Buscar

Resumo Capítulo 23 Dalgalarrondo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
 CAMPUS SANTOS – RANGEL
 GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
 PSICOPATOLOGIA GERAL
 Profª Andrea
 Daví Gomes de Almeida Junior – C810DI0 
 ATIVIDADE: RESUMO DALGALARRONDO CAP 23
 Este capítulo tem como objetivo definir a inteligência e suas principais alterações. A inteligência é o conjunto cognitivo do indivíduo, resultado final dos processos intelectivos. Jean Piaget através de seus estudos definiu que a inteligência não pode ser apenas herdada ou aprendida, seu modelo construtivista via um ser humano desenvolvendo suas potencialidades com auxílio do ambiente e outros indivíduos.
Sua teoria descreveu um processo de maturação da inteligência através de estágios sucessivos, sendo estes: período sensório-motor (0-2 anos), pré-operatório (2-7 anos), operatório-concreto (7-12 anos) e operatório formal (12 anos em diante). No período sensório motor estão desenvolvendo capacidades motoras, através da imitação a cognição tem seu início e há predominância de egocentrismo, pois ainda não existe separação eu-mundo. No período pré-operatório a linguagem, capacidade de simbolização e relações pessoais são iniciadas, a lógica surge porém cheia de lacunas. O período operatório-concreto é marcado pela capacidade de pensar logicamente sobre números, classes e relações, uma evolução das capacidades interpessoais com o surgimento do sentido de cooperação. O período operatório-formal apresenta a conquista do pensamento abstrato e capacidades simbólicas gerais.
 Nos estudos sobre os tipos de inteligência foram criados dois modelos para definição: inteligência geral e inteligência múltipla, o primeiro descrevendo um fator geral para a inteligência, no segundo se dividiu em alguns aspectos específicos para a mesma. As principais inteligências específicas na teoria das inteligências múltiplas são: inteligência social, intrapessoal e emocional, o primeiro utilizando a cognição para compreender os contextos sociais, o segundo para compreender a si mesmo de forma precisa, capacitando o indivíduo para se relacionar com outros, já no último diz da capacidade de processamento de informações emocionais.
O retardo mental é a principal alteração na inteligência, ele possui quatro graus: leve, moderado, grave e profundo, se define como processo interrompido no desenvolvimento cognitivo. O retardado leve se caracteriza por pontuação de QI entre 50 e 69, os indivíduos tem demora para a aquisição da fala, podem ter problemas na leitura e escrita mas conseguem realizar atividades básicas. O retardo mental moderado apresenta pontuação entre 35 e 49 de QI, se caracteriza pelo desenvolvimento neuropsicomotor, linguagem e compreensão incompletos. O retardo mental grave tem pontuação entre 20 e 34 de QI, seus principais problemas são: desenvolvimento neurospsicologico e motor, havendo em alguns casos ausência completa da fala. O retardo mental profundo é definido nos indivíduos que tem escore abaixo de 20 nos testes de QI, ausência da fala, controle dos esfíncteres, motores e incapacidade de entender comando simples sãos as principais alterações, portanto estes indivíduos acabam sendo mantidos numa vida de leito, recebendo cuidado de terceiros.

Outros materiais