Buscar

A caça final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia do Cotidiano – 2019
 Reflexão individual sobre o filme “A Caça”
O filme a caça conta a história de Lucas, um homem divorciado que vive da sua renda como ajudante em uma escola infantil. Sua história passa a mudar quando Klara, uma das crianças da escola, diz que Lucas mostrou suas partes intimas a ela. 
O inicio do filme mostra uma ótima relação entre Lucas e Klara, pois era filha de seu melhor amigo. Em alguns momentos de conflito em sua casa Lucas a acompanhava até a escola, o que aumenta as suspeitas depois da acusação.
A partir do incidente a diretora decide afasta-lo e fazer uma reunião com os pais das crianças, então o provável ocorrido é espalhado pela cidade e várias crianças começam a relatar situações parecidas que ocorriam em um porão. Logo a cidade passa a ter manifestações de ódio, impedindo que Lucas entre no supermercado, quebrando janelas da sua casa e matando sua cachorra Fanny.
Ao decorrer do filme podemos observar alguns acontecimentos importantes, antes de Klara acusar Lucas de ter mostrado suas partes intimas, ela vê através do Tablet do seu irmão imagens do órgão reprodutor masculino. Em seguida vemos a cena em que Klara evidentemente fica admirando Lucas enquanto ele brinca com outras crianças, em seguida ela vai até ele e o beija. Ele então explica que não se deve beijar outras pessoas na boca, e ela se mostra chateada com a situação.
Em certos momentos podemos ver que as pessoas acabavam induzindo a criança e deixando ela ainda mais confusa com toda situação, como no momento em que conversou com o psicólogo no qual ele a pressiona a contar, uma forma inadequada de esclarecimento. Klara também chega a dizer a sua mãe que nada tinha acontecido, que ela havia inventado uma mentirinha, mas sua mãe insiste e diz que ela está tentando esquecer o ocorrido.
 O filme é aberto a inúmeras possibilidades de interpretação, ou seja, pode ser que a criança tenha desejado Lucas e ao não ser correspondida, com raiva disse coisas que não compreendia, ou então, realmente sofreu abuso do próprio personagem ou de outra pessoa, até mesmo pode ter ficado traumatizada com a foto que viu no Tablet do irmão e ligado a imagem a Lucas.
O filme nos mostra a exclusão social antes mesmo da certeza do crime, mesmo sem provas Lucas passou a ser condenado pela sociedade, o que deixa claro como nós seres humanos estamos acostumados a usar o ódio e a vingança como proteção. 
A proposta do filme também nos faz refletir sobre aquilo que temos como verdade absoluta, como o fato de considerarmos que a criança sempre irá contar a verdade. Além de nos mostrar como é estar no lugar daquele que é acusado ou julgado por algo que pode não ter feito.
Por fim o filme nos leva a importância de sempre procurar entender os dois lados de uma história, pois as possibilidades sempre serão abertas quando não procuramos conhecer a fundo.

Continue navegando