Buscar

resumo estudos de impactos ambientais.

Prévia do material em texto

DEFINIÇOES DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL
O impacto ambiental é uma alteração física ou funcional em qualquer dos componentes ambientais, e essas alterações pode ser qualificada ou quantificada, pode ser favorável ou desfavorável ao ecossistema ou a sociedade humana.
O estudo de impacto ambiental segundo Munn (1975), é uma atividade com o objetivo de identificar e predizer o impacto, no ambiente, suade publica, propostas legislativa, programa de desenvolvimento, projetos e etc. já segundo Lash et al. (1974), o estudo de impacto ambienta e um processo de realizar estudos preditivos sobre uma ação, analisar e avaliar seus resultados.
Antes de se iniciar um estudo de impacto ambiental, é necessário verificar se o projeto em consideração, pode induzir impactos relevantes. para isso pode se utilizar a medologia do batelle 1978, avaliação de áreas sensíveis 
Artigo 1º - Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
I - A saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II - As atividades sociais e econômicas;
III - A biota;
IV - As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V - A qualidade dos recursos ambientais.
Segundo Clark 1977 EIA é o estudo de um ciclo de eventos, interligados numa cadeia de causas e efeitos que decorrem de necessidades humanas. Já segundo UNEP, 1987 o estudo de impacto ambiental é uma análise e avaliação de atividades planejadas, com vista a assegurara um desenvolvimento não impactante e sustentável.
O estudo de impacto ambiental é uma área da ecologia aplicada, mas, com frequência, tem misturado questões morrais e políticas com questões cientificas (Rosemberg el al, 1981). As características básicas de um eia são:
É um estudo de cura a média duração e multidisplinar;
Cobre geralmente arre geograficamente extensas, envolvendo muitos pesquisadores, técnicos etc;
Envolve vários níveis de governo, universidade, firmas de consultorias etc.
É, por natureza, orientando para a resolução de problemas; é relativo e ad-hoe;
As informações que produz tem grande chance de serem utilizadas para a solução de questões ambientais.
Há dois grandes tipos de impactos ambientais; os impactos ambientais diretos e os indiretos de uma dada ação. Os impactos ambientais diretos são modificações ambientais que exibem uma relação inicial, de primeira ordem, com um fator importante. Os impactos que atuam através de serie de componentes intermediários do ambiente físico e biológico, são denominados de indiretos.
O EIA é exatamente valioso, por contribuir para uma maior informação imparcial sobre um determinado projeto, permitindo que o publico possa orientar mais corretamente sua posição em relação ao mesmo, com menos emotividade sabendo eliminar a influencia tanto de grupos políticos como de grupos econômico. Pátra se decidir se é necessário ou não elabora um EIA, devemos preliminarmente:
Estabelecer que tipos de ações contidas no projeto induzem potencialmente efeitos ambientais;
Em cada uma dessas ações que aspectos ambientais estarão envolvidos; 
Identificar, que informação necessitamos obter sobre aqueles efeitos ambientais e como as iremos obter;
Estabelecer, com base no obtido nos itens anteriores, como se tomara a decisão sobre aceitabilidade do projeto.
Se consideramos planejamento como sendo a localização racional, ou a exploração de recurso visando benefício ao homem a curto e a longo prazos, é fácil verificar que o EIA deve ser componente, dos mais importantes, daquele planejamento.

Continue navegando