Buscar

Processo de Divisão Celular e Mecanismo de Contração Muscular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia o fragmento de texto: 
“Já a mitose é a divisão celular que ocorre para a formação das células somáticas, em que uma se divide e produz duas outras células, com o mesmo número de cromossomos [...]. Em pluricelulares (mais de uma célula), a mitose é responsável pela formação, pelo crescimento e pela manutenção do organismo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWAMBACH,C; CARDOSO, G. Biologia celular. Curitiba: Intersaberes, 2017. Pág 50. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Texto 2: Histologia – cap. 1: Célula, relacione as fases da mitose, processo de divisão celular, a suas respectivas descrições: 
Prófase
Metáfase
Anáfase
Telófase 
( ) Os cromossomos, ligados aos microtúbulos do fuso, migram para o equador da célula.
( ) Há a descondensação dos cromossomos em cromatina, com reaparecimento do nucléolo. Com a desfosforilação das laminas, a carioteca é refeita.
( ) Há a condensação da cromatina em cromossomos. Como ocorreu a duplicação do DNA na intérfase, cada cromossomo possui duas cromátides.
( ) Há a separação das cromátides-irmãs e a sua migração para os polos da célula por meio o deslizamento ao longo dos microtúbulos. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 3 – 1 – 4
	
	B
	1 – 4 – 2 – 3
	
	C
	3 – 4 – 1 – 2
	
	D
	2 – 4 – 1 – 3
Você acertou!
Comentário: Alternativa correta: letra D. 2. “Na metáfase, os cromossomos, ligados aos microtúbulos do fuso, migram para o equador da célula [...]” (texto-base Texto 2: Histologia – cap. 1: Célula, p. 20). 4. “Na telófase, há a descondensação dos cromossomos em cromatina, com reaparecimento do nucléolo. Com a desfosforilação das laminas, a carioteca é refeita” (p. 20). 1. “Na prófase, há a condensação da cromatina em cromossomos. Como ocorreu a duplicação do DNA na interfase, cada cromossomo possui duas cromátides [...]” (p. 20). 3. “Na anáfase, há a separação das cromátides-irmãs pela degradação das coesinas e a sua migração para os polos da célula por meio do deslizamento ao longo dos microtúbulos” (p. 20).
	
	E
	1 – 3 – 2 – 4
Questão 2/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Considere o extrato de texto: 
“Os diversos movimentos articulares são classificados em três planos específicos, ou cardinais, de movimento. Os planos específicos que dividem o corpo exatamente em duas metades geralmente são chamados de planos cardinais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLOYD, R.T. Manual de cinesiologia estrutural. Barueri, SP: Manole, 2016. p. 2. 
Levando em consideração o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Texto 6: Cinesiologia clínica de Brunnstrom – cap. 1 sobre o plano frontal, analise as afirmativas, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
 I. ( ) Divide o corpo nos lados direito e esquerdo.
II. ( ) Também é chamado de plano coronal.
III. ( ) É paralelo ao osso frontal ao longo da sutura coronal do crânio. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V
	
	B
	F – V – V
Você acertou!
Comentário: Alternativa correta: letra B. “O plano frontal também é conhecido como plano coronal (plano XY) [II, verdadeira], assim denominado por ser paralelo ao osso frontal da sutura coronal do crânio [III, verdadeira]. Esse plano divide o corpo nas partes anterior e posterior [I, falsa]” (texto-base Texto 6: Cinesiologia clínica... – cap. 1, p. 6).
	
	C
	F – F – V
	
	D
	V – F – F
	
	E
	V – V – F
Questão 3/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Atente para a citação: 
“Estruturalmente, as fibras musculares esqueléticas são constituídas pelos sarcômeros, unidades iguais e repetidas delimitadas pelas linhas Z, dentro dos quais se localizam os filamentos proteicos finos e grossos, denominado complexo proteico do sarcômero, que além de permitir a contração, está relacionado à organização e coesão da fibra”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOFF, S.R. A fibra muscular e fatores que interferem no seu fenótipo. <http://www.actafisiatrica.org.br/detalhe_artigo.asp?id=151>. Acesso em 12 jan. 2019. 
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Texto 5: Histologia – unidade 2 sobre o mecanismo de contração que ocorre no interior do sarcômero do músculo esquelético, enumere, na ordem sequencial, as etapas desse mecanismo: 
( ) A cabeça da miosina se conecta ao sítio ativo da actina.
( ) Na faixa A, os filamentos finos (actina) e os filamentos grossos (miosina) se encontram parcialmente sobrepostos com o complexo troponina-tropomiosina, cobrindo o sítio ativo da actina.
( ) Uma nova molécula de ATP se conecta a cabeça da miosina.
( ) A cabeça da miosina traciona a actina, provocando o deslizamento de um filamento sobre o outro e o encurtamento do sarcômero.
( ) Íons de cálcio se ligam à troponina, deslocando a tropomiosina.
( ) Uma molécula de ATP é quebrada e há liberação de energia.
 Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 1 – 5 – 2 – 4 – 6
	
	B
	3 – 1 – 6 – 5 – 2 – 4
Você acertou!
Comentário: Alternativa correta: letra B. “O processo começa na faixa A. Nela, como já vimos, os filamentos finos e os grossos estão parcialmente sobrepostos. [...] Para quebrar o ATP, a actina precisa se associar com a miosina, mas, com o músculo em repouso, o local onde essa associação ocorre fica indisponível, reprimido pelo complexo troponina-tropomiosina. A situação muda quando há íons de cálcio disponíveis e eles se ligam com a unidade TnC da molécula de troponina. [...] a configuração espacial da troponina é alterada, empurrando a tropomiosina para dentro do sulco e, assim, expondo os sítios de ligação da actina com as cabeças da miosina. A ponte que se forma entre essas moléculas resulta na quebra do ATP, que libera energia [...] A cabeça se curva mais, empurrando o filamento de actina que está combinado com a miosina, deslizando sobre ela. [...] As pontes formadas entre essas duas proteínas não se desfazem até que uma nova molécula de ATP se ligue com a cabeça da miosina, a qual, por sua vez, volta à configuração inicial” (texto-base Texto 5: Histologia – unidade 2, p. 77,78).
	
	C
	2 – 1 – 4 – 5 – 3 – 6
	
	D
	1 – 3 – 4 – 5 – 2 – 6
	
	E
	5 – 1 – 6 – 3 – 2 – 4
Questão 4/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia a citação: 
“A disposição dos feixes de filamentos contráteis em diferentes planos faz com que as células não apresentem estriações, por isso a denominação de músculo liso. A contração desse músculo é involuntária e lenta, controlada pelo sistema nervoso autônomo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTANARI, T. Histologia: texto, atlas e roteiro de aulas práticas. <http://www.ufrgs.br/livrodehisto/pdfs/5Muscular.pdf>. Acesso em 11 jan. 2019. 
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Texto 5: Histologia – unidade 2 sobre o mecanismo de contração do músculo liso, leia as afirmações, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
I. ( ) Nesse tipo de músculo, a actina e a miosina não estão dispostas em sarcômeros, mas fixadas nos corpos densos do citoplasma e da membrana plasmática enquanto a tropomiosina é responsável por estabilizar a actina.
II. ( ) Para que a contração seja deflagrada nesse tipo de músculo, íons de cálcio, armazenados no retículo sarcoplasmático, devem ser liberados no citoplasma para que a miosina seja fosforilada.
III. ( ) A chegada de um estímulo aumenta os níveis de íons de cálcio no citoplasma, os quais se ligam à miosina para dar início à contração.
IV. ( ) A miosina desse tipo de músculo é do tipo I – uma cadeia pesada e dois pares de cadeias leves – e, quando fosforilada, se desdobra, ligando-se a outras moléculas de miosina, expõe o sítio ativo da actina e dispara a contração.  
Agora, assinale a alternativa
que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	V – F – V – F
Você acertou!
Comentário: Alternativa correta: letra C. De acordo com o texto-base, I, verdadeira: “Nesse tecido não há filamentos de actina e miosina formando sarcômeros. A troponina está ausente e é a tropomiosina que se liga com os filamentos de actina, estabilizando-os. [...] No tecido muscular liso, esses filamentos se fixam os corpos densos do citoplasma e da membrana plasmática [...]” (texto-base Texto 5: Histologia – unidade 2, p. 80,81) II, falsa: “Para que a contração seja deflagrada nas células musculares lisas, é necessário que íons cálcio entrem do meio externo; não existe nesse tipo celular o retículo sarcoplasmático, que armazena cálcio nas células musculares estriadas” (p. 80,81). III, verdadeira: “A chegada de um estímulo faz os níveis de íon cálcio subirem no citoplasma e este se ligar com a calmodulina, processo que ativa a quinase [...], responsável pela fosforilação da miosina” (p. 81). IV, falsa: “A miosina que encontramos no músculo liso é do tipo II, composta por duas cadeias pesadas e dois pares de cadeias leves. [...] Quando fosforilada, desdobra-se e forma filamentos, combinando-se com outras moléculas de miosina. Outra consequência importante da mudança de configuração da miosina é a exposição do sítio de ligação da actina, etapa necessária para que a contração aconteça” (p. 81).
	
	D
	F – V – F – F
	
	E
	F – V – F – V
Questão 5/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia o fragmento de texto: 
“As células sanguíneas surgem de um antecessor comum, a célula-tronco hematopoiética pluripotente. A célula-tronco hematopoiética, sob a influência de fatores do meio, sofre mitoses sucessivas, e as células-filhas seguem um caminho de diferenciação em uma determinada célula sanguínea ou até mesmo em outros tipos celulares [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTANARI, T. Histologia: texto, atlas e roteiro de aulas práticas. <http://www.ufrgs.br/livrodehisto/pdfs/3Conjunt.pdf>. Acesso em 11 jan. 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Texto 4: Histologia – unidade 1 sobre a hematopoese, analise as afirmativas: 
I. No adulto, a maioria das células-tronco hematopoiéticas se localiza na medula óssea vermelha que se encontra no interior dos ossos curtos e achatados.
II. Na série granulocítica da hematopoese, a primeira célula formada é o mieloblasto, que se divide sucessivamente por mitose e, mais tarde, se diferencia em neutrófilos, basófilos e eosinófilos.
III. A série eritrocítica da hematopoese dá origem a novos leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos.
IV. A hematopoese das hemácias ou eritrócitos é desencadeada pela elevação dos níveis do hormônio eritropoietina na corrente sanguínea.
 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I e IV
	
	C
	II e IV
	
	D
	I, III e IV
	
	E
	I, II e IV
Comentário: Alternativa correta: letra E. I, correta: “Nos adultos, a maioria das células-tronco pluripotentes e também a maior parte das outras células hematopoiéticas estão na medula vermelha que existe nos ossos curtos e achatados” (texto-base Texto 4: Histologia – unidade 1, p. 51). II, correta: “A partir delas [das hemácias], na série granulocítica, a primeira célula que se forma é chamada mieloblasto, que por divisão mitótica dá origem a promielócitos; estes se dividem e dão origem aos mielócitos [...]. Esses mielócitos dão origem a metamielócitos. [...] os metamielócitos não se dividem mais. Eles se diferenciam, transformando-se nas células que amadurecem para formar os granulócitos que vão cair na corrente sanguínea [...]” (p. 51,52). III, incorreta: “Série eritrocítica: Eritrócitos se desenvolvem a partir das unidades formadoras de colônia, quando os níveis do hormônio conhecido como eritropoietina se elevam. Primeiro, essas células-tronco dão origem a unidades de explosão formadoras de eritrócitos. Quando caem os níveis de eritropoietina, as unidades de explosão dão origem a unidades formadoras de colônias de células eritroides. Essas células se modificam, dando origem a proeritroblastos, que por sua vez geram os eritroblastos basófilos, que se dividem formando eritroblastos policromatofílicos [...]. Finalizando a série de divisões e transformações, os policromatofílicos se dividem dando origem aos eritroblastos ortocromatofilicos ou normoblastos. A partir desse estágio, não observaremos mais células em divisão, mas, sim, em transformação — elas vão perder seus núcleos e virar reticulócitos, que amadurecem e se tornam hemácias” (p. 51). IV, correta. “Eritrócitos se desenvolvem a partir das unidades formadoras de colônia, quando os níveis do hormônio conhecido como eritropoietina se elevam” (p. 51).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais