Buscar

A Arte da Caricatura na História

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá 
 Caricatura 
A palavra Caricatura, do italiano caricare, que significa “carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção”, surgiu no século XVII com o pintor Agostino Carracci da Bolonha, o qual criou uma galeria com caricaturas dos tipos populares da sua cidade. Outros artistas da Escola de Bologna também se destacaram nessa forma de arte, como Domenichino e Guercino. Pier Leone Ghezzi (1674-1755) foi um dos primeiros a dedicar-se quase que integralmente à realização de caricaturas.
De maneira geral, a caricatura é um desenho cujo objetivo principal é enfatizar e exagerar as características de uma pessoa, animal ou objeto. A caricatura revela um retrato bem-humorado, cômico e/ou irônico no que se refere aos aspectos físicos do objeto caricaturado e aos aspectos psicológicos e/ou comportamentais, como gestos, vícios e hábitos particulares.
Por meio desse humorvisual temos muitas vezes uma complexa análise de nossa realidade. Na verdade, da invenção da imprensa para cá, os principais políticos, acontecimentos e práticas sociais – em quase todos os lugares do mundo, e com muita intensidade no Brasil – já foram alvo de crítica por meio de caricaturas ou charges. Mas como podemos, então, usar esse material maravilhoso em sala de aula?
Cabe ao professor selecionar as imagens que considerar pertinentes ao tema que quer tratar. Levadas à sala por meio de multimídias, retroprojetores ou cartões com xerox, você deve deixar que os alunos as interpretem.
Qual o objetivo de trabalhar a Caricatura ? 
Por: Fabiene Barcellos
Jordanna Monteiro 
Professora: Arlene Vital

Continue navegando