Buscar

CMO - Exercícios Alunos (1)

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD
Coordenação do Curso de Especialização em Gestão Pública / PNAP
Rua Olavo Bilac, 1148 – Centro/Sul CEP 64001-280 – Teresina PI
Site: www.cead.ufpi.br
Referência:
Exercícios da disciplina CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL - Versão Alunos.
05/05 a 15/06/18, até as 23h59 para os discentes dos polos BJ e FL.
Composição da avaliação:
10% = 1,0 ponto.
Ministrante:
Prof. Dr. Kelsen Arcângelo Ferreira e Silva - UFPI - Campus Ministro Reis Veloso - Parnaíba, PI
=======================================================================
Questões:
A organização pode ser definida segundo diferentes pontos de vista, como por exemplo:
“[...] uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo” (HAMPTON, 1983, p. 7)
ou
“[...] unidades sociais que procuram atingir objetivos específicos; sua razão de ser é atingir esses objetivos” (ETZIONI, 1976, p. 13).
Nesse contexto administrativo, comente sobre a implantação de tecnologia exógena frente à cultura organizacional existente.
    As forças exógenas provêm do ambiente, como as novas tecnologias, mudança em valores da sociedade e novas oportunidades ou limitações do ambiente (econômico, político, legal e social). Essas forças externas criam a necessidade de mudança organizacional interna. As tentativas de mudança interna podem ser conscientemente planejadas para que o ajustamento às novas condições externas se processe com a mínima perturbação do equilíbrio estrutural e de comportamento existente dentro da organização.
Tomando por base a conceituação de Organização proposta por Srour (1994, p. 32), o qual afirma que “[...] as organizações não são meras coleções de indivíduos, mas entidades com vida e dinâmica próprias, que transcendem as consciências e os interesses particulares de seus membros” apresente uma compreensão da cultura organizacional norteada pela dualidade existente entre os objetivos do ente público e os objetivos particulares dos agentes públicos* (*aquele que trabalha numa empresa pública).
A maior parte das pessoas que trabalha numa organização admite, na privacidade, que estão cercadas de formas de “arranjos”, através dos quais diferentes pessoas tentam ir ao encontro de interesses particulares.
A singularidade organizacional não é atingida e percebida por práticas tradicionais de planejamento estratégico, modelagem organizacional, logística, marketing e outras. Rupturas se fazem necessárias nas práticas de gestão, a fim de tornar as organizações mais eficientes, eficazes e efetivas. A partir desse pensamento, torna-se possível afirmar que a organização exige a prévia reunião de condições adequadas para absorção de elementos culturais novos. Nesse contexto, se enfatiza a Permeabilidade das fronteiras organizacionais em relação a fatores externos dos mais diversos. Comente sobre os efeitos dessa “permeabilidade” vista como uma barreira protetiva da cultura organizacional.
	No caso de uma organização pública, o sistema de gestão possui um componente definido por aspectos de natureza histórica, identificados pelos valores da organização, por elementos culturais de forma geral, além de aspectos de fundo normativo (constitucional e legal) e qualquer tipo de mudança nessa estrutura deve estar acompanhado de uma reflexão acerca de sua compatibilidade em relação ao conjunto de valores que formam o sistema.
	 A capacidade de assimilação de novos elementos culturais depende da capacidade inovadora, ou seja, ter as seguintes características: 
Adaptabilidade: capacidade de resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente.
Senso de identidade: o conhecimento e a compreensão do passado e do presente da organização, bem como a compreensão e compartilhamento dos objetivos da organização por todos os seus participantes.
Perspectiva exata do meio ambiente, ou seja, uma percepção realista a uma capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente;
Integração entre os participantes, de tal forma que a organização possa se comportar como um todo orgânico.
Emita uma opinião acerca da seguinte questão: “A Administração Pública vem preservando os elementos fundamentais de sua essência apesar do processo de reforma administrativa em curso, em que os modelos gerenciais exógenos passam pela assunção de traços locais, por vezes submetendo os organismos do Estado a tensões de mercado a pretexto de dotá-lo de maior capacidade gerencial”.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Curso
 
de
 
Especialização
 
em
 
Gestão
 
Pública
 
/PNAP 
Coordenação
 
Acadêmica

Continue navegando