Buscar

Questionário Unid II

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (OPTATIVA) – UNID. II
PERGUNTA 1 - A alfabetização ambiental é um processo contínuo de desenvolvimento de competências, habilidades, compreensões e ações, não um processo discreto em que se classificam as pessoas simplesmente como alfabetizadas ou não alfabetizadas. Nesse processo contínuo, Roth (1992, citado pelo EECO, 2000, p. 15-16) definiu três pontos, caracterizados por comportamentos observáveis. Cada ponto representa um aumento do nível de sofisticação no que diz respeito à aprendizagem de comportamentos ambientais. Assinale a alternativa que apresenta características contempladas somente no nível de alfabetização ambiental considerado mais sofisticado:
	
	a.
	Reconhecem termos básicos usados nos comunicados sobre o meio ambiente e podem definir os seus significados.
	
	b.
	Possuem consciência e sensibilidade em relação ao ambiente, além de respeito pelos sistemas naturais.
	
	c.
	Preocupam-se com os impactos ambientais negativos provocados pela humanidade.
	
	d.
	Possuem conhecimento e compreensão amplos das interações existentes entre os sistemas sociais humanos e os sistemas naturais.
	
	e.
	Atuam em diversos níveis, do local ao global, e rotineiramente estão engajados em discussões de temas globalizados.
Comentário: apenas essa alternativa possui características da alfabetização operacional, as demais somente contemplam a alfabetização nominal e funcional.
PERGUNTA 2 - A interpretação ambiental é uma categoria única de atividades que promovem o aprendizado ambiental. O termo “interpretação” é usado para descrever atividades de comunicação planejadas com o intuito de promover melhorias no aprendizado desenvolvido em parques, zoológicos, museus, aquários e outros locais similares. Com relação à interpretação ambiental, assinale a alternativa incorreta:
	
	a.
	A interpretação deve associar o tema do programa à personalidade ou experiência dos participantes.
	
	b.
	A interpretação para crianças deve seguir uma abordagem exatamente igual àquela feita para adultos.
	
	c.
	A meta principal da interpretação não é a instrução, mas a provocação.
	
	d.
	Um tema é uma mensagem facilmente compreensível ou uma ideia geral. Toda apresentação interpretativa deve ser organizada ao redor de um tema.
	
	e.
	Informação não é interpretação; interpretação é a revelação baseada em informações.
Comentário: a interpretação para crianças deve seguir uma abordagem diferente daquela para adultos.
PERGUNTA 3 - A psicologia ambiental é o ramo da psicologia que vem ganhando muitos adeptos. O alvo dos estudos e das elaborações dos psicólogos ambientais é a interação homem-ambiente em escala macro e microambiental. Daí existirem linhas de pesquisa no contexto da psicologia ambiental que visam a incrementar a adoção de comportamentos pró-ambientais, ou seja, comportamentos que tenham como meta a redução de impactos ambientais a curto e longo prazo. 
A seguir são apresentados alguns exemplos de comportamentos pró-ambientais, com exceção 
do apresentado na alternativa:
	
	a.
	Fechar a torneira ao escovar os dentes para economizar água.
	
	b.
	Economizar energia elétrica, apagando a luz sempre que possível e aproveitando a luminosidade do sol.
	
	c.
	Efetuar a coleta seletiva de lixo.
	
	d.
	Utilizar papel reciclado sempre que possível.
	
	e.
	Utilizar o carro para ir ao trabalho sozinho, pois o automóvel não causa danos ao ambiente. 
Comentário: o correto seria utilizar o transporte público ou aproveitar a carona de colegas de trabalho, pois o automóvel emite gases poluentes no ambiente.
PERGUNTA 4 - Muitos autores afirmam que o grande objetivo da educação ambiental é o desenvolvimento da cidadania ecológica ou ecocidadania. No atual momento globalizante por que passa o processo civilizatório, atingir esse status de cidadania é condição fundamental para a formação da plena cidadania planetária. Assinale a alternativa correta.
	
	a.
	Ecocidadania/cidadania planetária é um conceito utilizado para expressar a inserção da ética ecológica e seus desdobramentos no cotidiano, em um contexto que possibilita a tomada de consciência individual e coletiva das responsabilidades tanto locais e comunitárias quanto globais, tendo como eixo central o respeito à vida e a defesa do direito a ela em um mundo sem fronteiras geopolíticas. Nesse conceito, amplia-se o destaque ao sentimento de pertencimento à humanidade e a um planeta único.
	
	b.
	Ecocidadania/cidadania planetária é um conceito utilizado para expressar a inserção da ética ecológica e seus desdobramentos no cotidiano, em um contexto que possibilita a tomada de consciência individual das responsabilidades locais, tendo como eixo central o respeito à vida e a defesa do direito a ela em um mundo sem fronteiras geopolíticas. Nesse conceito, amplia-se o destaque ao sentimento de pertencimento à humanidade e a um planeta único.
	
	c.
	Ecocidadania/cidadania planetária é um conceito utilizado para expressar a inserção do marketing
verde no cotidiano, em um contexto que possibilita a tomada de consciência individual das responsabilidades tanto local, tendo como eixo central a economia.
	
	d.
	Ecocidadania/cidadania planetária é um conceito utilizado para expressar a inserção da ética ecológica e seus desdobramentos no cotidiano, em um contexto que possibilita a tomada de consciência coletiva das responsabilidades globais, tendo como eixo central o marketing verde e a defesa do direito à vida em um mundo sem fronteiras geopolíticas. Nesse conceito, amplia-se o destaque ao sentimento de pertencimento à humanidade e a um planeta único.
	
	e.
	Ecocidadania/cidadania planetária é um conceito utilizado para expressar a inserção da ética ecológica e seus desdobramentos no cotidiano, em um contexto que possibilita a tomada de consciência individual e coletivas das responsabilidades tanto locais, tendo como eixo central o marketing verde. Nesse conceito, amplia-se o destaque ao sentimento de pertencimento à humanidade e a um planeta único.
Comentário: é a única alternativa que apresenta a definição adequada em relação à ecocidadania/cidadania planetária.
PERGUNTA 5 - Na elaboração de programas e atividades relacionados à educação ambiental, quais fatores são considerados essenciais?
	
	a.
	Relevância do tema que será tratado e classe social do público-alvo. Não se devem selecionar temas desatualizados.
	
	b.
	Relação do tema com a educação ambiental sistemática e holística.
	
	c.
	O nível de amadurecimento dos participantes e as características do local onde as atividades serão realizadas.
	
	d.
	O local onde as atividades serão realizadas e a proximidade com a residência dos participantes são os únicos fatores que interferem no sucesso da alfabetização ambiental.
	
	e.
	A interação entre indivíduos de diferentes idades é essencial para que se obtenha sucesso na alfabetização ambiental, portanto, o público-alvo nunca deve ser separado por faixa etária. Além disso, o local onde as atividades serão realizadas deve estar próximo da escola. 
Comentário: há duas importantes variáveis contextuais que merecem especial atenção na elaboração de programas e atividades em educação ambiental: o nível de amadurecimento dos participantes e as características do local onde as atividades serão realizadas. É necessário conhecer o perfil dos participantes do programa de educação ambiental para definir os principais aspectos motivacionais. As características do local onde o programa será implementado, assim como seu prazo de duração, também são de grande relevância para o planejamento e a efetivação do programa. Em tese, o programa pode transcorrer em qualquer tipo de ambiente, mas há necessidade de escolher o ambiente educacional que melhor atenda aos propósitos do programa.
PERGUNTA 6 - No contexto da educação ambiental, as propostas pedagógicas devem ser elaboradas visando ao desenvolvimento de práticas sociais comprometidas como meio ambiente. Conforme Jacobi (2004), o dinamismo da transformação socioambiental que o processo educacional deve acompanhar é favorecido por propostas pedagógicas que procuram centralizar sua atenção nos seguintes aspectos:
	
	a.
	Conscientização, capacidade de avaliação e participação efetiva dos educandos.
	
	b.
	Desenvolvimento de competências, conscientização, capacidade de avaliação, mudança de comportamento e participação efetiva dos educandos.
	
	c.
	Desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação, mudança de comportamento, compreensão do conteúdo e participação efetiva dos educandos.
	
	d.
	Capacidade de avaliação, questionamento, mudança de comportamento e atitude da comunidade.
	
	e.
	Desenvolvimento de competências, conscientização, questionamento, capacidade de avaliação e mudança de comportamento.
Comentário: é a única alternativa que apresenta todos os aspectos descritos por Jacobi (2004).
PERGUNTA 7 - O Brasil particularmente é marcado por uma grande diversidade cultural, social e econômica. O reconhecimento da existência desses variados contextos nacionais e, portanto, da existência de diferentes modos de relacionamento humano-humano e humano-natureza é um passo fundamental para a implementação de programas de Educação Ambiental que efetivamente resultem em melhorias na qualidade de vida da população. Qual das alternativas a seguir explica como o educador ambiental deve agir em relação a essa diversidade? Assinale a alternativa correta.
	
	a.
	Independentemente do local de atuação (área rural ou área urbana) deve utilizar sempre a mesma linguagem, gestos e metodologia.
	
	b.
	Deve se embasar não só no conhecimento das várias dimensões que caracterizam os problemas ambientais em si, mas também na forma com que os atores sociais envolvidos interagem com o ambiente.
	
	c.
	Compreender que todos são iguais e a forma de abordar um assunto deve ser sempre a mesma, independentemente das características socioculturais, é um passo fundamental para a implementação de programas de educação ambiental que efetivamente resultem em melhorias na qualidade de vida da população.
	
	d.
	A existência dessa diversidade de contextos socioambientais leva a um dos grandes objetivos a ser atingido pela educação ambiental: o da formação de um método nacional único de ensino inflexível e imutável.
	
	e.
	Os diversos atores sociais (indivíduos, grupos, segmentos) apresentam características próprias quanto à obtenção e à utilização de recursos ambientais. Nesse contexto, o educador ambiental deve assumir o papel de transmissor de informações e definir que ator social está certo e defendê-lo sempre, independentemente dos conflitos de interesses. 
Comentário: é a única alternativa que apresenta a forma correta como o educador ambiental deve agir com relação à pluralidade.
PERGUNTA 8 - O Brasil particularmente é marcado por uma grande diversidade cultural, social e econômica. Essa diversidade é denominada:
	
	a.
	Ideologismo.
	
	b.
	Multidisciplinaridade.
	
	c.
	Individualidade.
	
	d.
	Pluralidade.
	
	e.
	Interdisciplinaridade.
Comentário: o Brasil particularmente é marcado por uma grande diversidade cultural, social e econômica. O reconhecimento da existência desses variados contextos nacionais, portanto, da existência de diferentes modos de relacionamento humano-humano e humano-natureza é um passo fundamental para a implementação de programas de educação ambiental que efetivamente resultem em melhorias na qualidade de vida da população. A existência dessa pluralidade de contextos socioambientais leva a um dos grandes objetivos a ser atingido pela educação ambiental: o da formação de um novo senso comum, que governe as condutas cotidianas, promovendo a sustentabilidade ambiental e a melhora da qualidade de vida do conjunto da sociedade.
PERGUNTA 9 - Os educadores frequentemente estabelecem uma diferenciação entre educação formal e não formal. Leia as alternativas e assinale a correta:
	
	a.
	A educação formal seria originada de um sistema socialmente sancionado, no qual os participantes têm de desenvolver múltiplas formas de aprendizado e de competências. A motivação intrínseca inclui desejos ou interesses pessoais do participante. Por exemplo, o participante pode manifestar interesse em determinado tópico ou atividade, ou algum desejo de realização pessoal. Essa é a motivação, geralmente, associada à educação formal.
	
	b.
	A educação não formal seria originada de um sistema socialmente sancionado, no qual os participantes têm de desenvolver múltiplas formas de aprendizado e de competências.
	
	c.
	A educação não formal é caracterizada pelo aprendizado voluntário, não havendo, nesse caso, a obrigatoriedade típica do ensino formal. Dispensa ambientes específicos. Pode ter lugar em parques, zoológicos, museus etc.; que, sem dúvida, também podem servir para o desenvolvimento de atividades de educação formal.
	
	d.
	A educação não formal é caracterizada pelo aprendizado voluntário, não havendo, nesse caso, a obrigatoriedade típica do ensino formal. Transcorre em ambientes educacionais específicos, tais como as salas de aula de escolas e universidades, embora também possa se dar em uma viagem de campo ou na sala de reuniões de um hotel.
	
	e.
	A motivação extrínseca se refere a recompensas externas ou a incentivos ao aprendizado, tais como provas, certificados, diplomas, promoções no emprego ou mesmo a aprovação de um grupo. Essa é a principal motivação incorporada pelos sistemas de educação não formal.
Comentário: é a única alternativa que apresenta apenas informações verídicas com relação à educação formal e não formal.
PERGUNTA 10 - Os três níveis de alfabetização ambiental são:
	
	a.
	Alfabetização ambiental organizacional, funcional e informal.
	
	b.
	Alfabetização ambiental formal, organizacional e constitucional.
	
	c.
	Alfabetização ambiental formal, constitucional e organizacional.
	
	d.
	Alfabetização ambiental organizacional, informal e operacional.
	
	e.
	Alfabetização ambiental nominal, funcional e operacional.
Comentário: é a única alternativa que apresenta os três níveis de alfabetização ambiental definidos por Roth (1992, citado pelo EECO, 2000, p. 15-16).

Continue navegando