Logo Passei Direto
Buscar

PROVA DIREITO DO PETRÓLEO, GÁS E ENERGIA

User badge image
Luiz Eduardo

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Quanto às fases de Upstream, Downstream e Midstream, assinale a alternativa correta sobre o tema:
O Downstream se ocupa com as tarefas logísticas necessárias para transportar os produtos desde a refinaria até os pontos de consumo, enquanto o upstream trata de transporte, distribuição de petróleo e gás natural.
O Midstream engloba o conjunto de operações através das quais as matérias-primas são transformadas em produtos para comercialização (gasolina, GLP etc.), enquanto o Downstream se ocupa das tarefas de exploração de produção de petróleo e gasolina.
O Upstream analisa as atividades de transformação de matéria-prima para a comercialização, contribui para a formação da finalização da cadeia petrolífera e de gás.
A fase de Upstream compreende a exploração, perfuração, produção de petróleo e gás, enquanto o Downstream se ocupa das tarefas logísticas necessárias para transportar os produtos desde a refinaria até os pontos de consumo.
O Upstream compreende o transporte, a distribuição, e o Downstream cuida das atividades exploratórias e de produção de petróleo e gás.

De acordo com as definições legais da Lei nº. 9.478, de 1997, a definição "todo e qualquer hidrocarboneto líquido em seu estado natural, a exemplo do óleo cru e condensado" corresponde ao:
Gás Natural ou Gás.
Reservatório.
Petróleo.
Nitrogênio.
Derivado de Petróleo.

Analise a citação a seguir, sobre cláusula comumente utilizada nos contratos internacionais. "Especialmente nos contratos de longa duração, as circunstâncias podem se modificar de tal maneira no momento da execução a ponto de torná-la anormalmente onerosa e desequilibrada. É preciso prever essas situações de forma especial, mormente se o direito aplicável desconhecer essa fórmula e for extremamente apegado ao contrato-lei. É muito utilizada na indústria petrolífera e em contratos chamados `turn-key´, além da área de construções e infraestrutura. Com essa cláusula, o contrato passa a ter uma válvula de escape, que, acionada, permite a evolução e modificação do que foi pactuado, em vista das novas circunstâncias, mas sem afastar de todo a obrigatoriedade da palavra empenhada." O excerto acima trata da cláusula de
alteração unilateral dos contratos.
hardship.
pacta sunt servanda.
arbitragem.
força maior.

A celebração de contratos de concessão de exploração de jazidas de petróleo e gás natural, entre a Agência Nacional de Petróleo e pessoas jurídicas de direito privado, consiste em modalidade de:
exercício direto de atividade econômica pelo Estado, com fundamento no interesse nacional.
intervenção do Estado no domínio econômico, presente na prática de atos de fiscalização e controle.
concessão de serviço público, titularizado pela União e executado por particular.
concessão de serviço público, que passa a ser titularizado pelo particular por meio do contrato de concessão.
intervenção do Estado no domínio econômico, definida pela regulação da exploração de monopólio público por particular.

Em relação a extinção do compromisso arbitral, é correto afirmar que :
Que não se extingue o compromisso mesmo que haja o falecimento de algum dos árbitros.
Se houver o falecimento de um dos árbitros e uma das partes não designar um substituto, permanece válido o compromisso arbitral.
Haverá a extinção do compromisso arbitral, caso se escusando qualquer dos árbitros, antes de aceitar a nomeação, desde que as partes tenham declarado, expressamente, não aceitar substituto.
Que não se extingue o compromisso arbitral com o falecimento ou se algum arbitro ficar impossibilitado de dar seu voto.
Haverá a extinção do compromisso arbitral quando as partes aceitem um substituto em caso de falecimento ou impossibilidade de um dos árbitros dar seu voto.

A arbitragem é um método de resolução de conflitos à margem estatal, ou seja, paraestatal, sendo assim, as partes podem até fixar que a sentença arbitral será definitiva em caso de conflito. Dessa forma, a arbitragem é um acordo de vontades feito pelos agentes econômicos que têm o condão de vincular as partes a Cláusula de arbitragem prevista no contrato de concessão. Consequentemente, é incorreto afirmar que:
Toda cláusula de arbitragem no Brasil terá obrigatoriamente que utilizar no processo de arbitragem a língua inglesa.
Poderão ser escolhidos três os árbitros, no qual cada parte escolherá um árbitro e os dois árbitros assim escolhidos designarão o terceiro árbitro, que funcionará como presidente.
A qualquer momento, se uma parte considerar que inexistem condições para uma solução amigável de disputa ou controvérsia a que se refere a cláusula, deverá submeter essa disputa ou controvérsia a processo arbitral ad hoc, utilizando como parâmetro as regras estabelecidas no Regulamento da Corte de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional;
A escolha dos árbitros poderá seguir o rito estabelecido no Regulamento da Corte de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional.
A arbitragem é um procedimento à margem do Poder Judiciário e pode ser utilizada na indústria petrolífera, de gás e de energia.

O contrato de transporte marítimo é efetuado entre o transportador (ou condutor ¿carrier¿) e o embarcador (comumente denominado expedidor, remetente ou carregador, ¿shipper¿). Neste contrato é correto afirmar que:
é responsabilidade do embarcador as despesas de frete, acondicionamento da mercadoria e entrega do bem ao transportador.
é responsabilidade do prático as despesas de frete, acondicionamento da mercadoria e entrega do bem ao transportador.
apenas o contratante que embarca as mercadorias, quando resolve retirar as mercadorias é que pagará todas as despesas , frete, tributos, adicional de frete da marinha mercante ao porto, que terá que fazer o reembolso ao transportador.
é responsabilidade do consumidor que está no navio como transportado as despesas de frete, acondicionamento da mercadoria até de outros clientes e entrega do bem ao transportador.
é responsabilidade do comandante contratado das despesas de frete, acondicionamento da mercadoria e entrega do bem ao transportador.

A origem do Prático surge do fato de que a navegação marítima se torna mais delicada e perigosa quando ocorre em áreas restritas, sendo necessário um especialista sob as particularidades locais, ele é um assessor do comandante da embarcação, para auxiliá-lo nas manobras de entrada e saída dos portos e vias navegáveis, bem como na manobra de atracação, desatracação, fundeio, entrada e saída de diques.
Por isso, em relação a responsabilidade do prático, afirma-se que:
Caso haja uma conduta dolosa do prático que cause um dano ambiental, há isenção de sua responsabilidade, apenas responderá o comandante do navio pelo dano.
Quando o erro surge de uma falha profissional do pratico, o mesmo deve ser responsabilizado pelos seus atos de forma subjetiva, desde que haja dolo ou culpa em sua conduta.
Mesmo que haja dolo ou culpa na conduta do prático, este não responde pelos seus atos, ainda que causa dano ambiental ou civil no transporte marítimo.
A responsabilidade do prático é sempre objetiva no danos ao navio na sua atuação assessoramento ao comandante em caso de erro ou falha profissional.
Se houver erro na falha do profissional prático, o mesmo não deve ser responsabilizado pelos seus atos de forma subjetiva, mas apenas objetiva no transporte marítimo em caso de danos ou avarias as cargas.

A ANP ou o órgão fiscalizador competente poderá :
ter acesso restrito em no período de 180 dias às obras, aos equipamentos e às instalações vinculadas à exploração de sua atividade, bem como a seus registros contábeis.
ter o livre acesso, durante o período de 120 dias, às obras, aos equipamentos e às instalações vinculadas à exploração de sua atividade, bem como a seus registros contábeis.
ter o livre acesso, em qualquer época, às obras, aos equipamentos e às instalações vinculadas à exploração de sua atividade, bem como a seus registros contábeis.
ter o livre acesso, em qualquer época, às obras, aos equipamentos, mas não poderá fiscalizar as instalações vinculadas à exploração de sua atividade, bem como a seus registros contábeis.
ter o acesso, em 1 ano à contar da data obra, aos equipamentos e às instalações vinculadas à exploração de sua atividade, bem como a seus registros contábeis.

Marque a alternativa correta que possui energias alternativas que são substitutas das energias fósseis, oriundas dos hidrocarbonetos:
Gás natural, energia elétrica, carvão, hidrelétrica.
Energia eólica, nuclear, gasolina, carvão e hidrelétrica.
Biocombustíveis, petróleo, gás natural e energia eólica.
Energia eólica, nuclear, elétrica, biocombustíveis, hidroeletricidade.
Energia Elétrica, hidrelétrica, gasolina e gás natural.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Quanto às fases de Upstream, Downstream e Midstream, assinale a alternativa correta sobre o tema:
O Downstream se ocupa com as tarefas logísticas necessárias para transportar os produtos desde a refinaria até os pontos de consumo, enquanto o upstream trata de transporte, distribuição de petróleo e gás natural.
O Midstream engloba o conjunto de operações através das quais as matérias-primas são transformadas em produtos para comercialização (gasolina, GLP etc.), enquanto o Downstream se ocupa das tarefas de exploração de produção de petróleo e gasolina.
O Upstream analisa as atividades de transformação de matéria-prima para a comercialização, contribui para a formação da finalização da cadeia petrolífera e de gás.
A fase de Upstream compreende a exploração, perfuração, produção de petróleo e gás, enquanto o Downstream se ocupa das tarefas logísticas necessárias para transportar os produtos desde a refinaria até os pontos de consumo.
O Upstream compreende o transporte, a distribuição, e o Downstream cuida das atividades exploratórias e de produção de petróleo e gás.

De acordo com as definições legais da Lei nº. 9.478, de 1997, a definição "todo e qualquer hidrocarboneto líquido em seu estado natural, a exemplo do óleo cru e condensado" corresponde ao:
Gás Natural ou Gás.
Reservatório.
Petróleo.
Nitrogênio.
Derivado de Petróleo.

Analise a citação a seguir, sobre cláusula comumente utilizada nos contratos internacionais. "Especialmente nos contratos de longa duração, as circunstâncias podem se modificar de tal maneira no momento da execução a ponto de torná-la anormalmente onerosa e desequilibrada. É preciso prever essas situações de forma especial, mormente se o direito aplicável desconhecer essa fórmula e for extremamente apegado ao contrato-lei. É muito utilizada na indústria petrolífera e em contratos chamados `turn-key´, além da área de construções e infraestrutura. Com essa cláusula, o contrato passa a ter uma válvula de escape, que, acionada, permite a evolução e modificação do que foi pactuado, em vista das novas circunstâncias, mas sem afastar de todo a obrigatoriedade da palavra empenhada." O excerto acima trata da cláusula de
alteração unilateral dos contratos.
hardship.
pacta sunt servanda.
arbitragem.
força maior.

A celebração de contratos de concessão de exploração de jazidas de petróleo e gás natural, entre a Agência Nacional de Petróleo e pessoas jurídicas de direito privado, consiste em modalidade de:
exercício direto de atividade econômica pelo Estado, com fundamento no interesse nacional.
intervenção do Estado no domínio econômico, presente na prática de atos de fiscalização e controle.
concessão de serviço público, titularizado pela União e executado por particular.
concessão de serviço público, que passa a ser titularizado pelo particular por meio do contrato de concessão.
intervenção do Estado no domínio econômico, definida pela regulação da exploração de monopólio público por particular.

Em relação a extinção do compromisso arbitral, é correto afirmar que :
Que não se extingue o compromisso mesmo que haja o falecimento de algum dos árbitros.
Se houver o falecimento de um dos árbitros e uma das partes não designar um substituto, permanece válido o compromisso arbitral.
Haverá a extinção do compromisso arbitral, caso se escusando qualquer dos árbitros, antes de aceitar a nomeação, desde que as partes tenham declarado, expressamente, não aceitar substituto.
Que não se extingue o compromisso arbitral com o falecimento ou se algum arbitro ficar impossibilitado de dar seu voto.
Haverá a extinção do compromisso arbitral quando as partes aceitem um substituto em caso de falecimento ou impossibilidade de um dos árbitros dar seu voto.

A arbitragem é um método de resolução de conflitos à margem estatal, ou seja, paraestatal, sendo assim, as partes podem até fixar que a sentença arbitral será definitiva em caso de conflito. Dessa forma, a arbitragem é um acordo de vontades feito pelos agentes econômicos que têm o condão de vincular as partes a Cláusula de arbitragem prevista no contrato de concessão. Consequentemente, é incorreto afirmar que:
Toda cláusula de arbitragem no Brasil terá obrigatoriamente que utilizar no processo de arbitragem a língua inglesa.
Poderão ser escolhidos três os árbitros, no qual cada parte escolherá um árbitro e os dois árbitros assim escolhidos designarão o terceiro árbitro, que funcionará como presidente.
A qualquer momento, se uma parte considerar que inexistem condições para uma solução amigável de disputa ou controvérsia a que se refere a cláusula, deverá submeter essa disputa ou controvérsia a processo arbitral ad hoc, utilizando como parâmetro as regras estabelecidas no Regulamento da Corte de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional;
A escolha dos árbitros poderá seguir o rito estabelecido no Regulamento da Corte de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional.
A arbitragem é um procedimento à margem do Poder Judiciário e pode ser utilizada na indústria petrolífera, de gás e de energia.

O contrato de transporte marítimo é efetuado entre o transportador (ou condutor ¿carrier¿) e o embarcador (comumente denominado expedidor, remetente ou carregador, ¿shipper¿). Neste contrato é correto afirmar que:
é responsabilidade do embarcador as despesas de frete, acondicionamento da mercadoria e entrega do bem ao transportador.
é responsabilidade do prático as despesas de frete, acondicionamento da mercadoria e entrega do bem ao transportador.
apenas o contratante que embarca as mercadorias, quando resolve retirar as mercadorias é que pagará todas as despesas , frete, tributos, adicional de frete da marinha mercante ao porto, que terá que fazer o reembolso ao transportador.
é responsabilidade do consumidor que está no navio como transportado as despesas de frete, acondicionamento da mercadoria até de outros clientes e entrega do bem ao transportador.
é responsabilidade do comandante contratado das despesas de frete, acondicionamento da mercadoria e entrega do bem ao transportador.

A origem do Prático surge do fato de que a navegação marítima se torna mais delicada e perigosa quando ocorre em áreas restritas, sendo necessário um especialista sob as particularidades locais, ele é um assessor do comandante da embarcação, para auxiliá-lo nas manobras de entrada e saída dos portos e vias navegáveis, bem como na manobra de atracação, desatracação, fundeio, entrada e saída de diques.
Por isso, em relação a responsabilidade do prático, afirma-se que:
Caso haja uma conduta dolosa do prático que cause um dano ambiental, há isenção de sua responsabilidade, apenas responderá o comandante do navio pelo dano.
Quando o erro surge de uma falha profissional do pratico, o mesmo deve ser responsabilizado pelos seus atos de forma subjetiva, desde que haja dolo ou culpa em sua conduta.
Mesmo que haja dolo ou culpa na conduta do prático, este não responde pelos seus atos, ainda que causa dano ambiental ou civil no transporte marítimo.
A responsabilidade do prático é sempre objetiva no danos ao navio na sua atuação assessoramento ao comandante em caso de erro ou falha profissional.
Se houver erro na falha do profissional prático, o mesmo não deve ser responsabilizado pelos seus atos de forma subjetiva, mas apenas objetiva no transporte marítimo em caso de danos ou avarias as cargas.

A ANP ou o órgão fiscalizador competente poderá :
ter acesso restrito em no período de 180 dias às obras, aos equipamentos e às instalações vinculadas à exploração de sua atividade, bem como a seus registros contábeis.
ter o livre acesso, durante o período de 120 dias, às obras, aos equipamentos e às instalações vinculadas à exploração de sua atividade, bem como a seus registros contábeis.
ter o livre acesso, em qualquer época, às obras, aos equipamentos e às instalações vinculadas à exploração de sua atividade, bem como a seus registros contábeis.
ter o livre acesso, em qualquer época, às obras, aos equipamentos, mas não poderá fiscalizar as instalações vinculadas à exploração de sua atividade, bem como a seus registros contábeis.
ter o acesso, em 1 ano à contar da data obra, aos equipamentos e às instalações vinculadas à exploração de sua atividade, bem como a seus registros contábeis.

Marque a alternativa correta que possui energias alternativas que são substitutas das energias fósseis, oriundas dos hidrocarbonetos:
Gás natural, energia elétrica, carvão, hidrelétrica.
Energia eólica, nuclear, gasolina, carvão e hidrelétrica.
Biocombustíveis, petróleo, gás natural e energia eólica.
Energia eólica, nuclear, elétrica, biocombustíveis, hidroeletricidade.
Energia Elétrica, hidrelétrica, gasolina e gás natural.

Prévia do material em texto

26/05/2019 EPS
simulado.estacio.br/alunos/ 1/4
CCJ0074_201509422536 V.1
 
 
Disc.: DIREITO DO PETRÓLEO, GÁS E ENERGIA 
Aluno(a): LUIZ EDUARDO ARAUJO DE OLIVEIRA Matrícula: 201509422536
Acertos: 9,0 de 10,0 Início: 26/05/2019 (Finaliz.)
 
 
1a Questão (Ref.:201509527306) Acerto: 1,0 / 1,0
Quanto às fases de Upstream, Downstream e Midstream, assinale a alternativa correta sobre o tema:
O Downstream se ocupa com as tarefas logísticas necessárias para transportar os produtos desde a refinaria
até os pontos de consumo, enquanto o upstream trata de transporte, distribuição de petróleo e gás natural.
 A fase de Upstream compreende a exploração, perfuração, produção de petróleo e gás, enquanto o
Downstream se ocupa das tarefas logísticas necessárias para transportar os produtos desde a refinaria até os
pontos de consumo.
O Upstream analisa as atividades de transformação de matéria-prima para a comercialização, contribui para a
formação da finalização da cadeia petrolífera e de gás.
O Midstream engloba o conjunto de operações através das quais as matérias-primas são transformadas em
produtos para comercialização (gasolina, GLP etc.), enquanto o Downstream se ocupa das tarefas de
exploração de produção de petróleo e gasolina.
O Upstream compreende o transporte, a distribuição, e o Downstream cuida das atividades exploratórias e de
produção de petróleo e gás.
Respondido em 26/05/2019 21:43:02
 
2a Questão (Ref.:201509527305) Acerto: 1,0 / 1,0
De acordo com as definições legais da Lei nº. 9.478, de 1997, a definição "todo e qualquer hidrocarboneto líquido em
seu estado natural, a exemplo do óleo cru e condensado" corresponde ao:
 Petróleo.
Derivado de Petróleo.
Gás Natural ou Gás.
Reservatório.
Nitrogênio.
Respondido em 26/05/2019 21:55:59
 
3a Questão (Ref.:201512391897) Acerto: 1,0 / 1,0
Analise a citação a seguir, sobre cláusula comumente utilizada nos contratos internacionais. " Especialmente nos
contratos de longa duração, as circunstâncias podem se modificar de tal maneira no momento da execução a ponto
de torná-la anormalmente onerosa e desequilibrada. É preciso prever essas situações de forma especial, mormente
se o direito aplicável desconhecer essa fórmula e for extremamente apegado ao contrato-lei. É muito utilizada na
indústria petrolífera e em contratos chamados `turn-key´, além da área de construções e infraestrutura. Com essa
cláusula, o contrato passa a ter uma válvula de escape, que, acionada, permite a evolução e modificação do que foi
pactuado, em vista das novas circunstâncias, mas sem afastar de todo a obrigatoriedade da palavra empenhada."
ARAUJO, Nadia de. Contratos internacionais. Rio de Janeiro: Renovar, 2009, pp. 319-320. O excerto acima trata da
cláusula de
 hardship.
arbitragem.
força maior.
alteração unilateral dos contratos.
26/05/2019 EPS
simulado.estacio.br/alunos/ 2/4
pacta sunt servanda.
Respondido em 26/05/2019 22:08:05
 
4a Questão (Ref.:201510613947) Acerto: 0,0 / 1,0
A celebração de contratos de concessão de exploração de jazidas de petróleo e gás natural, entre a Agência Nacional
de Petróleo e pessoas jurídicas de direito privado, consiste em modalidade de:
 concessão de serviço público, que passa a ser titularizado pelo particular por meio do contrato de concessão.
 intervenção do Estado no domínio econômico, definida pela regulação da exploração de monopólio público por
particular.
intervenção do Estado no domínio econômico, presente na prática de atos de fiscalização e controle.
exercício direto de atividade econômica pelo Estado, com fundamento no interesse nacional.
concessão de serviço público, titularizado pela União e executado por particular.
Respondido em 26/05/2019 22:00:02
 
5a Questão (Ref.:201510200927) Acerto: 1,0 / 1,0
Em relação a extinção do compromisso arbitral, é correto afirmar que :
Que não se extingue o compromisso mesmo que haja o falecimento de algum dos árbitros.
Haverá a extinção do compromisso arbitral quando as partes aceitem um substituto em caso de falecimento
ou impossibilidade de um dos árbitros dar seu voto.
Que não se extingue o compromisso arbitral com o falecimento ou se algum arbitro ficar impossibilitado de
dar seu voto.
 Haverá a extinção do compromisso arbitral, caso se escusando qualquer dos árbitros, antes de aceitar a
nomeação, desde que as partes tenham declarado, expressamente, não aceitar substituto.
Se houver o falecimento de um dos árbitros e uma das partes não designar um substituto, permanece válido
o compromisso arbitral.
Respondido em 26/05/2019 22:05:32
 
6a Questão (Ref.:201509489690) Acerto: 1,0 / 1,0
A arbitragem é um método de resolução de conflitos à margem estatal, ou seja, paraestatal, sendo assim, as partes
podem até fixar que a sentença arbitral será definitiva em caso de conflito. Dessa forma, a arbitragem é um acordo
de vontades feito pelos agentes econômicos que têm o condão de vincular as partes a Cláusula de arbitragem
prevista no contrato de concessão. Consequentemente, é incorreto afirmar que:
 Toda cláusula de arbitragem no Brasil terá obrigatoriamente que utilizar no processo de arbitragem a língua
inglesa.
Poderão ser escolhidos três os árbitros, no qual cada parte escolherá um árbitro e os dois árbitros assim
escolhidos designarão o terceiro árbitro, que funcionará como presidente.
A qualquer momento, se uma parte considerar que inexistem condições para uma solução amigável de
disputa ou controvérsia a que se refere a cláusula, deverá submeter essa disputa ou controvérsia a processo
arbitral ad hoc, utilizando como parâmetro as regras estabelecidas no Regulamento da Corte de Arbitragem
da Câmara de Comércio Internacional;
A escolha dos árbitros poderá seguir o rito estabelecido no Regulamento da Corte de Arbitragem da Câmara
de Comércio Internacional.
A arbitragem é um procedimento à margem do Poder Judiciário e pode ser utilizada na indústria petrolífera,
de gás e de energia.
Respondido em 26/05/2019 21:45:48
 
7a Questão (Ref.:201510214160) Acerto: 1,0 / 1,0
O contrato de transporte marítimo é efetuado entre o transportador (ou condutor ¿carrier¿) e o embarcador
(comumente denominado expedidor, remetente ou carregador, ¿shipper¿). Neste contrato é correto afirmar que:
 é responsabilidade do embarcador as despesas de frete, acondicionamento da mercadoria e entrega do bem
ao transportador.
é responsabilidade do prático as despesas de frete, acondicionamento da mercadoria e entrega do bem ao
transportador.
apenas o contratante que embarca as mercadorias, quando resolve retirar as mercadorias é que pagará todas
as despesas , frete, tributos, adicional de frete da marinha mercante ao porto, que terá que fazer o
reembolso ao transportador.
26/05/2019 EPS
simulado.estacio.br/alunos/ 3/4
é responsabilidade do consumidor que está no navio como transportado as despesas de frete,
acondicionamento da mercadoria até de outros clientes e entrega do bem ao transportador.
é responsabilidade do comandante contratado das despesas de frete, acondicionamento da mercadoria e
entrega do bem ao transportador.
Respondido em 26/05/2019 21:49:42
 
Gabarito
 Coment.
 
8a Questão (Ref.:201510200951) Acerto: 1,0 / 1,0
A origem do Prático surge do fato de que a navegação marítima se torna mais delicada e perigosa quando ocorre em
áreas restritas, sendo necessário um especialista sob as particularidades locais, ele é ¿um assessor do comandante
da embarcação, para auxilia-lo nas manobras de entrada e saída dos portos e vias navegáveis, bem como na
manobra de atracação, desatracação, fundeio, entrada e saída de diques. Por isso, em relação a responsabilidade do
prático , afirma-se que:
Caso haja uma conduta dolosa do prático que cause um dano ambiental, há isenção de sua responsabilidade,
apenas responderá o comandante do navio pelo dano.
A responsabilidade do prático ésempre objetiva no danos ao navio na sua atuação assessoramento ao
comandante em caso de erro ou falha profissional.
 Quando o erro surge de uma falha profissional do pratico, o mesmo deve ser responsabilizado pelos seus atos
de forma subjetiva, desde que haja dolo ou culpa em sua conduta.
Se houver erro na falha do profissional prático, o mesmo não deve ser responsabilizado pelos seus atos de
forma subjetiva, mas apenas objetiva no transporte marítimo em caso de danos ou avarias as cargas.
Mesmo que haja dolo ou culpa na conduta do prático, este não responde pelos seus atos, ainda que causa
dano ambiental ou civil no transporte marítimo.
Respondido em 26/05/2019 22:10:28
 
9a Questão (Ref.:201510211781) Acerto: 1,0 / 1,0
A ANP ou o órgão fiscalizador competente poderá :
 ter o livre acesso, em qualquer época, às obras, aos equipamentos e às instalações vinculadas à exploração
de sua atividade, bem como a seus registros contábeis.
ter o livre acesso, em qualquer época, às obras, aos equipamentos , mas não poderá fiscalizar as instalações
vinculadas à exploração de sua atividade, bem como a seus registros contábeis.
ter o livre acesso, durante o período de 120 dias, às obras, aos equipamentos e às instalações vinculadas à
exploração de sua atividade, bem como a seus registros contábeis.
ter o acesso, em 1 ano à contar da data obra, aos equipamentos e às instalações vinculadas à exploração de
sua atividade, bem como a seus registros contábeis.
ter acesso restrito em no período de 180 dias às obras, aos equipamentos e às instalações vinculadas à
exploração de sua atividade, bem como a seus registros contábeis.
Respondido em 26/05/2019 22:03:35
 
10a Questão (Ref.:201509602274) Acerto: 1,0 / 1,0
Marque a alternativa correta que possui energias alternativas que são substitutas das energias fósseis, oriundas dos
hidrocarbonetos:
Energia Elétrica, hidrelétrica, gasolina e gás natural.
 Energia eólica, nuclear, elétrica, biocombustíveis, hidroeletricidade.
Gás natural, energia elétrica, carvão, hidrelétrica.
Energia eólica, nuclear, gasolina, carvão e hidrelétrica.
Biocombustíveis, petróleo, gás natural e energia eólica.
Respondido em 26/05/2019 21:53:25
 
 
26/05/2019 EPS
simulado.estacio.br/alunos/ 4/4

Mais conteúdos dessa disciplina