Buscar

O pôrque de avaliar

Prévia do material em texto

O porquê de avaliar
O ato de avaliar é um processo natural, entre professores e alunos, onde o educador pode ter uma noção do que foi assimilado, bem como saber se os métodos usados têm surtido efeito na aprendizagem.
Há muito tempo atrás as provas eram a maior forma de avaliação, aplicava-se, dava uma nota e assim ao final do ano os alunos eram aprovados ou reprovados. Não que esse método tenha se perdido, pois alguns professores ainda acreditam nesse tipo de avaliação.
A avaliação não deve ser somente no momento da realização de provas e testes, a uma necessidade de um processo contínuo, o ato de avaliar ocorre no dia a dia, visando corrigir e observar os erros, encaminhando cada aluno a alcançar os objetivos propostos.
Avaliar é integrar e motivar para o processo de ensino-aprendizagem. São inúmeras as formas de se avaliar, muitas técnicas têm sido utilizadas, entre elas a prova de consulta, trabalhos, pesquisas, resoluções de problemas, entre muitas outras técnicas, permitindo que o aluno seja avaliado de formas diferentes, fugindo da tradicional prova escrita.
Essas técnicas apresentam algumas características como:
Possibilidade de professor e aluno dialogarem, buscando encontrar e corrigir possíveis erros, redirecionando o aluno para a aprendizagem.
A motivação para a correção e o progresso do educando, sugerindo a ele novas. 
Avaliar é um processo pedagógico contínuo, ocorre dia a dia, corrigindo erros e construindo novos conhecimentos sobre a própria realidade da instituição, identificando pontos positivos e pontos negativos, com isso além de compreender os significados de suas atividades, melhorando a qualidade educativa e alcançando maior relevância social, cria-se uma Autoavaliação.
A partir do momento que se faz essa Autoavaliação são estabelecidas estratégias de superação de problemas e criam-se novas formas de organização, de administração e ação.
Em uma concepção pedagógica moderna, a educação é obtida através de experiências adquiridas de múltiplas formas de vivências, o que agrega no desenvolvimento do educando e educador ao mesmo tempo. É uma educação cumulativa, contínua e sistêmica, com objetivo de analisar cada aluno.
A avaliação não deve analisar somente o processo e priorizar os resultados obtidos, mas sim ser investigativa em sua prática, questionando a relação ensino-aprendizagem, tal procedimento favorece o aluno durante o ano letivo.

Continue navegando