Buscar

UNIVERSIDADE PAULISTA - ED PARCIAL CRIANÇA ADOLESCENTE IDOSO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
ESTUDO DISCIPLINAR DE DIREITO DA CRIANÇA, ADOLESCENTE E ESTATUTO DO IDOSO
MODULO 9
SOROCABA
2019
QUESTÕES
Exercício 1
Fernando e Aline são casados há 15 anos. Dona Maria, mãe de Fernando - uma senhora de 82 anos, compleno domínio de suas faculdades mentais, morava com o casal até poucos meses atrás, quando seu quadro hipertensivose agravou e se fez necessário seu acompanhamento médico constante. Aline, que já havia se desentendido com Dona Maria algumas vezes, viu na condição médica da sogra uma oportunidade de interna-la m uma instituição de longa permanência. Fernando, ciente dos riscos decorrentes do quadro clínico da mãe, bem como de sua impossibilidade financeira para contratar assistência médica permanente, aceitou a idéia de discutirem com Dona Maria a possibilidade de internação. Esta - apesar de não gostar da idéia, entendeu os argumentos do filho e do médio e, por fim, aceitou mudar-se para uma casa de repouso - o que também lhe materia longe da nora que já havia lhe agredido fisicamente. Chegando à instituição, foram recebidos pelo administradoe e pela psicóloga. Assinaram um contrato entre Dona Maria e a casa de repouso - onde todas as obrigações da casa e os valores ficaram acertados. Todos tinham conhecimento deste contrato e de seus termos. Durante a primeira semana de internação, o médico da casa trocou os remédios de Dona Maria e esta negousse a tomar a medicação, alegando que em situações anteriores - estas medicações lhe causaram mal estar. Dona Maria pediu que a medicação anterior fosse mantida e o médico aceitou. Um mês após a internação, Dona Maria foi visitar o filho e a nora. Quando voltou, a psicóloga notou marcas de queimadura em seus braços. Ao ser questionada, a senhora falou que tais fatos não diziam respeito à psicóloga, pois era problema de família.
Com base no caso descrito, é incorreto afirmar que, à luz das determniações  do Estatuto do Idoso: 
A) A instauração do processo criminal para apuração de maus-tratos assegura,
legalmente, prioridade à sua tramitação.
B ) A instituição observou todas as obrigações legais determinadas pelo Estatuto do Idoso.
C ) A psicóloga é o brigada a comunicar sua suspeita de maus - tratos a uma autoridade policial, ao Ministério Público ou ao Conselho Do Idoso do município.
D ) Dona Maria tem assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que acredita ser-lhe mais favorável.
E) Famílias que abandonam idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa.
A resposta correta é a “B”
Justificativa: O Estatuto d o Idoso também regula as instituições que abrigam e oferecem cuidados a os idosos, sendo assim, estes órgãos têm o de ver de se atentar a todos os casos de suspeita de violência praticada contra idosos e tomar as devidas providências. Vale ressaltar que violência vai além d e atos físicos, sendo assim, negligenciar e omitir atos violadores também será considerado infração , não condizendo com as determinações do Estatuto.
Exercício 2
Quando vemos a questão da criança e do adolescente, principalmente no que se refere ao abandono e ao adolescente em conflito com a lei, demostra que a sociedade precisa repensar o papel da família na formação das pessoas. Ela reproduz em seu interior a cultura e as relações sociais. O que não devemos considerar em relação à família: 
As expressões de raiva e amor são reguladas pelos pais, principalmente quando estabelecem um limite para brigas, ofensas e agressões físicas.
O vínculo afetivo é condição para o crescimento e desenvolvimento global da criança, não havendo possibilidade de sobrevivência psíquica saudável sem as relações interpessoais.
A família será sempre a representação real de proteção e cuidados, sendo a violência dos pais em relação aos filhos um mito da violência doméstica.
O papel da família, a importância para a formação da criança e os direitos desta foram descritos em lei, devido a sua grande importância na vida do sujeito.
Na família há uma complexidade e riqueza de processos sociais e psicológicos que nela se procuram e que tem papel importante na vida do indivíduo.
Resposta correta “C”
Justificativa: A violência doméstica contra crianças e adolescentes representa todo ato de omissão, praticados por pais, parentes ou responsáveis, contra crianças
e/ou adolescentes que – sendo capaz de causar dano físico, sexual e/ou
psicológico à vítima – implica, de um lado uma transgressão do poder/ dever de proteção do adulto e, de outro, uma coisificação da infância, isto é, uma negação do direito que crianças e adolescentes têm de ser tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento.
Exercício 3:
Escolha a alternativa correta sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA:
O ECA é uma legislação que os psicólogos jurídicos das Varas da Infância e da Juventude podem utilizar, mas não é indispensável.
A promulgação do ECA ocorreu num momento em que o Brasil se constituía nua Estado de Direito, por esta razão, no que se refere à infância e juventude, é garantido ao Estado o direito de tornar crianças e adolescentes objetos de sua intervenção.
O Código de Menores fundamenta-se numa concepção de infância e juventude divergente daquela adotada no ECA.
O Poder público, a comunidade e a sociedade em geral são responsáveis por garantir, prioritariamente, os direitos da criança desde necessidades básicas como alimentação, saúde e educação até o direito de viver em família e comunidade. À família apenas cabe ser o objeto de intervenção estatal a fim de garantir estes direitos.
O profissional da psicologia atuante em outras áreas, deparando-se com situações nas quais os direitos da criança e do adolescente são violados, lhe é facultativa a denúncia de maus-tratos/assédio – pois o mesmo deve considerar as questões que envolve o sigilo, bem como sua integridade física.
Resposta correta é “C”
Justificativa: Pelo antigo código, o menor ao cometer uma infração teria como consequência as medidas judiciais cabíveis, desta forma trazia-se o menor para a esfera do comum, igualando seus atos ao de outros entes que não possuíam as suas peculiaridades, com	tal	atitude, ignorava-se que	o	jovem possui particularidades geradas pela fase de transformação e estruturação do caráter pela qual estão passando, assim sendo, seu tratamento deve ser diferenciado, levando em conta todos os fatores variáveis que os cercam; Com o ECA o jovem passa ter reconhecido seus direitos, principalmente o de um tratamento diferenciado devido ao momento que vive, suas particularidades e individualidades passam a ser reconhecidas, o objetivo agora é conduzir, educar, readaptar e preparar o menor.
Exercício 4:
Promulgado em 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) - é considerado um documento exemplar de direitos humanos, concebido a partir do debat e de ideias e da participação de vários segmentos sociais envolvidos com a causa da infâ ncia no Brasil. Quanto ao ECA, julgue os itens abaixo:
O reconhecimento pela sociedade moderna de que a criança e o adolescente são detentores de direitos inalienáveis, inerentes à pessoa humana, é, consequência do inexorável amadurecimento qualitativo da humanidade e da sociedade brasileira.
A lei 8069/90 protege o adolescente em conflito com a lei ao sobrepor- se à autoridade dos pais e professores
O ECA é fruto de uma passagem de uma legislação de princípios autoritários e representativos a uma legislação de princípios democráticos
O ECA privilegia os direitos das crianças e dos adolescentes e não só deveres, sendo o Brasil um país sem condições de implementá-lo
Fruto da luta da sociedade pelos direitos infanto-juvenis, o ECA garante que todas as crianças e os adolescentes, independente decor, raça ou classe social, sejam tratados como cidadãos.
Está correto:
Apenas alternativa II
 Apenas as alternativas I, III e V
Apenas as alternativas II e IV
Apenas as alternativas I, II e IV
Apenas as alternativas I, II e III
Resposta correta é “B”
Justificativa: As disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) surgiram em decorrência das mudanças sócio-históricas da sociedade brasileira. Passando de um referencial autoritário em lidar com essas questões, para um modelo de legislação com ideologias democráticas, de forma a compreender um novo olhar em relação aos direitos e deveres das crianças e adolescentes. É importante salientar que essa estruturação é fundamental, de forma a assegurar o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, concernente à pessoa humana.

Continue navegando