A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL 1 Controladoria e Teoria Contábil Avançada

Pré-visualização | Página 1 de 1

APOL 1 Controladoria e Teoria Contábil Avançada
Questão 1/5 - Controladoria
A estrutura organizacional de uma organização é relacionada diretamente ao nível de autoridade definida e dos controles implementados. Deste modo a controladoria deve ser estruturada de modo a suportar e atuar em todas as etapas do processo de gestão (planejamento, execução, controle e avaliação), para que que exerça adequadamente sua função de controle
Considerando a estrutura da Controladoria, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A estrutura da controladoria deve estar ligada aos sistemas de informações necessários a gestão nas áreas contábil-fiscal e de planejamento.
PORQUE
II. A área contábil-fiscal é responsável pelas informações societárias e fiscais, e pelas funções de guarda de ativos, tais como demonstrativos a serem publicados, controle patrimonial e seguros, gestão de impostos, controle de inventários etc.
III. A área de planejamento e controle, incorpora a questão orçamentária, com projeções e simulações, custos e a contabilidade por responsabilidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 20.0Questão anulada!
	
	A
	As asserções I, II e III são proposições verdadeiras, e a III é uma justificativa correta da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a III não é uma justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II e III são justificativas da I.
Você acertou!
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), pois conforme exposto no material, a controladoria é estruturada sobre o sistema de informações contábil-fiscal e de planejamento. (Rota 2, tema 4, página 19-21).
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II e III é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - Controladoria
A controladoria tem uma missão muito específica, cumprir os objetivos, com vistas a assegurar a eficácia da empresa por meio da otimização de seus
resultados. 
Considerando a missão da Controladoria, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Para que a missão seja cumprida adequadamente, os objetivos da controladoria devem ser claros e viáveis.
PORQUE
II. Os objetivos devem promover a eficácia operacional, a viabilização da gestão econômica e promover a integração das áreas de responsabilidades. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Você acertou!
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois conforme exposto no material, observa-se a relação direta da missão da controladoria por meio dos objetivos, afim de promover a eficácia operacional, viabilizando e promovendo a integração das áreas de responsabilidades (Rota 2, tema 4, página 19).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/5 - Controladoria
O planejamento é a função administrativa mais básica da gestão organizacional, e o modo como é desempenhada determina o sucesso de todas as operações. Assim, planejar significa decidir antecipadamente, independentemente do horizonte temporal e do nível de formalização e participação em que isso se verifique.
Desse modo, planejar as características desejadas de um planejamento consistem, identifique a resposta incorreta.
Nota: 20.0
	
	A
	O planejamento antecede as operações, de modo que a execução operacional deve ser compatível com o que foi estabelecido.
	
	B
	O planejamento deve ser um processo dinâmico, associado ao controle permanente, para poder se adaptar às mudanças ambientais
	
	C
	O planejamento nem sempre é expresso ou difundido em uma empresa, no entanto, se a empresa não o tem formalizado ou declarado, este, não interfere no sucesso uma empresa.
Você acertou!
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta incorreta é a (c), pois conforme exposto no material, o planejamento empresarial existe em uma empresa, mesmo que seja no campo das ideias de seus proprietários, no entanto é de fundamental importância para   (Rota 2, tema 5, páginas 21).
	
	D
	O planejamento tende a reduzir as incertezas e, consequentemente, os riscos envolvidos no processo decisório
	
	E
	o planejamento serve para a avaliação de desempenho da empresa e das diversas áreas.
Questão 4/5 - Teoria Contábil Avançada
Em uma relação contratual entre agente e principal, a Teoria da Agência pressupõe a existência de conflitos. Diante desse cenário, escolha a alternativa que melhor represente a colisão de interesses entre esses dois participantes de uma relação contratual.
Nota: 0.0
	
	A
	Os proprietário da empresas, bem como os seus administradores, irão buscar maximizar os resultados, sempre zelando prioritariamente pelos interesses dos indivíduos que detém o capital.
	
	B
	Sempre que observada uma colisão de interesses entre o proprietário empresarial e o seu administrador, ocorrerá o rompimento contratual, haja vista a existência de uma hierarquia entre essas duas partes.
	
	C
	O proprietário da organização irá direcionar os esforços para que a sua empresa traga benefícios sociais positivos para a população, mesmo que em detrimento do resultado econômico.
	
	D
	Os gestores tomarão decisões que tragam benefícios diretos ou indiretos para si, mesmo que em detrimento dos interesses do proprietário da organização.
Resposta: D
De acordo com a Teoria da Agência, tanto o agente como o principal, tentarão maximizar os seus resultados. O conflito ocorre quando o administrador toma decisões para benefício próprio, mesmo que detrimento dos interesses do proprietário da empresa (Tema 3, página 7)
	
	E
	O administrador da empresa irá obedecer integralmente ao proprietário, mesmo que essa ação tenha um resultado negativo para suas finanças. O importante nessa relação é a manutenção da ética e da transparência.
Questão 5/5 - Teoria Contábil Avançada
A empresa Alfa, ciente dos problemas de agência existente entre o principal e o agente, resolve contratar os serviços de um conceituado escritório de auditoria, que irá dar um parecer sobre os elementos contabilizados. À luz da Teoria da Agência, como podemos conceituar o montante financeiro despendido com a prestação desse serviço de auditoria?
Nota: 20.0
	
	A
	Custos de agência – monitoramento, uma vez que recursos estão sendo despendidos para monitoramento do comportamento dos agentes.
Você acertou!
Resposta: A
De acordo com a Teoria da Agência, os custos de agência de monitoramento decorrem da necessidade de acompanhamento do comportamento dos agentes. Dentre essas possibilidades, está os custos de auditoria (Tema 4, página 10).
	
	B
	Receitas de agência – monitoramento, já que a auditoria trará benefícios para empresa, principalmente no quesito transparência.
	
	C
	Custos de agência – perda residual, onde procura-se garantir que as ações do agente sempre serão direcionadas para os interesses do principal.
	
	D
	Perdas de agência – auditoria, onde gasta-se com auditoria para que ter uma certeza absoluta das ações dos administradores.
	
	E
	Custos de agência – contábeis, pois a auditoria somente pode ser empregada como um mecanismo que testifique sobre a obediência dos padrões aceitos pela Receita Federal do Brasil.