Buscar

GST0432_AVS_» ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GST0432_AVS_» ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
	 1a Questão (Ref.: 201302147973)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Considerando os parâmetros dos sistemas de informação, em que o insumo (input) é a força de arranque ou de partida do sistema, que fornece o material ou energia para a operação do sistema, cite os demais parâmetros.
		
	
Resposta: entrada, processamento, saida, retroalimentação(feedback) e arquivamento em banco de dados.
	
Gabarito: Além do insumo (input), os demais parâmetros dos sistemas são: Saída ou produto ou resultado (output); Processamento ou processador ou transformador: Retroação, retroalimentação ou retroinformação (feedback); Ambiente.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Veja o gabarito.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301945137)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Defina SIG explicando a sua importância, função para as organizações e suas entradas e saídas.
		
	
Resposta: Sistema de Informação Gerencial ajuda a administração a atingir suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operaçôes da empresa,de modo a melhorar o controle, a organização e o planejamento. Nele por exemplo um gerente de uma loja de sapatos pode ver quantos sapatos foram vendidos pelos vendedores nos ultimos 10 dias, dando a ele a possibilidade de traçar uma estrategia para ampliar o que esta sendo mais vendido ou focar no que não está sendo vendido.
	
Gabarito: O aluno deverá expor as características, importância, entradas internas e externas dos dados e os tipos de relatórios gerados. Relatando também a importância para o apoio aos Administradores na tomada de decisão.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Veja o gabarito.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301936757)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Se uma empresa utiliza a internet para permitir que pessoas e seus membros em diferentes locais trabalhem juntos como uma equipe virtual, ela está utilizando a Internet para apoiar:
		
	
	Troca Eletrônica de Documentos (EDI).
	
	O gerenciamento de recursos humanos.
	
	Alianças comerciais estratégicas.
	
	O comércio eletrônico.
	 
	A comunicação e colaboração nas empresas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302070722)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em qualquer tipo de Sistema de Informação podemos identificar cinco componentes em ação São eles: pessoas, hardware, software, dados e redes. Quando nos referimos ao grupo que projeta os sistemas com base nas necessidades de informação dos usuários finais, e que de softwares criam programas para computador com base nas especificações dos analistas e os operadores de sistema, estamos nos referindo a:
		
	
	redes
	
	software
	 
	pessoas
	
	hardware
	
	dados
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302070664)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação as atividades básicas de processamento de informações assinale a alternativa correta:
		
	
	O processamento sempre funciona sem o feedback
	
	Resultados são conseguidos independentemente do processo;
	
	O controle é dispensável em um sistema;
	 
	O processamento utiliza os insumos no processo de transformação.
	
	Os insumos fornecem feedback ao resultado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302070831)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hoje em dia toda organização, que queira competir com vantagem, necessita de sistemas de informação empresarial que satisfaçam as suas necessidades e que auxiliem com que esta se destaque das demais no mercado. Em relação as funções e aplicações de SI nas organizações podemos afirmar que um papel deles é:
		
	
	reduzir capacidade de operações;
	
	impedir a obtenção de participação no mercado
	
	evitar a tomada de deciões;
	
	Aumentar custos;
	 
	Suporte na tomada de decisões;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301938163)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Buscando obter maior conectividade e velocidade de transmissão de dados, a empresa Alfa, uma das maiores livrarias do país, implantou recentemente uma intranet. A respeito dessa implantação, é CORRETO afirmar que a empresa (ENADE 2009):
		
	
	criou uma rede de comunicação para realizar comércio eletrônico com seus cliente sem restrição de horário.
	
	gerou uma rede de comunicação que permite a troca de informações referentes a pedidos e dados financeiros com os seus fornecedores.
	
	implantou um servidor para conexão com outros servidores de internet, que dá a ela a possibilidade de obter processamento distribuído.
	
	criou uma rede de comunicação que permite a integração com sua cadeia de suprimentos, ao possibilitar a interconexão com fornecedores e clientes.
	 
	implantou uma rede local privativa, com funcionalidades similares à da internet, que dará suporte à comunicação, ao gerenciamento e ao planejamento dos seus negócios.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301945104)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O desempenho organizacional da empresa Persinex Ltda. depende cada vez mais de um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) bem estruturado, com capacidade de processamento de informações e de dados, a fim de garantir sua efetiva utilidade aos diversos processos administrativos. Para administração da empresa, o SIG é particularmente importante em virtude de:
		
	
	Possibilitar a avaliação das informações e dos dados inerentes à horizontalização e verticalização estratégicas da empresa.
	
	Determinar o fechamento dos dados e das informações específicas dos balanços patrimoniais da empresa a tempo de serem avaliados gerencialmente antes do processo de auditoria externa.
	 
	Ajudar a organização a atingir suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações da empresa, de modo a melhorar o controle, a organização e o planejamento.
	
	Incrementar as informações e dados favoráveis à rotatividade organizacional, possibilitando a diminuição do quadro funcional da área de informática da empresa.
	
	Sugerir um redesenho organizacional que possibilite a melhor avaliação do seu potencial de crescimento, visando a um aumento de mercado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302137337)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um sistema especialista é a aplicação da inteligência artificial, representada por softwares que simulam o comportamento de uma pessoa especialista (em determinado assunto) para a solução de problemas. Os sistemas especialistas são compostos de três elementos: base de conhecimento, conjunto de regras e motor de inferência.
Nesse contexto, avalie as afirmações seguintes:
I. Base de conhecimento (memória de trabalho): conjunto de dados e informações, previamente coletados sobre um campo ou área de conhecimento, e um conjunto de regras e métodos analíticos empregados para chegar-se à descoberta ou à resolução de problemas (heurísticas). Exemplo: um sistema especialista médico incluirá aqui as informações sobre várias doenças e distúrbios bem como os seus sintomas e prováveis causas.
II. Conjunto de regras (base de regras): consiste numa série de regras ou relações usadas para ajudar na tomada de melhores decisões. Exemplo: no sistema especialista médico, uma das condições/regras seria "se existem certos sintomas, um diagnóstico específico é feito com a prescrição de um tratamento".
III. Mecanismo ou motor de inferência: é o mecanismo que realiza o processamento em um sistema especialista, onde podemos observar os dados, as informações e os relacionamentos contidos na base de conhecimento/memória de trabalho sendo comparados (processados), via regras, de modo a fornecer respostas, previsões e sugestões do mesmo modo como uma pessoa especialista (em uma área de conhecimento) faria.
São verdadeiras somente as afirmações:
		
	
	I E II.
	
	I E III.
	
	II E III.
	 
	I, II E III.
	
	NENHUMA.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302469817)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alguns métodos de segurança utilizados nas transaçõeseletrônicas incluem a Criptografia, o Protocolo SSL e Firewall
Relacione as colunas abaixo e indique a sequencia correta.
I - Criptografia
II - Protocolo SSL
III - Firewall
 (   ) permitem o alcance da autenticidade, da integridade e da confidencialidade, uma vez que utiliza a criptografia para implementar a segurança utilizando Autenticação através da utilização de certificados, Algoritmos de troca de chaves de sessão, Cifração, Verificação de integridade;
 (   ) é o mecanismo básico para se prover segurança em uma rede de computadores. Fornece as ferramentas básicas para satisfazer os requisitos de autenticidade, integridade e confidencialidade exigidos.
 (   ) é configurado especificamente para proteger um site de protocolos e serviços danosos
		
	 
	Protocolo SSL - Criptografia - Firewall
	
	Firewall - Protocolo SSL - Criptografia
	
	Firewall - Criptografia - Protocolo SSL -
	
	Criptografia - Firewall - Protocolo SSL
	
	Criptografia - Protocolo SSL - Firewall

Continue navegando