ANDRE LUIS DA SILVA NASCIMENTO
	Turma: 9052/BA
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 16/06/2015 20:08:23
	
	 1a Questão (Ref.: 201102209278)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O princípio do poluidor-pagador está previsto na Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, assim como o do usuário-pagador. De acordo com os conhecimentos apreendidos em nossas aulas apresente seu entendimento sobre ambos justificando sua aplicação.
		
	
Resposta: O principio do poluidor pagador é toda pessoa fisica ou juridica que ao cometer algum dano ao meio ambiente será responsabilizado pelo seu ato, é condenado a pagar multa ou sofrer sanções, independente de dolo ou culpa se agiu de forma cuidadosa ou cautelosa (responsabilidade civil objetiva) Já o usário pagador é toda pessoa fisica ou juridica que usufrui de recursos ambientes para fins ecocomicos e á ele é cobrado uma contribuição pelo uso desses recursos.
	
Gabarito: O princípio do poluidor pagador impõe ao poluidor o dever de arcar com as despesas de evitar a ocorrência de danos ambientais e, ocorrido o dano, em razão da atividade desenvolvida, ser responsável por sua reparação. O princípio do usuário-pagador visa a imposição, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O princípio do poluidor pagador impõe ao poluidor o dever de arcar com as despesas de evitar a ocorrência de danos ambientais e, ocorrido o dano, em razão da atividade desenvolvida, ser responsável por sua reparação. O princípio do usuário-pagador visa a imposição, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102122176)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Em nossa atual Constituição Federal há vários instrumentos relacionados à defesa do meio ambiente, para que o agente causador de dano ambiental não fique sem punição. Dentre tais instrumentos destacamos a ação popular, o mandado de segurança coletivo e a ação civil pública. Pergunta-se: O que vem a ser uma ação popular? Para que serve a ação popular?
		
	
Resposta: A ação popular é uma ação que objetiva os defender interresses coletivos, a proteção do meio ambiente sadio, uso comum do povo. Qualquer dado sofrido ao meio ambiente, é possivel impetrar com ação popular contra aquele que cometeu tal ato. Qualquer cidãdão é ligitimado a impetrar este tipo de ação.
	
Gabarito: É um instrumento constitucional à disposição de qualquer cidadão, que visa invalidar atos, contrato, ou condições administrativas ilegais que possam causar prejuízo ao patrimônio federal, estadual ou municipal ou às suas autarquias, entidades paraestatais e pessoas jurídicas que recebem dinheiro público. Ela vem do fato de que o povo, ou parte dele, tem legitimidade para requerer em juízo, através de qualquer um de seus membros, a tutela judicial de interesses que não lhe pertencem individualmente, pois são da coletividade.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): É um instrumento constitucional à disposição de qualquer cidadão, que visa invalidar atos, contrato, ou condições administrativas ilegais que possam causar prejuízo ao patrimônio federal, estadual ou municipal ou às suas autarquias, entidades paraestatais e pessoas jurídicas que recebem dinheiro público. Ela vem do fato de que o povo, ou parte dele, tem legitimidade para requerer em juízo, através de qualquer um de seus membros, a tutela judicial de interesses que não lhe pertencem individualmente, pois são da coletividade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102296368)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	QUAL FOI A PRIMEIRA CONFERÊNCIA SOBRE O MEIO AMBIENTE, REALIZADA PELA ONU, E CONSIDERADA COMO MARCO INICIAL DO DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL?
		
	
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A MUDANÇA CLIMÁTICA QUE OCORREU EM BALI, INDONÉSIA.
	 
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE HUMANO, REALIZADA NA CIDADE DE ESTOCOLMO, SUÉCIA.
	
	A CONFERÊNCIA DO CLIMA REALIZADA EM VARSÓVIA, POLÔNIA.
	
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DENOMINADA RIO+20, REALIZADA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
	
	A CONFERÊNCIA DO RIO DE JANEIRO SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, TAMBÉM CONHECIDA COMO RIO-92, ECO-92 OU CÚPULA DA TERRA.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102198515)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A expressão "Poder Público" deve ser identificada, como preleciona JOSÉ AFONSO DA SILVA, "todas as entidades territoriais públicas, pois uma das características do Estado Federal, como o nosso, consiste precisamente em distribuir o Poder Público por todas as entidades autônomas que o compõem, para que cada qual o exerça nos limites das competências que lhes foram outorgadas pela Constituição". Indubitavelmente, possui o Poder Público um papel de destaque na proteção ambiental, tendo em vista que a ele incumbe assegurar a efetividade do direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. MARQUE a alternativa CORRETA em relação à atuação do Poder Público, tendo em vista a principiologia do direito ambiental:
		
	
	O Poder Público, às vezes, pode dispor da prevenção ou da precaução do direito ambiental, deixando de exigir, para a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente e controle da poluição.
	
	O princípio da prevenção ou prudência orienta que as intervenções no meio ambiente devem ser evitadas antes de se ter certeza de que não serão prejudiciais, ao contrário do princípio da precaução, que se aplica a impactos já conhecidos e informa tanto o licenciamento ambiental como os estudos de impacto ambiental.
	
	O princípio do poluidor pagador, previsto na lei 6.938/81, autoriza o ato poluidor mediante pagamento
	 
	O princípio do desenvolvimento sustentável é regra que incumbe ao Poder Público e à coletividade o dever de preservar o meio ambiente para as presentes e gerações futuras
	
	O Direito Ambiental adotou o princípio da responsabilização subjetiva ambiental para a reparação dos danos causados ao meio ambiente
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102123065)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	São condutas que incumbe ao Poder Público para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado conforme previsão do Art. 225 da CF
		
	
	Preservar e restaurar as unidades de conservaçãoe prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.
	
	Controlar apenas a produção e o emprego de técnicas,métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.
	 
	Definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de licenças administrativas, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção.
	
	Exigir, na forma de autoizações administrativas, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.
	 
	Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102670581)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(CESPE - 2010 - MPE-SE - Promotor de Justiça) A PNMA foi estabelecida em 1981 mediante a edição da Lei nº 6.938/81, que criou o Sisnama. O objetivo dessa lei é o estabelecimento de padrões que tornem possível o desenvolvimento sustentável, por meio de mecanismos e instrumentos para maior proteção do ambiente. A respeito desse assunto e considerando o disposto na lei,assinale a opção correta.
		
	
	Órgãos municipais estão impedidos de elaborar normas ambientais.
	
	O Sisnama possui dois órgãos superiores e cinco órgãos locais.
	
	O Sisnama congrega os órgãos e as instituições ambientais da União, dos Estados e dos Municípios; o DF não compõe esse sistema.
	 
	É objetivo da PNMA a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
	
	Poluição e poluidor são conceitos doutrinários não definidos na lei da PNMA.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102198425)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Prevê a Resolução do CONAMA 01/86, que dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente. Partindo desta idéia, informe, quanto ao diagnóstico ambiental da área do projeto a ser licenciado constante do EIA/RIMA, o que ele DEVERÁ CONSIDERAR:
		
	
	os meios biológico e social
	
	os meios físico e econômico
	
	os meios físico e biológico
	
	os meios socioeconômico e biológico
	 
	Os meios físico, biológico e socioeconômico
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102629292)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre Proteção Legal da Flora nacional, é correto afirmar:
		
	
	A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira não estão protegidos pela nossa Constituição Federal de 1988.
	
	A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense, a Zona Costeira, Caatinga, o Cerrado e os Pampas (Campos Sulinos), estão todos previstos na pátria Constituição Federal de 1988 como biomas nacionais a serem protegidos e preservados.
	 
	A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira estão especificamente protegidos pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, § 4º.
	
	Não são considerados biomas brasileiros a Caatinga, o Cerrado, os Pampas (Campos Sulinos).
	 
	São considerados biomas brasileiros apenas o Cerrado, a Caatinga e a Mata Atlântica, bens de uso comum do povo, a serem defendidos e preservados, como todos os recursos naturais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102675529)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O dano é um pressuposto da obrigação de reparar e, consequentemente, um elemento necessário para a configuração do sistema de responsabilidade civil. Existindo, portanto, um dano ambiental, há o dever de repará-lo. Marque a alternativa correta em relação à reparação do dano ambiental, que pode ser: I- A recuperação in natura (ou restauração natural) do estado anterior (status quo) do bem ambiental afetado II- A condenação de um quantum pecuniário (indenização) III- A compensação da degradação ambiental, que proporciona a incorporação dos custos sociais e econômicos da degradação gerada por determinados empreendimentos, em seus custos globais, aos seus responsáveis. Marque a alternativa CORRETA
		
	 
	I e II estão corretas
	
	I e III estão corretas
	
	Somente II está correta
	
	I,II e III estão corretas
	
	Somente III está correta
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102685310)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Foi proposta Ação Civil Pública em face de uma empresa indicada como poluidora, concluída a instrução o juiz proferiu sentença, julgando procedente o pedido condenado a empresa a reparar o dano causado. Diante da hipótese, quem poderá ser o legitimado ativo desta demanda?
		
	 
	Associação que esteja constituída há pelo menos um ano e inclua na sua atividade institucional a proteção ao meio ambiente.
	
	Organização sindical.
	
	Entidade de Classe devidamente constituída.
	
	Qualquer cidadão.
	
	Partido Político com representação no Congresso Nacional.

Outros materiais