Buscar

Relatorio aula pratica biodisel

Prévia do material em texto

1. Introdução
O biodiesel compõe, junto com o etanol, uma importante oferta para o segmento de combustíveis. Ambos são denominados de biocombustíveis por serem derivados de biomassa(matéria orgânica de origem vegetal ou animal que pode ser utilizada para a produção de energia), menos poluentes e renováveis.
O biodiesel é um éster de ácido graxo, utilizado como combustível biodegradável derivado de fontes renováveis que pode ser produzido a partir de gorduras animais e espécies vegetais como soja, palma, girassol, babaçu, amendoim, mamona e pinhão-manso. No Brasil, a soja a principal matéria-prima utilizada.
Os óleos vegetais são produtos naturais constituídos por um mistura de três ésteres ligados a uma molécula de glicerina ou glicerol (triacilgliceróis ou triglicerídeos), cujos ácidos graxos contem cadeias de 8 a 24 átomos de carbono com diferentes graus de instaurações (RAMOS et al, 2000 ). 
 A transesterificação em meio alcalino é o processo químico geralmente mais utilizado no Brasil para produção do biodiesel, mas outros processos também podem ser empregados como craqueamento, esterificação, entre outros.
2. Materiais e Métodos
2.1. Materiais
- Luva
- Algodão
- Espátula
- Funil
- Papel de filtro
- Balança
- Agitador magnético (com a barra de agitação)
- Funil de decantação (com suporte universal)
- Proveta 100 ml
- Bastão de vidro
- Cadinho
- Béquer 500 ml
- Béquer 100 ml
2.2. Reagentes
- 1 Litro de olho de soja
- 200 ml de álcool etílico anidro
- 10 Gramas de hidróxido de sódio 
2.3. Metodologia
- Pesar 1g. NaOH;
- Medir 45 mL álcool etílico anidro;
- Medir 100 mL. óleo de soja
- Macerar o hidróxido de sódio utilizando o auxílio do bastão de vidro;
- Adicionar o hidróxido de sódio ao álcool sob agitação;
- Após a solubilização do NaOH, adicionar a solução catalisadora ao óleo sob agitação;
- Observar o fenômeno de conversão da mistura em biodiesel;
- Deixar a mistura sob agitação por aproximadamente 40 minutos;
- Após o tempo de espera, realizar o teste de eficácia do biocombustível pela combustão em chumaço de algodão, comparando com a queima do óleo de soja puro;
- Observar a combustão nos dois testes;
- Após a combustão, realizar a separação do biodiesel e glicerol utilizando o funil de decantação.
- Após a separação, será obtido o glicerol e o biodiesel.
- Testar novamente a combustão, agora do biodiesel puro.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
 
A forma mais comum de obtenção do biodiesel é por meio da reação dos óleos vegetais com um álcool, nesse caso utilizou-se o álcool etílico anidro, na presença de um catalizador (hidróxido de potássio) em processo químico ou biológico conhecido como transesterificação.
A reação ocorrida é demonstrada abaixo:
3.1 RESULTADOS
Os resultados da reação são as misturas de ésteres metílicos de ácidos graxos, que compõem o biodiesel, e glicerina, sendo o maior constituinte é o glicerol. 
 Detalhando o processo, na primeira etapa ocorre pela reação entre o álcool e o catalisador NaOH produzindo alcóxido e água. O ataque nucleofílico do íon alcóxido se dá no carbono carbonílico deficiente em elétrons da molécula do triacilglicerol, resultando na formação de um intermediário tetraédrico. O rompimento da ligação entre carbono e oxigênio deste intermediário leva ao produto, éster metílico e ao diacilgicerol formado após a remoção do átomo de hidrogênio do metanol, para formar o íon metóxido e permitir a continuidade do processo. No período da fase de separação foi obtido também outra substancia além do biodiesel , o glicerol , também utilizado na indústria , assim diminuindo o custo da produção do biodiesel. Após o tempo de espera da decantação, as substancias se dividiram em duas fases o biodiesel menos denso acima e o glicerol mais denso abaixo. 
 
 Após uma pequena extração de biodiesel para o teste que consistiu em uma queima do produto sobre um pequeno pedaço de algodão foi notada a diferença tanto na fuligem, quanto na consistência da chama produzida em comparação com a queima de óleo vegetal puro em outro pedaço de algodão.
4. CONCLUSÃO
Nos últimos tempos a poluição e a possível escassez do petróleo , uma das principais fontes de energia no mundo, faz o mundo buscar por novas fontes energéticas biosustentáveis, afim de minimizar os danos na natureza e ter uma fonte de energia renovável e limpa. E o biodiesel surge como uma excelente escolha, uma vez que as fontes convencionais são limitadas.
A prática foi bastante útil para nos mostrar em pequena escala e passo a passo a produção do produto, nos fornecendo conhecimento.
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Perspectivas online – Revista Cientifica 2019 
Disponível em: www.seer.perspectivasonline.com.br/index.php/biologicas-_e_saude/articla/view/510/422 
ANP.Biodisel Agencia nacional do petróleo, gás natural e biocombustíveis 2019 Disponível em: www.anp.gov.br/producao-de-biocombustiveis/biodisel/simp-biodisel 
 
Revista Virtual de Quimica , artigo Biodiesel: Matérias-Primas, Tecnologias de Produção e Propriedades Combustíveis, publicado em 9 de Dezembro de 2016 Ramos, L. P.;* Kothe, V.; César-Oliveira. M. A. F.; Muniz-Wypych, A. S.; Nakagaki, S.; Krieger, N.; Wypych, F.; Cordeiro, C. S.
 SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .........................................................................................4
2. MATERIAIS E MÉTODOS ........................................................................5
 
 2.1. MATERIAIS ........................................................................................5
 2.2. REAGENTES ......................................................................................5
 2.3. METODOLOGIA .................................................................................6
 3. RESULTADOS E DISCUSSÕES ..............................................................7
 3.1. RESULTADOS .....................................................................................8
 4. CONCLUSÕES .........................................................................................9
 5. REFERÊNCIAS .......................................................................................10

Continue navegando