Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 3 AO 4- CIVIL III

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO CIVIL III 
	Aluno(a): JULLYANNE MARTINS DA ROCHA
	Matrícula: 201702035841
	Acertos: 0,4 de 0,5
	Início: 22/05/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201704343860)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	( FUNDEP- COHAB MINAS - 2015) Considere, acerca dos contratos, as afirmativas a seguir: I. Enquanto a pessoa for viva, sua herança só poderá ser negociada por seus herdeiros necessários, sob pena de anulação do contrato. II. Os contratos inominados são lícitos, desde que observadas as normas gerais fixadas pelo Código Civil. III. A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. Conforme ordenamento pátrio, estão CORRETAS as afirmativas:
	
	
	
	I, II e III.
	
	I e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	Todas estão incorretas.
	 
	II e III, apenas.
	Respondido em 22/05/2019 16:58:59
	
Compare com a sua resposta: Os elementos essenciais do contrato são a capacidade das partes para contratar, objeto lícito possível e suscetível de apreciação econômica prevista e não proibida em lei. O plano de existência observa-se os elementos essenciais, na validade encontra-se os requisitos qualificadores que são: agente capaz, objeto lícito, possível determinado ou determinável, forma prescrita ou não defesa em lei. A eficácia mostra-se apto a produção dos efeitos jurídicos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704343612)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	(XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO) João é locatário de um imóvel residencial de propriedade de Marcela, pagando mensalmente o aluguel por meio da entrega pessoal da quantia ajustada. O locatário tomou ciência do recente falecimento de Marcela ao ler comunicação de falecimento publicada pelos filhos maiores e capazes de Marcela, em jornal de grande circulação. Marcela, à época do falecimento, era viúva. Aproximando-se o dia de vencimento da obrigação contratual, João pretende quitar o valor ajustado. Todavia, não sabe a quem pagar e sequer tem conhecimento sobre a existência de inventário. De acordo com os dispositivos que regem as regras de pagamento, assinale a afirmativa correta:
	
	
	
	Nenhuma das opções está correta.
	
	João estará desobrigado do pagamento do aluguel desde a data do falecimento de Marcela
	
	João deverá proceder à imputação do pagamento, em sua integralidade, a qualquer dos filhos de Marcela, visto que são seus herdeiros
	
	João deverá utilizar-se da dação em pagamento para adimplir a obrigação junto aos filhos maiores de Marcela, estando estes obrigados a aceitar
	 
	João estará autorizado a consignar em pagamento o valor do aluguel aos filhos de Marcela
	Respondido em 22/05/2019 16:59:51
	
Compare com a sua resposta: A) Sim, de acordo com o Art. 534, CC/02. Por se tratar de contrato estimatório ou de consignação, cabe a Diogo (consignatário ou accipiens) pagar a Ester (consignante ou tradens) vinte reais por escultura alienada, independentemente do valor de venda das esculturas a terceiros. Destaque-se que esta questão tem como escopo verificar se o examinando identifica a espécie de contrato em análise como contrato estimatório ou de consignação e se fundamenta a sua resposta de acordo com as normas e princípios que regem especificamente essa modalidade contratual. B) Não, de acordo com os artigos 400 ou 535 do CC, no contrato estimatório, por ser dever do consignatário restituir a coisa não vendida, cabe a ele arcar com as despesas necessárias à sua conservação, sem deduzi-las do preço a ser pago à consignante.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704344924)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	No contrato de compra e venda, é FALSO dizer que:
	
	
	
	há nulidade quando se deixa ao arbítrio exclusivo de uma das partes e fixação do preço;
	
	pode ter objeto coisa atual ou futura
	
	um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe o preço em dinheiro
	 
	podem ser comprados, ainda que em hasta pública, pelos autores, curadores, testamenteiros e administradores, os bens confiados à sua guarda ou administração;
	
	nas coisas vendidas conjuntamente, o defeito oculto de uma não autoriza a rejeição de todas.
	Respondido em 22/05/2019 17:02:05
	
Compare com a sua resposta: O caso em tela diz respeito ao contrato de mútuo que é uma espécie do gênero empréstimo; O mútuo é o empréstimo de coisas fungíveis pelo qual o mutuário obriga-se a restituir ao mutuante o que dele recebeu, em coisa do mesmo gênero, qualidade e quantidade. No mutuo há transferência de domínio da coisa emprestada ao mutuário e por conta deste correrão todos os riscos pela coisa desde a tradição. O mútuo é um contrato real, unilateral, não solene, temporário e gratuito, embora o empréstimo de dinheiro seja, em regra, oneroso com estipulação de juros. Não tendo sido convencionado expressamente o prazo para devolução das sementes, o prazo do mútuo será: até a próxima colheita, se o mútuo for de produtos agrícolas, assim como para a semeadura.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704343411)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	(131º Exame OAB-SP) Comodatário dentro do prazo estabelecido em contrato vê a moto que lhe foi emprestada desaparecer por conta de um caso fortuito. Nesse caso, é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	bilateral, consensual e comutativo.
	
	o comodante tem direito à indenização pelo valor da moto, além das demais perdas e danos.
	
	a obrigação está mantida, devendo o comodatário restituir bem do mesmo gênero e qualidade.
	 
	o comodatário nada deve ao comodante e a obrigação de restituir está extinta.
	
	o comodante tem direito apenas à indenização pelo valor da moto.
	Respondido em 22/05/2019 17:24:17
	
Compare com a sua resposta: R: Segundo o art. 39, Lei 8245/91, o fiador ficará responsável pela obrigação até a efetiva devolução do imóvel.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704344745)
	Pontos: 0,0 / 0,1 
	Conforme o Art. 594, do CC. Toda a espécie de serviço ou trabalho lícito, material ou imaterial, pode ser contratada mediante retribuição. Assinale qual é o tipo de prestação de serviço que será regido precipuamente pelo Código Civil:
	
	
	
	a que estiver sujeita às leis trabalhistas e a lei especial,
	 
	a que não estiver sujeita às leis trabalhistas ou a lei especial.
	 
	a que não estiver sujeita a lei especial, exclusivamente.
	
	a que não estiver sujeita às leis trabalhistas, exclusivamente.
	
	a que estiver sujeita ao Código de Defesa do Consumidor.
	Respondido em 22/05/2019 17:24:21
	
Compare com a sua resposta: Que a coisa tenha sido recebida em virtude de contrato comutativo, doação onerosa ou remuneratória. Que os defeitos sejam ocultos. Que os defeitos já existissem no momento da celebração do contrato. Que os defeitos sejam desconhecidos pelo adiquirente. Que os defeitos sejam graves.
	
	
	
	
	Disc.: DIREITO CIVIL III 
	Aluno(a): JULLYANNE MARTINS DA ROCHA
	Matrícula: 201702035841
	Acertos: 0,4 de 0,5
	Início: 24/05/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201705180559)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	Assinale a alternativa que descreva o contrato de Comissão:
	
	
	 
	Bilateral, oneroso, consensual e comutativo.
	
	Unilateral, gratuito, consensual e comutativo.
	
	Bilateral, oneroso, consensual e aleatório.
	
	Bilateral, gratuito, real e comutativo.
	
	Unilateral, oneroso, consensual e comutativo.
	Respondido em 24/05/2019 14:30:38
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704344046)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	No tocante a fiança está correto afirmar:
	
	
	
	Não havendo estipulação em contrário a fiança garante o principal com exceção dos acessórios (art. 822, CC);
	
	O valor da fiança pode exceder o da obrigação principal (art. 823, CC).
	
	Se o fiador tiver sido indicadopelo devedor, o credor não tem o direito de exigir a sua substituição, quando este, depois de celebrado o contrato, se tornar insolvente ou incapaz (art. 826, CC);
	
	A fiança pode ser pura e simples, condicional ou a termo e pode ser dada em qualquer espécie contratual e pode garantir obrigações presentes ou não dívidas futuras;
	 
	Sendo o fiador indicado pelo devedor, o credor não é obrigado a aceitá-lo se considerar não ser pessoa idônea (moral e/ou financeira);
	Respondido em 24/05/2019 14:42:26
	
Compare com a sua resposta: a) Resposta: trata-se de contrato aleatório, da modalidade emptio rei speratae (art. 459). b) Resposta: André deveria pagar os dois mil reais, mesmo sem a contraprestação. c) Resposta: nesse caso, tendo havido culpa do devedor, o credor ficará isento de sua obrigação, não havendo que pagar os dois mil reais acordados (art. 459, parte final).
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704343784)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	Considere as afirmativas relativas à compra e venda: I. Nulo é o contrato de compra e venda, quando se deixa ao arbítrio exclusivo de uma das partes, a fixação do preço. II. Salvo cláusula em contrário, ficarão as despesas de escritura e registro a cargo do vendedor, e a cargo do comprador as da tradição. III. Até o momento da tradição, os riscos da coisa correm por conta do comprador, e os do preço por conta do vendedor. IV. Não sendo a venda a crédito, o vendedor não é obrigado a entregar a coisa antes de receber o preço. Está correto o que consta em:
	
	
	
	I, II, III e IV.
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	 
	I e IV, apenas.
	Respondido em 24/05/2019 15:21:31
	
Compare com a sua resposta: O inadimplemento de joão é tipificado como inadimplemento involuntário não havendo obrigação de indenizar maria pela perda do veículo, O roubo é tipificável como caso fortuito ou de força maior. Artigo 393 do Código Civil. Natureza infungível do objeto do contrato.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704344388)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	Ricardo, casado com Carla, pretende proceder à doação pura e simples de bem imóvel de sua propriedade a seu único filho, Rafael, de quatorze anos de idade. Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
	
	
	
	Se Rafael já tiver filhos quando falecer, o bem não poderá retornar ao patrimônio de Ricardo
	 
	O nascimento de outro filho do casal não tornará a doação ineficaz.
	
	Aplica-se ao caso a aceitação tácita do donatário para aperfeiçoamento da doação.
	
	A doação só será válida sem a outorga uxória se o regime de casamento for o da separação de bens.
	
	Mesmo que Ricardo não demonstre os motivos da revogação, a doação poderá ser revogada antes de Rafael completar dezoito anos de idade.
	Respondido em 24/05/2019 15:23:08
	
Compare com a sua resposta: Certo
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704343402)
	Pontos: 0,0 / 0,1 
	(26º Exame OAB-RJ) Dentre as características abaixo arroladas, diga qual não se adequa à procuração em causa própria:
	
	
	
	A doação poderá ser onerosa.
	
	Subsiste mesmo após a morte do mandante
	 
	É essencial para o advogado que postula em Juízo em causa própria
	 
	É outorgada no interesse exclusivo do mandatário que, conseqüentemente, fica isento de prestar contas ao mandante
	
	É irrevogável
	Respondido em 24/05/2019 15:24:06
	
Compare com a sua resposta: a) Resposta: não, em razão do art. 556, CC. b) Resposta: Não. A interpretação das hipóteses de ingratidão é restritiva, e o art. 557, III apenas prevê injúria grave ou calúnia.

Continue navegando