Buscar

TRABALHO PI -

Prévia do material em texto

Este parecer visa atender os propósitos expressos na Indicação CNE/CP 6/2002, bem como regulamentar a alteração trazida à Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela Lei 10/639/200, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Desta forma, busca cumprir o estabelecido na Constituição Federal nos seus Arts. 5º, I, Art. 210, Art. 206, I §1º do Art. 242, Art. 215 e Art. 216, bem como nos art. 26, 26 e 79 B na Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que asseguram o direito à igualdade de condições de vida e de cidadania, assim como garantem igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira, além do direito de acesso às diferentes fontes da cultura nacional a todos brasileiros. Estes dispositivos legais nos traz a proposta de orientação para criação de projetos ligados a cultura étnico-raciais, destinados a famílias e crianças, na perspectiva de propor conhecimento para formação de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos orgulhosos sobre sua raça, para interagirem em uma sociedade democrática, igualitária e sua identidade valorizada. 
Hoje, professores tem se desafiado em sala de aula junto a diversificação de crianças, de diferentes raças em sala de aula, tendo que usar metodologias que venham de forma clara, consciente e objetiva, trazer informações sobre preconceito e quebra do mesmo, que vem arraigados na população. Diversos estudiosos e grupos vem apontando a necessidade de aumentar a atenção ao processo educativo, principalmente na capacitação de professores sobre o assunto relacionado a preconceito, é de fundamental importância para tratar dessa questão racial. Muitas informações falsas na prática dessas ideias, são vividas principalmente nas famílias e o processo educacional escolar vem de forma solidaria combater mediante palestras o combate de tais praticas.
Estudos realizados no Brasil mostra a necessidade de criação de meio de combate ao preconceito e discriminação social na família e escola, e com base nesses preceitos, foram trocadas indagações de como ensinar crianças, de modo que elas possam assimilar essas informações. Brincadeiras, jogos, vídeos, brinquedos, são alguns métodos de trabalhos e recursos que o professor pode trabalhar em sala de aula de forma lúdica e interativa.

Continue navegando