Buscar

estudo-do-movimento-retilc3adneo-uniforme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo do movimento retilíneo uniforme (MRU)
Definição : 
Quando uma partícula executa um movimento com velocidade constante em relação a um determinado referencial, dizemos que ela está em movimento uniforme (MU). Isso significa dizer que o objeto móvel percorre distâncias iguais para intervalos de tempos iguais.
Suponha que você esteja viajando por uma estrada a uma velocidade média de 20 m/s. No primeiro segundo , você percorrerá a distância de 20m; ao passar dois segundos, já terá percorrido 40m; no terceiro segundo, 60 m, e assim por diante. Como você pode ver, a cada segundo que passou, 20m foram percorridos. Observe a figura abaixo que ilustra esse movimento.
Conceitos básicos 
O conceito de referencial também é importante para o estudo do movimento uniforme (MU. Sendo assim, o referencial é um conjunto de corpos fixos que estão em relação a um determinado movimento que é o objeto de estudo.
Ponto de referencia de um veiculo é o ponto utilizado como ponto de partida de um deslocamento (movimento)
Deslocamento para a direita da origem sinal positivo
Deslocamento para a esquerda da origem sinal negativo
Se a velocidade escalar é a mesma em todos instantes, ela coincide com a velocidade média, permitindo-nos escrever a seguinte equação matemática da velocidade:
 V = Vm =ΔS/Δt (I)
Onde: 
ΔS é a variação de posição do corpo: ΔS = S – S0 (II)
Δt é a variação do tempo: Δt = t – t0 (III) 
Este movimento possui duas características que são: Aceleração nula (a=0) e velocidade constante, não-nula, diferente de zero (V≠0). 
A função horária das posições é uma função do primeiro grau. Para determinarmos esta função podemos substituir as equações II e III na equação I que obteremos a seguinte função horária das posições para o movimento uniforme. S = S0 + Vt
Onde:  S é a posição final do móvel;  S0 é a posição inicial; 
t é o tempo;  V é a velocidade. 
Exemplo 
Um ônibus, que se desloca de Santos a São Paulo, está no quilômetro 15 da rodovia e percorre todo trajeto numa velocidade constante de 90Km/h. Calcule a posição que ele estará após 3 horas de viagem percorrida sem variação de velocidade.
Resposta 15 + 90 +90 +90 = 285 km do ponto de referencia (Santos)
 Exercicios de MRU 
Um móvel com velocidade constante percorre uma trajetória retilínea à qual se fixou um eixo de coordenadas. Sabe-se que no instante t0 = 0, a posição do móvel é x0 =100m e, no instante t = 10s, a posição é x = 250m. Determine:
A velocidade do móvel. b. A função da posição. c. A posição nos instantes t = 15s e t = 30s. 
A função horária do espaço de um carro em movimento retilíneo uniforme é dada pela seguinte expressão: S = 100 + 8.t. com v = m/s. Determine: a) Qual a velocidade do veículo b) a distância após percorrer 20 s c) em que instante esse móvel passará pela posição 260m.
Um veículo que está a 20 km do ponto de referencia e desloca com velocidade de 60 km/h no sentido positivo da referencia , tem que equação horária ; Qual a distância que esse veículo percorreu após 5 horas de movimento.

Continue navegando