Buscar

Gestão Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão Social, Atividades
Padrão de resposta esperado
1) Quem está correto na definição dos conceitos? 
Levando em consideração o diálogo entre os estudantes na parada de ônibus e os conceitos visto ao longo da Unidade de Aprendizagem é possível afirmar que Carlos está correto, visto que, o transporte coletivo municipal é um serviço público administrado, ou por ele concedido à iniciativa privada, pelo município e, mesmo que envolva uma atuação estatal de forma ampla, cabe ao Governo, instituição responsável pela administração do Estado, fiscalizar o transporte público. 
2) Quem é responsável pela situação e deve receber as demandas dos estudantes referentes à demora dos ônibus? 
As demandas dos estudantes em relação à demora dos ônibus (transporte coletivo municipal) devem ser formalizadas perante a prefeitura municipal, uma vez que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 30, inciso V prevê: “Art. 30. Compete aos Municípios: [...] V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial”. 
3) Esclareça aos seus colegas, explicando o que é Estado, nação, governo e República. 
​​​​​​​Estado: organização que tem poder supremo sobre os indivíduos que ocupam um determinado território, ou seja, é uma organização social soberana e coercitiva. Por isso, o Estado tem como elementos constitutivos: a soberania, o povo e o território. 
Nação: grupo de pessoas que compartilham origem, interesses, ideias, valores, princípios, história, língua, cultura, etc., com sentimento de união entre si. Assim, dentro de um Estado (território) podem existir diversas nações, já que o conceito nação está vinculado as identidades, as culturas e aos aspectos históricos. 
Governo: pode ser compreendido uma das instituições que compõem o Estado, com a principal finalidade e função de administrá-lo. Caracteriza-se por um conjunto de pessoas que ocupam posições de autoridade dentro de um Estado, tendo por objetivo impor regras a uma sociedade política e exercer a sua autoridade. 
República: deve ser vista como uma forma de Governo, onde seus representantes são escolhidos pelo povo diferentemente do que ocorre em uma monarquia (outra forma de Governo). O termo república vem do latim res publica, isso é, bem comum ou coisa pública, utilizado em prol da administração dos bens e dos interesses públicos.
SURGIMENTO DO ESTADO
A formação natural, que afirma que o Estado surgiu como uma necessidade humana, pois o homem, como um ser social, precisa viver em sociedade para se realizar. 
A formação contratual, que afirma que o Estado se forma pelo desejo voluntário dos homens e não de forma natural, sendo produto de um acordo de vontades entre indivíduos.
O povo, o território e o Poder Político são os três elementos que justificam a existência do Estado.
A teoria contratualista defende que a sociedade é produto da vontade dos homens, ou seja, surge de um contrato estabelecido entre eles, que transferem mutuamente direitos e deveres impostos por normas.
A sociedade civil é a principal forma de a sociedade se organizar politicamente, influenciando o Estado e suas políticas públicas. Um dos aspectos que diferenciam sociedade civil são os objetivos. Podemos dizer que os objetivos da sociedade civil politicamente organizada são: LIBERDADE, JUSTIÇA E PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
A intermediação entre Estado e sociedade se dá por meio da nação, sociedade civil e classes sociais.

Continue navegando