Buscar

12a_AULA_PRATICA_AGRO_RESOL_HERANCA_E_SEXO

Prévia do material em texto

12ª AULA PRÁTICA
HERANÇA E SEXO
1. Considere o número de cromossomos das seguintes espécies: 
	
	
	Sistema de determinação do sexo
	Espécies
	2n = 2x
	♂
	♀
	Equus caballus (cavalo)
	66
	XY
	XX
	Ovis áries (ovelha)
	54
	XY
	XX
	Felis maniculata (gato)
	38
	XY
	XX
	Bos taurus (bovino)
	60
	XY
	XX
	Gallus domesticus (galinha)
	78
	ZZ
	WZ
	Apis mellifera (abelha)
	32
	X
	XX
Pergunta-se:
Como ocorre a determinação do sexo nessas espécies? Coloque os cromossomos sexuais na tabela, quando for o caso.
Nas espécies Equus caballus, Ovis áries, Felis maniculata e Bos taurus predomina o sistema XY, sendo as fêmeas homogamétcias (XX) e os machos heterogaméticos (XY). Dessa forma o macho determina o sexo de sua descendência.
Na espécie Apis melífera predomina o sistema XO. Neste caso, o macho apresenta apenas um cromossomo X, possuindo, portanto, número ímpar de cromossomos. Neste sistema o macho é também o determinador do sexo dos seus descendentes.
O sistema WZ é encontrado na espécie Gallus domesticus. Os macho têm dois cromossomos sexuais idênticos (ZZ), produzindo consequentemente, um único tipo de gameta. A fêmea é heterogamética e, portanto, a determinante do sexo da descendência.
Qual o número de autossomos nas células somáticas de cada espécie?
	Espécie
	Número de Autossomos
	Equus caballus (cavalo)
	64
	Ovis áries (ovelha)
	52
	Felis maniculata (gato)
	36
	Bos taurus (bovino)
	58
	Gallus domesticus (galinha)
	76
	Apis mellifera (abelha)
	30
Indicar em cada caso qual é o sexo heterogamético
	Espécie
	Sexo heterogamético
	Equus caballus (cavalo)
	♂
	Ovis áries (ovelha)
	♂
	Felis maniculata (gato)
	♂
	Bos taurus (bovino)
	♂
	Gallus domesticus (galinha)
	♀
	Apis mellifera (abelha)
	♂
2. Diferencie herança ligada ao sexo, influenciada pelo sexo e limitada pelo sexo.
Herança ligada ao sexo: caracteres que se expressam diferentemente nos machos e fêmeas devido a genes situados nos cromossomos sexuais, cuja herança é explicada pela passagem dos cromossomos sexuais dos genitores para os filhos.
Herança influenciada pelo sexo: ocorre quando a expressão de um gene autossômico é afetada pelas condições fisiológicas do sexo na qual se encontra. 
Herança limitada ao sexo: todos os casos em que a expressão só se manifesta em um dos sexos. De modo análogo à herança influenciada pelo sexo, os caracteres limitados ao sexo são também controlados por genes autossômicos.
EXECÍCIOS PROPOSTOS
Uma vaca nas primeiras quatro gestações teve quatro bezerras. Qual a probabilidade que o quinto seja também do sexo feminino?
2. Uma cadela teve uma ninhada com 12 cães. Pergunta-se:
Qual a probabilidade de todos os descendentes serem do sexo masculino ou feminino?
Qual a probabilidade de ocorrer exatamente como o esperado, seis machos e seis fêmeas?
Por que no melhoramento genético das aves para postura a seleção do galo é importante?
O galo não produz ovos, porém transmite os alelos para essa característica aos seus descendentes do sexo feminino.
Na Drosophila melanogaster foi realizado o cruzamento entre uma mosca (fêmea) de olhos brancos com um macho de olhos vermelhos. Na geração F1 100% das fêmeas foram de olhos vermelhos, 100% dos machos foram de olhos brancos. Na geração F2 50% das fêmeas apresentaram olhos vermelhos e 50% olhos brancos e os machos idem. Como explicar esses resultados?
Esse é um caráter cuja herança é ligada o sexo. Observe que na F1 os descendentes fêmea manifestam o fenótipo do pai e os descendentes macho o fenótipo da mãe. Houve assim, uma transposição de fenótipos, e por isso, este tipo de herança é denominada de ziquezaque.
5. Se um caráter em mamífero só se expressa no sexo masculino, qual(is) a(s) explicação(ões) mais provável(is)?
Este é um caso de caráter limitado pelo sexo. Estes caracteres são controlados por genes autossômicos, porém só se constata a expressão em um dos sexos. Um exemplo seria a produção de leite em bovinos. Nesses animais somente a fêmea produz leite. Contudo, sabe-se que os touros têm papel fundamental na determinação da produção de leite de suas crias fêmeas, pois também são portadores dos alelos para produção de leite.
6. Anulada
7. Em aves o alelo dominante B é responsável por uma pinta na cabeça e ocorre no cromossomo Z. O alelo b é responsável pela ausência de pinta preta. Como utilizar este marcador genético para fazer sexagem em pintinhos de 1 dia?
A partir do cruzamento de machos sem pinta na cabeça bb com fêmeas com pinta na cabeça B, todos os descendentes machos terão pinta na cabeça e todas as fêmeas não terão a referida pinta.

Continue navegando