Buscar

politica social 4

Prévia do material em texto

Em relação à industrialização brasileira é correto afirmar que...
		
	
	
	
	
	Ocorreu ao mesmo tempo que no restante do mundo e de forma uniforme.
	
	
	Ocorreu devido ao êxodo rural.
	
	 
	Ainda não ocorreu no Brasil.
	
	
	Foi motivada pela crise de 1932.
	
	 
	Ocorreu tardiamente e gradativamente no Brasil.
	
	
	
		2.
		O Capitalismo foi um dos principais impulsionadores da preocupação com a implantação de Políticas Sociais em diversos países, visando garantir a reprodução da força de trabalho. No Brasil, esse processo foi tardio. Nesse sentido, esta correto as seguintes afirmações: I - a revolução industrial aconteceu tardiamente no país, por essa razão as políticas sócias também foram implementadas tardiamente.. II - Antes da implantação de Políticas Sociais no Brasil existiam obras de caráter filantrópico, baseado nos princípios de caridade da igreja católica, mas que tinham por objetivo o controle da massa. III - Até hoje, não há registros de políticas sociais que tenham sido implantadas no Brasil.
		
	
	
	
	 
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	
	 
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	
	Apenas a afirmativas I esta correta
	
	
	As afirmativas I e II e III estão corretas
	
	
	
		3.
		A questão social é resultado das contradições entre capital e trabalho, cujas expressões constituem o objeto de trabalho do Serviço Social. Na contemporaneidade, pode ser indicada como elemento das novas configurações da questão social:
		
	
	
	
	
	os padrões de proteção social dos trabalhadores e de segmentos mais vulneráveis socialmente.
	
	 
	as garantias de direitos conquistados, historicamente, em razão do acesso aos padrões de proteção social a todos os cidadãos, em especial aos mais vulneráveis.
	
	 
	as garantias de direitos conquistados, historicamente, em razão do acesso aos padrões de proteção social a todos os cidadãos, em especial os menos vulneráveis socialmente.
	
	
	a proteção social privada e a diminuição do acesso a políticas públicas.
	
	
	os padrões de proteção social apenas para os trabalhadores que se consolidaram como assalariados.
	
	
	
		4.
		A época de 1930 a 1964 configura vários governos, que vai de Getúlio Vargas a João Goulart. O Principal agente transformador da economia foi o inicio de período Industrial. Surgimento de instituições de assistência social, como: LBA, SESC, SESI.Esse período é definido como:
		
	
	
	
	
	período Neoliberal
	
	
	período tecnocrático militar
	
	 
	período de transição para a democracia liberal
	
	 
	período populista e desenvolvimentista:
	
	
	período leisseferiano
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Após a Segunda Guerra Mundial, a sociedade Capitalista gerada na Revolução Industrial chega com força total ao Brasil e a outras partes do mundo. A sociedade passa a ser dividida entre:
		
	
	
	
	
	A minoria socialista (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), causando uma enorme desigualdade social vista até hoje
	
	 
	A minoria burguesia (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), causando uma enorme desigualdade social vista até hoje.
	
	 
	A minoria burguesia (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), não causando uma enorme desigualdade social
	
	
	A minoria nobre (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), causando uma enorme desigualdade social vista até hoje
	
	
	A minoria comunista (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), causando uma enorme desigualdade social vista até hoje.
	
	
	
		6.
		A história recente da sociedade brasileira, polarizada pela luta dos setores democráticos contra a ditadura e, em seguida, pela consolidação das liberdades políticas, propiciou uma rica experiência para todos os sujeitos sociais. Assim sendo, podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	O profissional de Serviço Social não avança no sentido de acompanhamento das mudanças ocorridas na sociedade Brasileira no último século.
	
	 
	O projeto ético-político profissional atual do Serviço Social reforça uma leitura de sociedade unicamente de deveres.
	
	 
	Valores e práticas até então secundarizados (a defesa dos direitos civis, o reconhecimento positivo das peculiaridades individuais e sociais, o respeito à diversidade, etc.) adquiriram novos estatutos, adensando o elenco de reivindicações da cidadania.
	
	
	Nas últimas três décadas, o Serviço Social permanece acomodado nos valores da caridade e da ajuda.
	
	
	Para as categorias profissionais, esta experiência não ressuscitou as questões do seu compromisso ético-político e da avaliação da qualidade dos seus serviços.

Continue navegando