Buscar

Virologia Simulado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201101306754)	
A reprodução ou replicação dos bacteriófagos, assim como os demais vírus, ocorre somente no interior de uma célula hospedeira. Existem basicamente dois tipos de ciclos reprodutivos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. Esses dois ciclos se iniciam quando o vírus adere-se à superfície da célula hospedeira e introduz na célula o material genético viral. Diferencie o ciclo lítico do ciclo lisogênico dos bacteriófagos.
resposta: O ciclo lítico é quando a replicação completa do fago resulta na morte da célula hospedeira. E, os fagos matam a célula bacteriana hospedeira quando eles são liberados e são chamados de fagos líticos. Enquanto que o ciclo lisogênico é uma estratégia de replicação alternativa na qual o genoma do fago é incorporado no cromossomo de algumas bactérias. E, os fagos são chamados bacteriófagos temperados.
2a Questão (Ref.: 201101306745)	
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, dependem de uma célula viva para se replicarem. E, são capazes de infectar basicamente qualquer organismo vivo. No entanto, existem algumas especificidades para que eles consigam infectar um determinado organismo, entre eles existem os vírus de plantas. Explique, com riqueza de detalhes, as características dos vírus das plantas.
resposta: A imensa maioria dos vírus de plantas tem como material genético o RNA e não possui envelope, mas existem vírus não envelopados de DNA e vírus envelopados de RNA. O primeiro vírus que foi descoberto foi o vírus do mosaico do tabaco (também o primeiro vírus de planta). Geralmente, o contágio se dá de uma planta para outra, por enxertos, disseminação de pólen e sementes, ou mesmo por meio de vetores. Há, ainda, a possibilidade de um vegetal ser contaminado pelo simples contato mecânico.
3a Questão (Ref.: 201101375782)	Pontos: 0,0 / 1,0
Os vírus da influenza, conhecidos como vírus da gripe, são responsáveis por infecções respiratórias agudas. Os vírus da influenza dos tipos A, B e C acometem homens ou animais, e somente os influenza dos tipos A e B causam doença significativa ao ser humano. Este vírus é estão classificados na família:
	Adenoviridae.
	Orthomyxoviridae.
	Orthohepadnavirus
	Picornaviridae.
	Paramyxoviridae.
Gabarito Comentado.
4a Questão (Ref.: 201101375769)	Pontos: 0,0 / 1,0
Os oncogenes celulares representam genes ativados envolvidos no câncer. Uma segunda classe de genes de câncer está envolvida no desenvolvimento de câncer somente quando ambos os alelos de tal gene se encontram inativados. Esta segunda classe de genes é chamada:
	Genes transduzidos
	Genes do antígeno T
	Genes supressores de tumores
	Proto-oncogenes
	Genes silenciosos
5a Questão (Ref.: 201101305223)	Pontos: 0,0 / 1,0
Dentre as alternativas a seguir, assinale a que representa um mecanismo específico de defesa do hospedeiro:
	Células "Natural Killer" (NK).
	 Linfócitos T.
	 Pele.
	 Neutrófilos.
	 Macrófagos.
6a Questão (Ref.: 201101375793)	Pontos: 1,0 / 1,0
1-	O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes, realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. Esses testes podem ser realizados nos laboratórios de saúde pública, por meio do atendimento do usuário nas unidades básicas de saúde, em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em laboratórios particulares. Nos CTA, o teste anti-HIV pode ser feito de forma anônima e gratuita. Todos os testes devem ser realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS) e por ela controlados. Das opções abaixo, marque a única que o teste é utilizado apenas para TRIAGEM INICIAL da infecção por vírus da imunodeficiência humana:
	Relação de células T CD4:CD8
	RT-PCR em tempo real
	Análise por western blot
	Imunofluorecência
	ELISA
7a Questão (Ref.: 201101375789)	Pontos: 0,0 / 1,0
A superfície interna do envelope é revestida por uma proteína de matriz, p17, um produto da clivagem de 55 kDa produto do gene gag. A mais abundante proteína viral é outro produto do gene gag, a fosfoproteína p24, da qual o nucleocapsídio icosaédrico é construído; as outras duas são p9 e p7, que estão estreitamente associadas com o genoma no core do vírion. Também associada com o genoma no core são três enzimas virais:
	transcriptase reversa, DNA polimerase e RNA polimerase.
	transcriptase reversa, integrase e protease.
	transcriptase reversa, integrase e RNA polimerase.
	transcriptase reversa, DNA polimerase e RNaseH.
	transcriptase reversa, RNA polimerase e protease.
Gabarito Comentado.
8a Questão (Ref.: 201101841302)	Pontos: 1,0 / 1,0
(UTFPR/2008) Em 25 anos o HIV matou 25 milhões de pessoas e está presente em outros 40 milhões. É a segunda doença infecciosa que mais faz vítimas no mundo, logo atrás da tuberculose. Em 2005, 3 milhões de pessoas morreram devido a AIDS; dessas vítimas, 570 mil eram crianças. Dentre as características biológicas citadas a seguir a única que pode ser encontrada no vírus da AIDS é:
	DNA de fita simples.
	parede celular formada por substâncias mucocomplexas.
	membrana externa lipoprotéica.
	pequenos anéis de DNA, os plasmídeos, dispersos no capsídeo.
	enzima especial, a transcriptase reversa, para produzir DNA.
9a Questão (Ref.: 201101375788)	Pontos: 0,0 / 1,0
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) está classificado na família Retroviridae. O estudo desses vírus levou à descoberta de oncogenes celulares, de transcriptase reversa (RT), e os mecanismos que regulam o ciclo celular de células animal, e vários prêmios Nobel têm sido concedidos para trabalhos com retrovírus de aves. Os retrovírus têm sido estudados há anos porque pesquisadores descobriram inicialmente que (marque a opção correta):
	os retrovírus de primatas têm a capacidade de induzir leucemia e sarcoma em macacos.
	os retrovírus de primatas têm a capacidade de induzir anemia e tumores em humanos.
	os retrovírus de aves têm a capacidade de induzir leucemia e sarcoma em galinhas.
	os retrovírus de aves têm a capacidade de induzir leucemia e sarcoma em patos.
	os retrovírus de felinos têm a capacidade de induzir leucemia e sarcoma em gatos.
10a Questão (Ref.: 201101305177)	Pontos: 1,0 / 1,0
A Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE), popularmente conhecida como a Doença da Vaca Louca é uma doença neurológica que acomete os bovinos. Os primeiros casos da BSE foram diagnosticados em 1986, na Inglaterra, quando vários bovinos morreram em função de uma misteriosa doença neurológica. A partir de então, foram descritos, em dez anos, 160.000 casos de BSE. Além dos prejuízos econômicos em função da perda dos rebanhos, surgiram evidências de que pessoas pudessem ter adquirido a doença comendo carne contaminada com o agente infeccioso. Esse agente, chamado prion, apresenta algumas semelhanças com os vírus; no entanto, não pode ser considerado vírus porque:
	 é constituído apenas de uma forma alterada de proteína.
	possui envelope
	 possui DNA e RNA.
	 possui apenas RNA.
	possui apenas DNA.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais