Buscar

Estudo dirigido sobre movimentos involuntários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido sobre movimentos involuntários.
Prezados alunos, definam os movimentos involuntários descritos abaixo, apontando a área de lesão do SNC envolvida. Devem ser respondidos em arquivo eletrônico e anexado neste canal de comunicação.
1 - Clônus:
2- Atetose:
3- Coréia:
4- Ataxia:
5- Tremor de intensão:
6- Tremor senil:
7- tremor essencial:
8 - Tiques:
9 - Distonias:
10 - sincinesias:
Clonus é uma série de contrações musculares involuntárias devido a um estiramento súbito do músculo. O clonus é um sinal de algumas condições neurológicas. Associa-se com espasticidade e reflexos tendinosos aumentados em doenças que afetam o trato corticospinal. É mais facilmente demonstrado pela dorsiflexão forçada do tornozelo; que revela uma série de movimentos rítmicas de pequena a moderada amplitude.
Atetose ou simplesmente movimentos involuntários anormais é um sintoma neuromotor caracterizado pelo movimento lento, involuntário, contorcido e com tremor dos dedos, mãos, pés e, em alguns casos, braços, pernas, pescoço e língua. As lesões no cérebro são mais frequentemente associadas com esse sintoma, são as do corpo estriado, parte importante dos núcleos da base. Este sintoma pode ocorrer isoladamente, mas geralmente é acompanhado por sintomas de paralisia cerebral, um dos causadores dessa doença.
Coréia é uma síndrome caracterizada por movimentos involuntários arrítmicos, rápidos, abruptos, não repetitivos no tempo e com distribuição variável, preferentemente distal. De um modo geral, pode-se dizer que a Coréia é um distúrbio decorrente de anormalidade no funcionamento dos gânglios da base.
Ataxia é descrita como a perda do controle muscular durante movimentos voluntários, como andar ou pegar objetos. Sintoma de uma condição subjacente, a ataxia pode afetar a fala, movimentos dos olhos, de engolir e outros músculos do corpo. Dano, degeneração ou perda de células nervosas do cerebelo, parte do cérebro que controla a coordenação muscular, resulta em ataxia
TREMOR DE INTENÇÃO Este tremor ocorre durante um movimento intencional, como estender a mão para pegar um objeto. As pessoas podem errar o objeto por causa do tremor. Os tremores de intenção pioram quando as pessoas chegam perto do objeto desejado. Esses tremores são relativamente lentos e largos. Podem ser resultantes de lesões ao cerebelo, a parte do cérebro responsável pelo equilíbrio e pela coordenação. Assim, o tremor cerebelar e o de intenção podem ser usados como sinônimos
TREMOR SENIL
Na velhice alem do tremor que ocorre na moléstia de Parkinson há um tipo de tremor denominado essencial ou senil. Este tipo de tremor ocorre principalmente em idades superiores a 70 anos, sendo frequente a característica familiar e predomina nas mãos. É um tremor benigno, não relacionado a qualquer patologia, se diferenciando do tremor do Parkinson por atingir as duas mãos e não se acentuar durante o repouso. Qualquer tipo de tremor piora com a emoção, com o estado de ansiedade. Desta maneira os exercícios físicos e o relaxamento muscular devem sempre fazer parte do tratamento.
Tremor essencial
O tremor essencial é decorrente de um problema no sistema nervoso. A causa é incerta, mas o tremor geralmente ocorre em famílias. O tremor lentamente se torna mais evidente, conforme a pessoa envelhece. Por isso, às vezes, é incorretamente chamado de tremor senil. O tremor geralmente envolve os braços e as mãos e, às vezes, afeta a cabeça. Quando afeta a cabeça, pode parecer que as pessoas estão fazendo sim ou não. Esses tremores geralmente pioram ao tentar manter um membro esticado (contra a gravidade) ou ao mover um membro.
Normalmente, o tremor essencial permanece moderado. Entretanto, pode ser problemático e embaraçoso. Afeta a escrita à mão e dificulta o uso de utensílios. Em alguns indivíduos, o tremor piora com o decorrer do tempo, resultando por fim em incapacidade. Os sintomas podem lembrar os da doença de Parkinson e, às vezes, o tremor essencial é diagnosticado erroneamente dado como Parkinson. Raramente, pessoas apresentam doença de Parkinson e tremor essencial.
O tremor essencial resulta da comunicação falha entre certas áreas do cérebro, incluindo o cerebelo, tálamo e tronco encefálico. A causa do tremor essencial é desconhecida, mas há provas de que para algumas pessoas o distúrbio é genético.
8- Tiques são definidos como movimentos musculares súbitos, rápidos, repetitivos e não rítmicos, incluindo sons ou vocalizações. A síndrome de Tourette é diagnosticada depois que as pessoas tem tiques vocais e motores por mais de 1 ano. A ocorrência dos tiques esta relacionada com a falha em um dos circuitos cerebrais devido a alterações genéticas , o que faz com que haja maior produção de dopamina, estimulando as contrações involuntárias de músculos. 
Distonia é caracterizada por contrações musculares involuntárias de longa duração (contínua) que podem forçar as pessoas a posições anormais, por exemplo, fazendo com que todo o corpo, o tronco, os membros ou o pescoço se torçam. A causa da distonia parece ser uma hiperatividade em várias zonas do cérebro – nos gânglios basais, no tálamo, no cerebelo e no córtex cerebral.
Sincinesias Movimento involuntário produzido em um membro paralisado quando se move o membro oposto. A sincinesia pode ser observada em certas paralisias unilaterais . Síndrome do segundo neurônio motor.

Continue navegando