Buscar

2- Sistema Nervoso

Prévia do material em texto

Sistema Nervoso:
O sistema nervoso é composto por uma rede de unidades celulares denominas neurônios.
- Neurônios:
São divididos em 3 partes: os dendritos, o axônio e corpo celular.
Além destas 3 principais partes, o neurônio possui a Bainha de Mielina. Essa célula envoltória forma dobras múltiplas e em espiral em torno do axônio. Ao conjunto dessas dobras múltiplas denominamos como bainha de mielina e as fibras são chamadas de fibras nervosas mielínicas. Sua função é de proteger o axônio. Além disso, ela também acelera a velocidade da condução do impulso nervoso. A bainha de mielina não é contínua, pois ela apresenta intervalos reguladores, chamados de Nódulos de Ranvier.
- Impulso Nervoso:
Processo de envio de informação de natureza eletroquímica.
Etapa do Repouso: diferença de concentração entre os íons de Na+ e K+, assim essa diferença de concentração leva a ter uma diferença de potencial (-70mV). Entretanto, naturalmente, haveria a busca de isotonicidade (equilíbrio das concentrações), mas a diferença de concentração é mantida a força, ou seja, há o gasto de ATP.
Na+ (Ext.) > Na+ (Int.)
K+ (Ext.) < K+ (Int.)
Etapa da Despolarização: ultrapassa-se o limite de excitação (-50mV), ou seja, caso não se ultrapasse o limite, não haverá a transmissão (Lei de Tudo ou Nada). Como consequência há a abertura dos canais de Na+.
Etapa da Repolarização: com a entrada de Na+, há a saída de K+ pelos canais.
Etapa do Novo Repouso: as bombas de Na+/K+ evitam a hiperpolarização. Desta forma, as bombas reestabelecem o perfil de -70mV do Repouso.
- Sinapse:
É a liberação de vesículas de mediadores químicos (neurotransmissor) nas fendas sinápticas.
- Arco Reflexivo:
Sistema Nervoso Central:
Compreende o encéfalo (o cérebro, o cerebelo e o tronco) a medula espinhal.
O sistema nervoso periférico compreende os nervos cranianos e raquidianos.
Os neurônios que conduzem os impulsos até o SNC são denominados de neurônios aferentes ou sensitivos. Aqueles que conduzem do SNC são denominados como neurônios eferentes ou motores.
Sistema Nervoso Autônomo: involuntário.
Trata-se de um sistema essencialmente efetor, que regula e coordena, total ou parcialmente, a pressão arterial, temperatura, contração muscular das vísceras, batimentos e outras atividades involuntárias em nosso corpo. É principalmente controlado pelo hipotálamo.
É divido em simpático (permite o corpo a responder situações de alerta e stress – adrenalina) e parassimpático (responsável por responder situações de calma – acetilcolina).

Continue navegando

Outros materiais