Buscar

Trabalho - Células Sertoli

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: THIAGO PASTOR BUGATTI
Curso: FARMÁCIA Série: 1ª
CÉLULAS DE SARTORI
As células de Sertoli são células de sustentação, delimitação dos túbulos seminíferos. 
Sua morfologia define-se como células grandes, forma colunar, com núcleo proeminente e o citoplasma difuso, apresentam natureza cíclica.
É localizada internamente e na periferia dos túbulos seminíferos, sustentando as células germinativas, durante seu processo de desenvolvimento. E esses túbulos são envolvidos por uma camada de células mióides contrateis. 
Fatores endócrinos são os principais reguladores da divisão e diferenciação destas células, entre eles o hormônio tireoideano inibe a divisão e promove a maturação de células de Sertoli pré-púberes.
São células responsáveis pela secreção Proteínas Fixadoras de Andrógenos na luz dos túbulos seminíferos, ajudando a manter um alto nível de andrógenos produzidos pelas células de Leydig e que estimulam o desenvolvimento das células germinativas. As células de Sertoli exercem papel vital na regulação da espermatogênese, também produzem um fator hormonal chamado Inibina que controla a produção de FSH pela hipófise.
A célula de Sertoli é o primeiro tipo celular somático a se diferenciar na gônada primitiva, nesta fase estas células expressam um gene que é responsável pela determinação do sexo gonádico masculino, tornando-as uma das responsáveis pela diferenciação e organização dos testículos. Durante o desenvolvimento testicular as células de Sertoli apresentam duas fases funcionais distintas, chamadas de fase de proliferação e de maturação. A proliferação é controlada por diversos fatores como os hormônios hipofisários principalmente FSH e fatores intratesticulares. Além disso, a proliferação e função das células de Sertoli podem ser diminuídas pelo estrógeno e ser influenciada por fatores genéticos, nutricionais, e época de nascimento em animais sazonais.
O número de células germinativas está diretamente ligado ao número dessas células funcionais, portanto o tamanho dos testículos e a taxa de produção espermática já é estabelecida durante o período de proliferação das células de Sertoli. Somente a partir da puberdade essas células tornam-se maduras não se dividindo mais. 
Possui uma característica relevante, é a remoção ou fagocitose dos corpos residuais remanescentes do processo espermatogenico ou simplesmente das células germinativas inaptas e em degeneração.
Outra função das células de Sertoli é a de exercer, junto as células mióides contrateis que circundam os túbulos seminíferos, uma verdadeira barreira humato-testicular que, não apenas, bloqueia a entrada da luz do túbulo seminífero de certas substancia e mantem outras em níveis adequados, Inibina e enzimas inibidoras, como também proporciona o isolamento imunológico das espermátides em desenvolvimento, impedindo o reprodutor desenvolva anticorpos contra seus próprios espermatozoides, já que as células haploides são prontamente identificadas como estranhas pelo organismo.

Continue navegando