Buscar

TGE Aula 01 (05-03-2015)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceito de Estado
Estado: Ordem jurídica soberana que tem por fim o bem comum. Caracteriza-se por suas Sociedades políticas que, com autoridade superior, fixam regras de convivência. As Sociedades políticas se caracterizam por terem finalidades e objetivos. Essas sociedades que formam o estado. 
O Estado existe para a sociedade. É o responsável por firmar uma sociedade. A sociedade possui o pleno direito de reivindicar seus direitos perante o Estado. O Estado é “alimentado” pela sociedade através de impostos pagos pela mesma. 
Caracteriza-se Estado: Território, Povo e Governo. Não sendo necessariamente atribuído a um país, embora o Estado Moderno de soberania seja associado a um país ou Estado-Nação.
Estado Moderno é associado à ideia de um Estado delimitado por um território com fronteiras, chamados de País ou Estado-Nação.
Status tem o significado de: Estar firme
Conceito de Política
Política: Orientação dada à gestão dos assuntos da comunidade.
A política é responsável por gerenciar o Estado baseados em moralidade, ética e princípios. São órgãos legislativos e executivos ligados ao Estado, responsáveis pela manutenção e socialização de uma comunidade. 
São pessoas e companhias escolhidas pelo próprio povo para representa-los, as pessoas escolhidas são representadas por partidos políticos, que tornarão viáveis todas as necessidades de uma sociedade.

Outros materiais

Outros materiais