Buscar

quanto vale ou e por quilo

Prévia do material em texto

Discente: Bruna Vanessa Santos Oliveira Turma: Psicologia 2NNB
Matricula:17026274 
Filme: Quanto vale ou é por quilo
Segundo o filme “quanto vale ou é por aquilo", análise a seguinte sentença, qual a função da solidariedade para os personagens que dela fazem parte (personagem ativo e passivo). Há alternativa a solidariedade, aponte as diferentes consequências existentes no ato da solidariedade e no ato da equidade social.
Um dos principais temas abordados no filme “Quanto vale ou é por quilo? ” É a escravidão, que ainda está presente em nossa sociedade. O filme faz uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual miséria, explorada pelo marketing social (forma uma falsa solidariedade). Em contraste com a atualidade, algumas cenas de caráter histórico, que nos faz pensar em como a escravidão pode ser uma fonte de renda e de comércio, numa sociedade capitalista. Observamos uma disputa entre “escravidão” e “cidadania”.
Além disso, e feito uma dura crítica às ONGs, que deixam de lado a função da solidariedade, que deveriam exercer a cidadania, porém estão mais preocupadas com o enriquecimento e em lucrar, o que faz com que não se tenha mais confiabilidade nas ONGs e projetos sociais.
 A crítica começa quando a personagem Arminda, que trabalha em uma ONG, descobre que em um dos projetos de implantação da informática em comunidades carentes, os computadores comprados foram superfaturados, e por causa disso, ela é afastada da organização, pois agora o objetivo e o lucro e não mais o projeto social. 
 Quando isso ocorre, percebemos a ação do mercado da solidariedade, voluntarismo, e do superfaturamento em cima da pobreza.
 O filme também mostra dados estatísticos do que dava para fazer com o dinheiro desviado, que poderia ter ajudado várias crianças carentes.

Continue navegando