Buscar

SIMULADO DE ATUALIDADES

Prévia do material em texto

SIMULADO DE ATUALIDADES... ANO 2018 E 2019.
PROFESSOR: GEMAILSON NOGUEIRA
1.Desde o início da Operação Lava Jato, o tema delação premiada circula em noticiários, sendo considerado importante instrumento para os avanços das investigações contra fraudes e desvio de valores do erário. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o instrumento da delação premiada e sua aplicação no Brasil. 
a) Consiste em denúncia anônima em que são identificados esquemas criminosos por parte de políticos, permitindo suspender a imunidade parlamentar.
B) É um encaminhamento proposto por membros de comissões parlamentares de inquérito, pela Comissão Nacional da Verdade, ou pelo próprio réu.
c) É uma colaboração de testemunhas para desvendar crimes que, independentemente da contribuição efetiva para as investigações, resulta em benefícios para o réu.
d)É um procedimento pelo qual o acusado, em troca das informações válidas, recebe benefícios diversos no processo penal como, por exemplo, a redução da pena.
e)Um recurso do Ministério Público Federal, restrito às investigações sobre crimes de tortura, de estupro, contra os direitos humanos e de terrorismo.
2) Na atualidade a imprensa explora bastante o termo ‘Brexit’? Em que consiste?
a)Saída da Inglaterra da Zona econômica do Euro.
b)Saída do Reino Unido da União Europeia
c)Retirada da Irlanda do Reino Unido 
d)Entrada da Grã Bretanha na Zona do Euro 
e)Mudança do sistema de governo no Reino Unido
3) São valores próprios da Cidadania, exceto: 
a) Conhecer os direitos, inclusive deveres, e poder exercê-los.
b) Respeito ao bem comum.
C) Observância ao princípio da heteronomia.
d) Respeito à equidade.
E ) Cumprimento das leis.
4) A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter que define um conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas de um período da educação. O debate sobre a Base Nacional vem sendo ampliada em 2018 e é referente ao seguinte período da escolarização: 
a)Mestrados em todas as universidades.
b)Especializações em universidades públicas. 
c)Doutorado em universidades públicas. 
d)Cursos pré-vestibulares.
e)Educação básica.
5) Em meados de 2018, ocorreu uma greve que deixou o Brasil em situação de alarme e prejudicou uma série de relações comerciais. Os impactos nas contas foram sentidos ainda meses depois. A greve supracitada foi realizada pela seguinte categoria: 
a)bancários.
b)caminhoneiros.
c)produtores agrícolas.
D)feirantes.
e)carteiros.
6) Em junho de 2018, foram divulgadas notícias como esta:
A política de 'tolerância zero' implementada pelo governo de Donald Trump vem sendo alvo de inúmeras críticas. Até mesmo membros do Partido Republicano têm se manifestado contra a medida. A política de tolerância zero
a)dificultou a entrada de imigrantes africanos sob o pretexto de reduzir o descontentamento dos grupos que defendem a supremacia branca.
b)revogou milhares de certidões de cidadania obtidos por imigrantes durante o período de governo do presidente Barack Obama.
c)proibiu a prática de abortos entre mulheres adolescentes, mesmo em estados onde as leis já garantiam esse procedimento. 
d)tornou ilegal a presença dos imigrantes que vivessem nos Estados Unidos há menos de 3 anos, mesmo aqueles que trabalhassem.
e)foi implementada na fronteira dos EUA com o México e uma de suas características era o fato de separar filhos de imigrantes ilegais de seus pais.
7) O processo complicado chamado de Brexit teve início em junho de 2016, cujos desdobramentos continuaram em 2017 e 2018, prossegue em 2019 com muitas polêmicas entre as partes atingidas. 
Sobre o Brexit é correto afirmar que
a)em um referendo, mais da metade dos britânicos decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia; após a decisão tiveram início as difíceis negociações para a saída do bloco, antevendo-se problemas políticos e econômicos para ambos os lados.
b)o movimento de saída do Reino Unido da União Europeia está relacionado ao fato de o país ter sido impedido de utilizar o euro como moeda oficial; a negativa tem sido apontada como fator dificultador para ampliar as exportações britânicas.
c) a saída do Reino Unido da União Europeia tem sido apontada como o estopim para a continuidade do bloco econômico, pois vários países, como a Alemanha e a França, têm referendos programados para decidir o caminho a seguir no próximo ano.
d) a recente decisão de sair do bloco econômico provocou muitos conflitos internos no Reino Unido, abalando, inclusive, a liderança da Família Real, que teve grande participação quando da entrada do Reino Unido na União Europeia.
e) o principal motivo da saída do Reino Unido do bloco econômico europeu está relacionado à forte pressão dos britânicos no sentido de barrar a chegada de imigrantes africanos e asiáticos, considerados pouco preparados para o mercado de trabalho britânico.
8) A partir dos anos de 2015 e 2016, as agências Standard & Poor's, Fitch e Moody's passaram a ser citadas inúmeras vezes pela mídia brasileira, geralmente acompanhada de preocupações do governo federal e da sociedade como um todo. 
Em 2018, as agências continuam atuando no Brasil e mantendo as preocupações devido
a)à retirada do Brasil da lista dos países que são bons pagadores de dívidas e atrativos para investidores.
b)aos frequentes surtos de doenças transmissíveis decorrentes do déficit no saneamento básico nas áreas urbanas.
c)à dependência da economia brasileira das exportações de commodities com baixo valor agregado
d) ao aumento das áreas de desmatamento na Amazônia, promovido pela ausência de políticas ambientais eficazes.
E)ao crescimento dos níveis de poluição atmosférica em desrespeito aos compromissos climáticos assinados pelo governo.
9. Milhares de pessoas foram às ruas para manifestarem- -se contra o aumento de combustíveis. São chamados de “coletes amarelos”. 
As forças de segurança lançaram gás lacrimogêneo e usaram um canhão de água para conter o avanço dos manifestantes que tentavam ultrapassar o perímetro de segurança determinado pela polícia. Os manifestantes gritam palavras de ordem e carregam cartazes pedindo a renúncia do presidente. Para as autoridades, facções de extrema-direita podem ter se infiltrado entre os manifestantes para radicalizar o movimento. Os protestos mantêm os bloqueios de centros logísticos e estradas iniciados há uma semana, mas com menos intensidade que no sábado passado, quando eram estimados quase 300 mil manifestantes. A notícia refere-se a acontecimento na Venezuela.
10. Tem causado forte polêmica nos Estados Unidos a recente determinação de “tolerância zero” aos imigrantes ilegais na fronteira com o México. As críticas à administração de Donald Trump foram geradas pelo fato de que crianças são separadas de seus pais ou tutores que tentam entrar ilegalmente no país. A separação descrita na notícia deve-se
a)à tentativa do governo dos EUA de expulsar prioritariamente as crianças e, com isso, impedir a formação de novas gerações de imigrantes clandestinos. 
b)à obrigatoriedade legal de que todas as crianças que estão em solo norte-americano devem frequentar estabelecimentos escolares.
c)à política que estabelece que todo adulto que for pego atravessando a fronteira ilegalmente deve ficar detido, o que não é permitido às crianças.
d)à ação das forças de segurança norte-americanas com o objetivo de devolver os adultos aos países de origem, mas preservar o direito das crianças à imigração.
e)ao sucesso da política restritiva norte-americana que tem barrado os mais velhos, mas tem permitido a entrada de crianças e adolescentes.
11. Durante a Crise da Dívida Soberana dos países da Zona do Euro, alguns economistas empregaram o acrônimo pejorativo PIGS (do inglês "porcos") para se referirem a certos países. A respeito desse contexto, assinale a afirmativa incorreta. 
a)Refere-se a países que, entre outras características, apresentavam elevados déficits fiscais e níveis de endividamento (relativos às suas economias).b)Há controvérsias entre economistas sobre qual país de fato representa o "I" do acrônimo (Irlanda, Itália ou Islândia). 
c)Vários desses países tiveram que contar com auxílio financeiro do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional para pagar ou refinanciar suas dívidas soberanas. 
d)Tais países apresentaram elevadas taxas de desemprego durante tal crise.
e)Apesar de menores níveis de endividamento, as altas taxas de juros de Eslováquia e Eslovênia fizeram com que alguns economistas as considerassem como potenciais substitutos da Espanha (no "S" do acrônimo).
12. Recentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que a crise migratória na Venezuela poderia atingir o mesmo "momento de crise" observado no Mediterrâneo em 2015. A respeito da situação dos refugiados e da atuação do Brasil na resolução da crise, analise as afirmativas a seguir: 
I. Por sua posição de líder geopolítico e principal economia da região, o Brasil acabou se tornando o país que mais recebeu fluxo de imigrantes venezuelanos. 
II. Relatos de tensões entre alguns cidadãos brasileiros e imigrantes venezuelanos foram evidenciados em 2018, principalmente na fronteira com o Estado de Roraima. 
III. Entre as diversas medidas propostas pelo então presidente Michel Temer, pode-se mencionar a adoção de câmbio fixo entre pesos bolivarianos e reais para permitir que imigrantes se ajustem à realidade econômica brasileira e não sofram efeitos da inflação em seu país. 
Assinale 
a)se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
b)se todas as afirmativas estiverem corretas. 
c)se nenhuma afirmativa estiver correta. 
d)se apenas a afirmativa II estiver correta. 
e)se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
13. Durante sua campanha presidencial, o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro manifestou-se acerca da possibilidade de o Brasil transferir sua embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, caso eleito. A respeito dessa possibilidade, analise as afirmativas a seguir:
I. Trata-se de uma decisão polêmica, uma vez que a Autoridade Nacional Palestina, recentemente reconhecida pela ONU como Estado, reivindica Jerusalém Ocidental como sua futura capital.
II. Caso implementada, a decisão alinharia o Brasil, no prisma geopolítico, com outros países ocidentais, como Estados Unidos, França e Holanda, que, nos últimos anos, optaram pela mesma transferência. 
III. Uma das possíveis consequências indesejáveis dessa decisão seria a retaliação comercial ao Brasil por países árabes com os quais o Brasil mantém elevados déficits comerciais, principalmente no setor do agronegócio. 
Assinale
a)se todas as afirmativas forem verdadeiras. 
b)se nenhuma afirmativa for verdadeira. 
c)se apenas as afirmativas I e II forem verdadeiras. 
d)se apenas as afirmativas I e III forem verdadeiras.
e)se somente as afirmativas II e III forem verdadeiras.
14. Em 2018, o fluxo migratório se intensificou e, segundo dados oficiais, cerca de 800 pessoas cruzam a fronteira com o Brasil diariamente em Pacaraima, em Roraima. Na capital do estado, Boa Vista, cerca de 40 mil vivem em condições muitos precárias nas ruas e em abrigos improvisados. A corrente imigratória descrita no texto é oriunda do (a) Síria.

Continue navegando

Outros materiais