Buscar

MarcelaMiranda-Avaliacao2-TrabalhodeComunicacaoePsicologia (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade veiga de almeida
comunicação social – publicidade e propaganda
marcela dos santos miranda
Matrícula: 20162103423
Comunicação e Psicologia: Avaliação - Trabalho da Disciplina [AVA 2]
Rio de Janeiro – RJ
2019
Hoje, as pessoas se comunicam principalmente por meio da linguagem oral (conversas e discursos) escrita (mensagens, livros, jornais, e-mails, dentre outros), por meio de movimentos do corpo e expressões faciais, ou por meio das mídias como fotografias, pinturas, músicas, filmes, dentre outros. Durante a Pré-História os seres humanos conversavam usando a voz e fazendo gestos, posteriormente, a partir da necessidade de registrar sua rotina, suas crenças e vivências, o homem começou a fazer pinturas nas paredes das cavernas. A escrita foi inventada como forma de comunicação a cerca de cinco mil anos e desenvolvida posteriormente pelos egípcios. Até que surge a imprensa e as mensagens deixam der ser transmitidas apenas oralmente ou escritas à mão, e as informações passaram a ser reproduzidas. E em seguida, surgiu o telégrafo, foi criado o telefone, o rádio inaugurou a era dos meios de comunicação de massa, até que surge outro meio de comunicação revolucionário: a Televisão, que atinge um público cada vez maior a cada ano. Em 1947, começou a ser desenvolvido o sistema telefônico capaz de interligar várias antenas, cada um delas sendo uma célula do projeto que hoje é denominado "celular". Os meios de comunicação resultam de uma necessidade de interagir com o mundo que nos cerca permitindo-nos trocar de ideias, expressar sentimentos, adquirir conhecimentos, dentre outras possibilidades. As pessoas obtêm e compartilham informações por meio da comunicação. Todas as formas de comunicação têm estes fatores em comum: o envio e o recebimento de uma mensagem. Usando diferentes tipos de comunicação, uma pessoa pode transmitir suas ideias e seus sentimentos para outra ou para milhões de pessoas.
A globalização e o avanço das tecnologias permitiram que as fronteiras se estreitassem e o processo de comunicação e de disseminação da informação sofressem mudanças. Claro que as tecnologias ajudam e influenciam nas novas formas de comunicação, mas não pode se esquecer que, antes de tudo, a comunicação ocorre entre indivíduos, e tanto a internet quanto as mídias sociais são apenas os meios utilizados para que essa comunicação ocorra.
Conforme o fenômeno da globalização foi se disseminando, o sujeito, que antes era considerado cartesiano, e que nas décadas passadas a identidade foi considerada algo fixo, foi se transformando: primeiro em sujeito sociológico e depois em sujeito pós-moderno. O consumo foi se tornando instrumento fundamental na formação da identidade das pessoas, já que isto acontece para saciar, muitas vezes, mais uma necessidade simbólica do que real do indivíduo. Além disso, a diversidade de produtos, serviços, etc., que são disponibilizados à sociedade gerou certa crise de identidade, em que as pessoas consomem com intuito de demonstrar quem são ou desejam ser. Um exemplo que pode ser citado, é no meio futebolístico, onde as pessoas consomem os produtos do time querendo demonstrar devoção e amor ao clube e que fazem parte daquele conjunto, de que as pessoas consomem com o intuito de fazer parte de um grupo com interesses em comum e por se orgulhar de mostrar o time para que torcem.

Outros materiais