Logo Passei Direto
Buscar

Historia da América prova FINAL III OBJETIVA

User badge image
Maykon Pereira

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A navegação por mares desconhecidos restringia o comércio, além de cercar o imaginário europeu com mitos e contos sobre monstros marítimos e desaparecimentos de embarcações. Os primeiros países a navegarem por mares desconhecidos foram Portugal e Espanha. Este desbravamento proporcionou o contato com novas culturas, ampliando a visão cultural e econômica destes países. Sobre os motivos que levaram estes dois países a iniciarem as navegações, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Havia a necessidade de procura de novos caminhos para atingir o Oriente, buscando novas parcerias comerciais que fossem lucrativas tanto para Portugal e Espanha quanto para o Oriente.
II- A procura de novos caminhos para atingir o Oriente, buscando metais preciosos para a produção de moedas, já que estes países estavam com falta de moeda em circulação, Portugal e Espanha formaram os primeiros estados nacionais. Estes fatores contribuiriam para a liderança na expansão marítima.
III- Os motivos se justificam na necessidade de novos parceiros comerciais. No caso de Portugal, ao invadir o Brasil, estabeleceu de imediato um lucrativo comércio de ouro e prata.
IV- A Espanha foi motivada a lançar-se nas navegações, devido aos mitos e crenças existentes na época, em que se acreditava que o oceano era símbolo de sorte e sucesso nos negócios.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Em 1918, ao final da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos se tornou uma das economias mais importante do mundo. Vários fatores contribuíram para esse crescimento. A destruição causada pela guerra na Europa fez com que a produção econômica de grandes potências como Alemanha e Inglaterra, sofressem forte impacto. Os Estados Unidos se beneficiavam desta situação, tendo em vista que tinha mercado consumidor interno e externo. À medida em que a capacidade produtiva da Europa ia se restabelecendo, a economia dos EUA ia sofrer sérias consequências. Sobre os impactos da crise de 1929, nos Estados Unidos, e a consequente quebra da Bolsa de Valores de Nova York na economia argentina e brasileira, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma grande quantidade de pequenas fábricas e agricultores dependentes do mercado externo, sobretudo dos Estados Unidos, entraram em falência. O Brasil e a Argentina não foram exceções.
II- Acredita-se que a economia argentina sentiu menos os efeitos da crise do que a economia brasileira.
III- Tanto o governo brasileiro quanto o argentino conseguiram controlar os impactos da crise em seus respectivos países. No Brasil, por exemplo, a exportação de café para os norte-americanos cresceu em 24% durante os anos de crise.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

O pensamento iluminista possuía como ideal a crítica a todas as realizações humanas. A maioria dos filósofos iluministas associava o ideal de conhecimento crítico à tarefa do melhoramento da sociedade. Sobre a influência do movimento iluminista para o processo de independência das trezes colônias inglesas na América do Norte, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O movimento propagou a ideia de que o regime monárquico exercido por reis absolutistas conferia maior autonomia política ao parlamento, consequentemente atendendo em sua totalidade aos anseios da população a qual representava.
II- Iluministas pregavam a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
III- Os colonos americanos, envolvidos pelos ideais iluministas, começaram a propagar sentimentos de repúdio à exploração metropolitana, que enriquecia graças à exploração dos colonos.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Os franceses iniciaram sua expansão marítima bem mais tarde que os portugueses e espanhóis. Mesmo não tendo realizado grandes descobertas, conseguiram chegar ao Oriente e também ao Ocidente. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Fundaram colônias na América no intuito de explorá-las, mas, como uma parcela considerável de ingleses, vieram para a América motivados por questões religiosas.
( ) A primeira invasão francesa, em 1555, foi uma expedição comandada por Nicolau Durand de Villegaignon, onde estabeleceu uma colônia na ilha de Serigipe, na Baía de Guanabara.
( ) No ano de 1567, pouco antes de serem expulsos, os franceses fundaram a cidade de São Paulo.
( ) A França desembarcou no Brasil centenas de colonos, construiu casas e igrejas e levantou o forte de São Luís, que deu origem à cidade de São Luís do Maranhão.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - V.
c) V - V - V - V.
d) F - F - V - F.

A partir da década de 30, tanto o Brasil como a Argentina passaram a vivenciar um desenvolvimento industrial e trabalhista mais significativo, devido ao crescimento industrial e à formação urbana. Essa mudança no padrão produtivo da economia argentina e brasileira estava relacionada a qual fator?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Ao aumento significativo da produção e exportação do café brasileiro.
b) À expansão industrial da Inglaterra sobre outros países produtores.
c) À crise de 1929 com a quebra da Bolsa de Nova York.
d) Ao início da industrialização e reforma agrária no Paraguai.

O território que atualmente chamamos de Cuba era habitado por índios até 1492, com a chegada de Cristóvão Colombo. Por aproximadamente 400 anos, a ilha foi dominada por espanhóis, que utilizando a mão de obra escrava africana, cultivavam cana-de-açúcar e tabaco. Posteriormente, passam para a influência dos Estados Unidos. Sobre a localização geográfica e o quadro socioeconômico cubano antes da revolução, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Cuba está localizada na América Central e é a maior ilha mesoamericana. Está situada em torno de 150 km da Flórida, nos Estados Unidos.
II- Cuba tornou-se independente da Espanha em 1898.
III- Através da Emenda Platt, Cuba tornou-se dependente dos Estados Unidos, que a partir de então passou a influir diretamente nos rumos políticos e sociais de Cuba.
IV- Nos anos 1940, Fulgêncio Batista, instalou um regime democrático em Cuba, com grande apoio popular.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Desenvolveram um sistema de registro denominado quipo, que era caracterizado por cordões que podiam ou não ser coloridos e nos quais se davam nós para registrar determinadas informações. Assim como os faraós, o imperador inca, denominado Sapa era reconhecido como um deus. A organização social apresentava estratificação, ou seja, classes determinadas nas quais os nobres compreendiam governantes, guerreiros e sacerdotes. Os funcionários públicos, como, por exemplo, os cobradores de impostos, além de trabalhadores especializados em determinadas funções formavam uma classe intermediária. E, por fim, na base da pirâmide social inca, encontramos artesãos e camponeses, submetidos à cobrança de tributos. Quando os espanhóis chegaram ao Peru, em 1532, os Incas já haviam estabelecido o seu domínio sobre o planalto e a planície costeira dos Andes. Seu Império estendia-se desde Cusco até a Colômbia, ao norte; e até o Chile e a Argentina, ao sul. O brilho de sua civilização atingia o Panamá e chegava mesmo às longínquas praias atlânticas do Brasil, sob a forma de utensílios de cobre ou ornamentos de ouro e prata transportados de tribo em tribo através da floresta Amazônica. Em toda a América do Sul, vivendo ainda na Idade da Pedra, somente a Terra do Fogo escapava ao fascínio de sua magnificência, que deveria dar origem ao mito do Eldorado quando os espanhóis, por sua vez, foram por ela atraídos. A civilização inca é reconhecida pelas edificações erguidas a partir de blocos de pedra encaixados. A famosa cidade de Machu Picchu foi encontrada em 1911, no atual Peru, revelando a concepção urbana da sociedade. No campo religioso, destacava-se o culto ao deus Sol e a animais sagrados, como o condor e o jaguar. No contexto das características da civilização inca, assinale a alternativa CORRETA:
a) A sociedade inca era comanda pelo imperador, conhecido como Sapa, o qual era reconhecido como um deus. Devido ao caráter divino, a sociedade era desestratificada com ampla participação popular.
b) Assim como a civilização asteca, os incas não desenvolveram a prática de trabalhar com metais, sendo que os únicos registros nos quais temos acesso são oriundos do trabalho com pedra e madeira.
c) Os incas desenvolveram um sistema de registros conhecido como quipo, que pode ser definido como vários cordões, coloridos ou não, nos quais eram feitos nós no intuito de registrar alguma informação.
d) Os incas foram a primeira civilização da América do Norte a desenvolver a agricultura em larga escala. Também recebem destaque pela construção de grandes complexos arquitetônicos conhecidos como zigurates.

No início do século XX, o Brasil e a Argentina iniciaram um processo de modernização. Para isto, começaram a, paulatinamente, deixar para trás agricultura como base da economia. Desta forma, começaram a investir na industrialização. Este cenário propiciou a ascensão política de duas figuras, Getúlio Vargas e Juan Perón, ambos alicerçando seu discurso político no desenvolvimento industrial. Sobre o contexto histórico que propiciou a ascensão de Vargas e Perón no poder, assinale a alternativa CORRETA:
a) Durante os primeiros anos do século XX, o operariado argentino organizou-se politicamente, objetivando reivindicar melhores condições de trabalho. Entretanto, este movimento não obteve o resultado esperado.
b) No Brasil, anterior ao governo de Vargas na década de 30, o cenário político e econômico estava nas mãos das oligarquias, e o processo de industrialização caminhava a passos lentos. Todavia, tanto o Brasil quanto a Argentina já contavam com um número significativo de operários.
c) O primeiro avanço industrial do século XX ocorreu devido às consequências econômicas da Primeira Guerra Mundial, exceto o Brasil e a Argentina, que já passaram por este processo de industrialização nos anos anteriores.
d) Com a crise de 29 nos Estados Unidos, a economia de vários países foi afetada severamente, principalmente dos países da América Latina. O único país que não teve sua economia afetada por esta crise foi a Argentina, pois este país não possuía vínculos comerciais com os Estados Unidos.

O Primeiro Congresso Continental da Filadélfia foi organizado no intuito de promover a revogação de sanções originadas da metrópole, o país vivia naquele momento uma fase de turbulência política. Os verdadeiros objetivos do congresso foram:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Reivindicar, dentre outras, maior liberdade comercial e flexibilidade nos laços coloniais.
b) Intensificar as perseguições políticas àqueles que se manifestavam contrários às medidas metropolitanas.
c) Promover e articular as retaliações promovidas pelo governo metropolitano inglês.
d) Divulgar a utilização de mão de obra escrava entre os colonos do norte.

uma breve passagem da conquista da América sob o ponto de vista dos mexicas (astecas). Indígenas sobreviventes deixaram testemunhos dessa conquista, oferecendo à posteridade fundamental relato que se opõe, muitas vezes, ao dos cronistas espanhóis. odos os recursos e exércitos vitoriosos da Colômbia estiveram à minha disposição individual, e minha satisfação interior é por não ter lhes causado menor dano, [esse] é meu maior consolo.
Associando os sentimentos expostos por Bolívar nessa correspondência e os processos que ele vivia naquele momento, conclui-se que ele estava se referindo:
a) Ao resultado das guerras civis e às dissidências entre grupos políticos e militares, que inviabilizavam o processo de unificação da região.
b) Às rebeliões promovidas pela baixa oficialidade, que o levaram a impor uma ditadura caudilhista que findou por arruinar sua trajetória política.
c) Às dificuldades de implantação do parlamentarismo na região, não obstante as grandes somas de investimentos realizados pelas nações democráticas.
d) À derrota final no comando da confederação de nações que resistia às pressões do imperialismo inglês pelo fim do trabalho escravo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A navegação por mares desconhecidos restringia o comércio, além de cercar o imaginário europeu com mitos e contos sobre monstros marítimos e desaparecimentos de embarcações. Os primeiros países a navegarem por mares desconhecidos foram Portugal e Espanha. Este desbravamento proporcionou o contato com novas culturas, ampliando a visão cultural e econômica destes países. Sobre os motivos que levaram estes dois países a iniciarem as navegações, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Havia a necessidade de procura de novos caminhos para atingir o Oriente, buscando novas parcerias comerciais que fossem lucrativas tanto para Portugal e Espanha quanto para o Oriente.
II- A procura de novos caminhos para atingir o Oriente, buscando metais preciosos para a produção de moedas, já que estes países estavam com falta de moeda em circulação, Portugal e Espanha formaram os primeiros estados nacionais. Estes fatores contribuiriam para a liderança na expansão marítima.
III- Os motivos se justificam na necessidade de novos parceiros comerciais. No caso de Portugal, ao invadir o Brasil, estabeleceu de imediato um lucrativo comércio de ouro e prata.
IV- A Espanha foi motivada a lançar-se nas navegações, devido aos mitos e crenças existentes na época, em que se acreditava que o oceano era símbolo de sorte e sucesso nos negócios.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Em 1918, ao final da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos se tornou uma das economias mais importante do mundo. Vários fatores contribuíram para esse crescimento. A destruição causada pela guerra na Europa fez com que a produção econômica de grandes potências como Alemanha e Inglaterra, sofressem forte impacto. Os Estados Unidos se beneficiavam desta situação, tendo em vista que tinha mercado consumidor interno e externo. À medida em que a capacidade produtiva da Europa ia se restabelecendo, a economia dos EUA ia sofrer sérias consequências. Sobre os impactos da crise de 1929, nos Estados Unidos, e a consequente quebra da Bolsa de Valores de Nova York na economia argentina e brasileira, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma grande quantidade de pequenas fábricas e agricultores dependentes do mercado externo, sobretudo dos Estados Unidos, entraram em falência. O Brasil e a Argentina não foram exceções.
II- Acredita-se que a economia argentina sentiu menos os efeitos da crise do que a economia brasileira.
III- Tanto o governo brasileiro quanto o argentino conseguiram controlar os impactos da crise em seus respectivos países. No Brasil, por exemplo, a exportação de café para os norte-americanos cresceu em 24% durante os anos de crise.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

O pensamento iluminista possuía como ideal a crítica a todas as realizações humanas. A maioria dos filósofos iluministas associava o ideal de conhecimento crítico à tarefa do melhoramento da sociedade. Sobre a influência do movimento iluminista para o processo de independência das trezes colônias inglesas na América do Norte, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O movimento propagou a ideia de que o regime monárquico exercido por reis absolutistas conferia maior autonomia política ao parlamento, consequentemente atendendo em sua totalidade aos anseios da população a qual representava.
II- Iluministas pregavam a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
III- Os colonos americanos, envolvidos pelos ideais iluministas, começaram a propagar sentimentos de repúdio à exploração metropolitana, que enriquecia graças à exploração dos colonos.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Os franceses iniciaram sua expansão marítima bem mais tarde que os portugueses e espanhóis. Mesmo não tendo realizado grandes descobertas, conseguiram chegar ao Oriente e também ao Ocidente. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Fundaram colônias na América no intuito de explorá-las, mas, como uma parcela considerável de ingleses, vieram para a América motivados por questões religiosas.
( ) A primeira invasão francesa, em 1555, foi uma expedição comandada por Nicolau Durand de Villegaignon, onde estabeleceu uma colônia na ilha de Serigipe, na Baía de Guanabara.
( ) No ano de 1567, pouco antes de serem expulsos, os franceses fundaram a cidade de São Paulo.
( ) A França desembarcou no Brasil centenas de colonos, construiu casas e igrejas e levantou o forte de São Luís, que deu origem à cidade de São Luís do Maranhão.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - V.
c) V - V - V - V.
d) F - F - V - F.

A partir da década de 30, tanto o Brasil como a Argentina passaram a vivenciar um desenvolvimento industrial e trabalhista mais significativo, devido ao crescimento industrial e à formação urbana. Essa mudança no padrão produtivo da economia argentina e brasileira estava relacionada a qual fator?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Ao aumento significativo da produção e exportação do café brasileiro.
b) À expansão industrial da Inglaterra sobre outros países produtores.
c) À crise de 1929 com a quebra da Bolsa de Nova York.
d) Ao início da industrialização e reforma agrária no Paraguai.

O território que atualmente chamamos de Cuba era habitado por índios até 1492, com a chegada de Cristóvão Colombo. Por aproximadamente 400 anos, a ilha foi dominada por espanhóis, que utilizando a mão de obra escrava africana, cultivavam cana-de-açúcar e tabaco. Posteriormente, passam para a influência dos Estados Unidos. Sobre a localização geográfica e o quadro socioeconômico cubano antes da revolução, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Cuba está localizada na América Central e é a maior ilha mesoamericana. Está situada em torno de 150 km da Flórida, nos Estados Unidos.
II- Cuba tornou-se independente da Espanha em 1898.
III- Através da Emenda Platt, Cuba tornou-se dependente dos Estados Unidos, que a partir de então passou a influir diretamente nos rumos políticos e sociais de Cuba.
IV- Nos anos 1940, Fulgêncio Batista, instalou um regime democrático em Cuba, com grande apoio popular.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Desenvolveram um sistema de registro denominado quipo, que era caracterizado por cordões que podiam ou não ser coloridos e nos quais se davam nós para registrar determinadas informações. Assim como os faraós, o imperador inca, denominado Sapa era reconhecido como um deus. A organização social apresentava estratificação, ou seja, classes determinadas nas quais os nobres compreendiam governantes, guerreiros e sacerdotes. Os funcionários públicos, como, por exemplo, os cobradores de impostos, além de trabalhadores especializados em determinadas funções formavam uma classe intermediária. E, por fim, na base da pirâmide social inca, encontramos artesãos e camponeses, submetidos à cobrança de tributos. Quando os espanhóis chegaram ao Peru, em 1532, os Incas já haviam estabelecido o seu domínio sobre o planalto e a planície costeira dos Andes. Seu Império estendia-se desde Cusco até a Colômbia, ao norte; e até o Chile e a Argentina, ao sul. O brilho de sua civilização atingia o Panamá e chegava mesmo às longínquas praias atlânticas do Brasil, sob a forma de utensílios de cobre ou ornamentos de ouro e prata transportados de tribo em tribo através da floresta Amazônica. Em toda a América do Sul, vivendo ainda na Idade da Pedra, somente a Terra do Fogo escapava ao fascínio de sua magnificência, que deveria dar origem ao mito do Eldorado quando os espanhóis, por sua vez, foram por ela atraídos. A civilização inca é reconhecida pelas edificações erguidas a partir de blocos de pedra encaixados. A famosa cidade de Machu Picchu foi encontrada em 1911, no atual Peru, revelando a concepção urbana da sociedade. No campo religioso, destacava-se o culto ao deus Sol e a animais sagrados, como o condor e o jaguar. No contexto das características da civilização inca, assinale a alternativa CORRETA:
a) A sociedade inca era comanda pelo imperador, conhecido como Sapa, o qual era reconhecido como um deus. Devido ao caráter divino, a sociedade era desestratificada com ampla participação popular.
b) Assim como a civilização asteca, os incas não desenvolveram a prática de trabalhar com metais, sendo que os únicos registros nos quais temos acesso são oriundos do trabalho com pedra e madeira.
c) Os incas desenvolveram um sistema de registros conhecido como quipo, que pode ser definido como vários cordões, coloridos ou não, nos quais eram feitos nós no intuito de registrar alguma informação.
d) Os incas foram a primeira civilização da América do Norte a desenvolver a agricultura em larga escala. Também recebem destaque pela construção de grandes complexos arquitetônicos conhecidos como zigurates.

No início do século XX, o Brasil e a Argentina iniciaram um processo de modernização. Para isto, começaram a, paulatinamente, deixar para trás agricultura como base da economia. Desta forma, começaram a investir na industrialização. Este cenário propiciou a ascensão política de duas figuras, Getúlio Vargas e Juan Perón, ambos alicerçando seu discurso político no desenvolvimento industrial. Sobre o contexto histórico que propiciou a ascensão de Vargas e Perón no poder, assinale a alternativa CORRETA:
a) Durante os primeiros anos do século XX, o operariado argentino organizou-se politicamente, objetivando reivindicar melhores condições de trabalho. Entretanto, este movimento não obteve o resultado esperado.
b) No Brasil, anterior ao governo de Vargas na década de 30, o cenário político e econômico estava nas mãos das oligarquias, e o processo de industrialização caminhava a passos lentos. Todavia, tanto o Brasil quanto a Argentina já contavam com um número significativo de operários.
c) O primeiro avanço industrial do século XX ocorreu devido às consequências econômicas da Primeira Guerra Mundial, exceto o Brasil e a Argentina, que já passaram por este processo de industrialização nos anos anteriores.
d) Com a crise de 29 nos Estados Unidos, a economia de vários países foi afetada severamente, principalmente dos países da América Latina. O único país que não teve sua economia afetada por esta crise foi a Argentina, pois este país não possuía vínculos comerciais com os Estados Unidos.

O Primeiro Congresso Continental da Filadélfia foi organizado no intuito de promover a revogação de sanções originadas da metrópole, o país vivia naquele momento uma fase de turbulência política. Os verdadeiros objetivos do congresso foram:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Reivindicar, dentre outras, maior liberdade comercial e flexibilidade nos laços coloniais.
b) Intensificar as perseguições políticas àqueles que se manifestavam contrários às medidas metropolitanas.
c) Promover e articular as retaliações promovidas pelo governo metropolitano inglês.
d) Divulgar a utilização de mão de obra escrava entre os colonos do norte.

uma breve passagem da conquista da América sob o ponto de vista dos mexicas (astecas). Indígenas sobreviventes deixaram testemunhos dessa conquista, oferecendo à posteridade fundamental relato que se opõe, muitas vezes, ao dos cronistas espanhóis. odos os recursos e exércitos vitoriosos da Colômbia estiveram à minha disposição individual, e minha satisfação interior é por não ter lhes causado menor dano, [esse] é meu maior consolo.
Associando os sentimentos expostos por Bolívar nessa correspondência e os processos que ele vivia naquele momento, conclui-se que ele estava se referindo:
a) Ao resultado das guerras civis e às dissidências entre grupos políticos e militares, que inviabilizavam o processo de unificação da região.
b) Às rebeliões promovidas pela baixa oficialidade, que o levaram a impor uma ditadura caudilhista que findou por arruinar sua trajetória política.
c) Às dificuldades de implantação do parlamentarismo na região, não obstante as grandes somas de investimentos realizados pelas nações democráticas.
d) À derrota final no comando da confederação de nações que resistia às pressões do imperialismo inglês pelo fim do trabalho escravo.

Prévia do material em texto

Disciplina: História da América (HIS26) 
Avaliação: 
Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:444291) ( 
peso.:3,00) 
Prova: 10961177 
Nota da 
Prova: 
6,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. A navegação por mares desconhecidos restringia o comércio, além de cercar o 
imaginário europeu com mitos e contos sobre monstros marítimos e 
desaparecimentos de embarcações. Os primeiros países a navegarem por mares 
desconhecidos foram Portugal e Espanha. Este desbravamento proporcionou o 
contato com novas culturas, ampliando a visão cultural e econômica destes países. 
Sobre os motivos que levaram estes dois países a iniciarem as navegações, analise as 
sentenças a seguir: 
 
I- Havia a necessidade de procura de novos caminhos para atingir o Oriente, 
buscando novas parcerias comerciais que fossem lucrativas tanto para Portugal e 
Espanha quanto para o Oriente. 
II- A procura de novos caminhos para atingir o Oriente, buscando metais preciosos 
para a produção de moedas, já que estes países estavam com falta de moeda em 
circulação, Portugal e Espanha formaram os primeiros estados nacionais. Estes 
fatores contribuiriam para a liderança na expansão marítima. 
III- Os motivos se justificam na necessidade de novos parceiros comerciais. No caso 
de Portugal, ao invadir o Brasil, estabeleceu de imediato um lucrativo comércio de 
ouro e prata. 
IV- A Espanha foi motivada a lançar-se nas navegações, devido aos mitos e crenças 
existentes na época, em que se acreditava que o oceano era símbolo de sorte e 
sucesso nos negócios. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I, III e IV estão corretas. 
 b) As sentenças II e III estão estão corretas. 
 c) As sentenças I e IV estão corretas. 
 d) Somente a sentença II está correta. 
 
2. Em 1918, ao final da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos se tornou uma das 
economias mais importante do mundo. Vários fatores contribuíram para esse 
crescimento. A destruição causada pela guerra na Europa fez com que a produção 
econômica de grandes potências como Alemanha e Inglaterra, sofressem forte 
impacto. Os Estados Unidos se beneficiavam desta situação, tendo em vista que tinha 
mercado consumidor interno e externo. À medida em que a capacidade produtiva da 
Europa ia se restabelecendo, a economia dos EUA ia sofrer sérias consequências. 
Sobre os impactos da crise de 1929, nos Estados Unidos, e a consequente quebra da 
Bolsa de Valores de Nova York na economia argentina e brasileira, analise as 
afirmativas a seguir: 
 
I- Uma grande quantidade de pequenas fábricas e agricultores dependentes do 
mercado externo, sobretudo dos Estados Unidos, entraram em falência. O Brasil e a 
Argentina não foram exceções. 
II- Acredita-se que a economia argentina sentiu menos os efeitos da crise do que a 
economia brasileira. 
III- Tanto o governo brasileiro quanto o argentino conseguiram controlar os 
impactos da crise em seus respectivos países. No Brasil, por exemplo, a exportação 
de café para os norte-americanos cresceu em 24% durante os anos de crise. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As afirmativas I e II estão corretas. 
 b) Somente a afirmativa III está correta. 
 c) As afirmativas II e III estão corretas. 
 d) As afirmativas I e III estão corretas. 
 
3. O pensamento iluminista possuía como ideal a crítica a todas as realizações 
humanas. A maioria dos filósofos iluministas associava o ideal de conhecimento 
crítico à tarefa do melhoramento da sociedade. Sobre a influência do movimento 
iluminista para o processo de independência das trezes colônias inglesas na América 
do Norte, analise as afirmativas a seguir: 
 
I- O movimento propagou a ideia de que o regime monárquico exercido por reis 
absolutistas conferia maior autonomia política ao parlamento, consequentemente 
atendendo em sua totalidade aos anseios da população a qual representava. 
II- Iluministas pregavam a liberdade, a igualdade e a fraternidade. 
III- Os colonos americanos, envolvidos pelos ideais iluministas, começaram a 
propagar sentimentos de repúdio à exploração metropolitana, que enriquecia graças à 
exploração dos colonos. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As afirmativas I e III estão corretas. 
 b) As afirmativas II e III estão corretas. 
 c) As afirmativas I e II estão corretas. 
 d) Todas as afirmativas estão corretas. 
 
4. Os franceses iniciaram sua expansão marítima bem mais tarde que os portugueses e 
espanhóis. Mesmo não tendo realizado grandes descobertas, conseguiram chegar ao 
Oriente e também ao Ocidente. Partindo desse pressuposto, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Fundaram colônias na América no intuito de explorá-las, mas, como uma 
parcela considerável de ingleses, vieram para a América motivados por questões 
religiosas. 
( ) A primeira invasão francesa, em 1555, foi uma expedição comandada por 
Nicolau Durand de Villegaignon, onde estabeleceu uma colônia na ilha de Serigipe, 
na Baía de Guanabara. 
( ) No ano de 1567, pouco antes de serem expulsos, os franceses fundaram a cidade 
de São Paulo. 
( ) A França desembarcou no Brasil centenas de colonos, construiu casas e igrejas e 
levantou o forte de São Luís, que deu origem à cidade de São Luís do Maranhão. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - V - F - V. 
 b) V - V - V - V. 
 c) F - F - V - F. 
 d) V - V - F - V. 
 
5. A partir da década de 30, tanto o Brasil como a Argentina passaram a vivenciar um 
desenvolvimento industrial e trabalhista mais significativo, devido ao crescimento 
industrial e à formação urbana. Essa mudança no padrão produtivo da economia 
argentina e brasileira estava relacionada a qual fator? 
 a) Ao aumento significativo da produção e exportação do café brasileiro. 
 b) À expansão industrial da Inglaterra sobre outros países produtores. 
 c) À crise de 1929 com a quebra da Bolsa de Nova York. 
 d) Ao início da industrialização e reforma agrária no Paraguai. 
 
6. O território que atualmente chamamos de Cuba era habitado por índios até 1492, 
com a chegada de Cristóvão Colombo. Por aproximadamente 400 anos, a ilha foi 
dominada por espanhóis, que utilizando a mão de obra escrava africana, cultivavam 
cana-de-açúcar e tabaco. Posteriormente, passam para a influência dos Estados 
Unidos. Sobre a localização geográfica e o quadro socioeconômico cubano antes da 
revolução, analise as afirmativas a seguir: 
 
I- Cuba está localizada na América Central e é a maior ilha mesoamericana. Está 
situada em torno de 150 km da Flórida, nos Estados Unidos. 
II- Cuba tornou-se independente da Espanha em 1898. 
III- Através da Emenda Platt, Cuba tornou-se dependente dos Estados Unidos, que a 
partir de então passou a influir diretamente nos rumos políticos e sociais de Cuba. 
IV- Nos anos 1940, Fulgêncio Batista, instalou um regime democrático em Cuba, 
com grande apoio popular. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As afirmativas I, II e IV estão corretas. 
 b) As afirmativas III e IV estão corretas. 
 c) As afirmativas I e IV estão corretas. 
 d) As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 
7. Desenvolveram um sistema de registro denominado quipo, que era caracterizado por 
cordões que podiam ou não ser coloridos e nos quais se davam nós para registrar 
determinadas informações. Assim como os faraós, o imperador inca, denominado 
Sapa era reconhecido como um deus. A organização social apresentava 
estratificação, ou seja, classes determinadas nas quais os nobres compreendiam 
governantes, guerreiros e sacerdotes. Os funcionários públicos, como, por exemplo,os cobradores de impostos, além de trabalhadores especializados em determinadas 
funções formavam uma classe intermediária. E, por fim, na base da pirâmide social 
inca, encontramos artesãos e camponeses, submetidos à cobrança de tributos. 
Quando os espanhóis chegaram ao Peru, em 1532, os Incas já haviam estabelecido o 
seu domínio sobre o planalto e a planície costeira dos Andes. Seu Império estendia-
se desde Cusco até a Colômbia, ao norte; e até o Chile e a Argentina, ao sul. O brilho 
de sua civilização atingia o Panamá e chegava mesmo às longínquas praias atlânticas 
do Brasil, sob a forma de utensílios de cobre ou ornamentos de ouro e prata 
transportados de tribo em tribo através da floresta Amazônica. Em toda a América do 
Sul, vivendo ainda na Idade da Pedra, somente a Terra do Fogo escapava ao fascínio 
de sua magnificência, que deveria dar origem ao mito do Eldorado quando os 
espanhóis, por sua vez, foram por ela atraídos. 
A civilização inca é reconhecida pelas edificações erguidas a partir de blocos de 
pedra encaixados. A famosa cidade de Machu Picchu foi encontrada em 1911, no 
atual Peru, revelando a concepção urbana da sociedade. No campo religioso, 
destacava-se o culto ao deus Sol e a animais sagrados, como o condor e o jaguar. No 
contexto das características da civilização inca, assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: FAVRE, Henri. A Civilização Inca. Rio de Janeiro: Zahar, 1987. 
 a) A sociedade inca era comanda pelo imperador, conhecido como Sapa, o qual era 
reconhecido como um deus. Devido ao caráter divino, a sociedade era 
desestratificada com ampla participação popular. 
 b) Assim como a civilização asteca, os incas não desenvolveram a prática de 
trabalhar com metais, sendo que os únicos registros nos quais temos acesso são 
oriundos do trabalho com pedra e madeira. 
 c) Os incas desenvolveram um sistema de registros conhecido como quipo, que pode 
ser definido como vários cordões, coloridos ou não, nos quais eram feitos nós no 
intuito de registrar alguma informação. 
 d) Os incas foram a primeira civilização da América do Norte a desenvolver a 
agricultura em larga escala. Também recebem destaque pela construção de 
grandes complexos arquitetônicos conhecidos como zigurates. 
 
8. No início do século XX, o Brasil e a Argentina iniciaram um processo de 
modernização. Para isto, começaram a, paulatinamente, deixar para trás agricultura 
como base da economia. Desta forma, começaram a investir na industrialização. Este 
cenário propiciou a ascensão política de duas figuras, Getúlio Vargas e Juan Perón, 
ambos alicerçando seu discurso político no desenvolvimento industrial. Sobre o 
contexto histórico que propiciou a ascensão de Vargas e Perón no poder, assinale a 
alternativa CORRETA: 
 a) Durante os primeiros anos do século XX, o operariado argentino organizou-se 
politicamente, objetivando reivindicar melhores condições de trabalho. 
Entretanto, este movimento não obteve o resultado esperado. 
 b) No Brasil, anterior ao governo de Vargas na década de 30, o cenário político e 
econômico estava nas mãos das oligarquias, e o processo de industrialização 
caminhava a passos lentos. Todavia, tanto o Brasil quanto a Argentina já 
contavam com um número significativo de operários. 
 c) O primeiro avanço industrial do século XX ocorreu devido às consequências 
econômicas da Primeira Guerra Mundial, exceto o Brasil e a Argentina, que já 
passaram por este processo de industrialização nos anos anteriores. 
 d) Com a crise de 29 nos Estados Unidos, a economia de vários países foi afetada 
severamente, principalmente dos países da América Latina. O único país que não 
teve sua economia afetada por esta crise foi a Argentina, pois este país não 
possuía vínculos comerciais com os Estados Unidos. 
 
9. O Segundo Congresso Continental da Filadélfia foi composto por uma convenção de 
delegados das Treze Colônias que se reuniram após o início das lutas a favor da 
Independência dos Estados Unidos. Os objetivos desse congresso foram decisivos 
para o desfecho do conflito no país. Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) O congresso articulou a separação política das Treze Colônias na América do 
Norte. 
 b) O congresso articulou as retaliações promovidas pelo governo metropolitano 
inglês. 
 c) A reunião dos congressistas oficializou as perseguições políticas àqueles que se 
manifestavam contrários às medidas metropolitanas. 
 d) O Segundo Congresso Continental da Filadélfia oficializou a utilização de mão de 
obra escrava entre os colonos do norte. 
 
10. O Primeiro Congresso Continental da Filadélfia foi organizado no intuito de 
promover a revogação de sanções originadas da metrópole, o país vivia naquele 
momento uma fase de turbulência política. Os verdadeiros objetivos do congresso 
foram: 
 a) Divulgar a utilização de mão de obra escrava entre os colonos do norte. 
 b) Intensificar as perseguições políticas àqueles que se manifestavam contrários às 
medidas metropolitanas. 
 c) Promover e articular as retaliações promovidas pelo governo metropolitano 
inglês. 
 d) Reivindicar, dentre outras, maior liberdade comercial e flexibilidade nos laços 
coloniais. 
 
11. (ENADE, 2017) Quando se foram os espanhóis do México e ainda não se 
preparavam os espanhóis contra nós, primeiro se difundiu entre nós uma grande 
peste, uma enfermidade geral. Começou em Tepeílhuitl (décimo terceiro mês no 
calendário mexica). Sobre nós se estendeu: grande destruidora de gente. Alguns bem 
os cobriu, por todas as partes de seu corpo se estendeu. Na cara, na cabeça, no peito 
etc. Era uma enfermidade destruidora. Muitos morreram dela, mas muitos somente 
de fome morreram: houve mortos pela fome: já ninguém cuidava de ninguém, 
ninguém com outros se preocupava. O tempo que esta peste manteve-se forte foi de 
sessenta dias, sessenta dias funestos. 
 
LEÓN-PORTILLA, M. A Visão dos Vencidos. A tragédia da conquista narrada 
pelos Astecas. L&PM Editores, coleção L&PM História. Série: Visão dos Vencidos, 
v. 2, Porto alegre, 1985 (adaptado). 
 
No texto acima, é narrada uma breve passagem da conquista da América sob o ponto 
de vista dos mexicas (astecas). Indígenas sobreviventes deixaram testemunhos dessa 
conquista, oferecendo à posteridade fundamental relato que se opõe, muitas vezes, ao 
dos cronistas espanhóis. 
 
A partir do exposto, avalie as afirmações a seguir: 
 
I. A disseminação de doenças causada pela chegada dos espanhóis à América 
provocou enorme mortandade, determinante para a tomada, sem forte resistência, de 
Tenochtitlán, importante centro urbano da civilização mexica. 
 
II. Além da supremacia militar dos espanhóis, dois outros fatores adquirem 
considerável importância para a compreensão dos mecanismos da conquista colonial: 
as epidemias e a fome. 
 
III. O sarampo e a varíola, doenças presentes na Europa, uma vez transmitidas à 
população indígena mexica, que não possuía os anticorpos necessários para combatê-
las, tornaram-se fatores relevantes para a conquista espanhola na América. 
 
É correto o que se afirma em: 
 a) I e II, apenas. 
 b) I, II e III. 
 c) I, apenas. 
 d) II e III, apenas. 
 
12. (ENADE, 2011) Nas primeiras décadas do século XIX, a região sob a qual a 
Espanha mantivera um longo domínio colonial, especialmente nas áreas que hoje 
correspondem à Venezuela, Colômbia, Equador, Panamá e Peru, passou por 
conturbações que tiveram como um de seus protagonistas Simón Bolívar (1783-
1830). O fragmento a seguir, retirado de uma carta escrita por Bolívar no ano de 
1830, em Bogotá, exprime o modo como, naquele momento, ele avaliava sua 
participação nos eventos que se desenrolavamem torno dele: 
 
"Tenho sacrificado minha saúde e fortuna para assegurar a liberdade e a felicidade de 
minha pátria. Tenho feito por ela tudo o que pude, mas não tenho conseguido 
contentá-la e fazê-la feliz. Tudo abandonei à sabedoria do congresso, confiando que 
ele efetuaria o que não pôde um indivíduo conseguir. [...] Minhas melhores intenções 
têm-se convertido nos mais perversos motivos, e nos Estados Unidos onde eu 
esperava que me fizessem justiça, tenho sido também caluniado. O que eu fiz para 
merecer este tratamento? Rico desde o meu nascimento e cheio de comodidades, 
hoje em dia não possuo mais do que a saúde alquebrada. Podiam meus inimigos 
desejarem mais? Mas fazer-me tão destituído é obra da minha vontade. Todos os 
recursos e exércitos vitoriosos da Colômbia estiveram à minha disposição individual, 
e minha satisfação interior é por não ter lhes causado menor dano, [esse] é meu 
maior consolo." 
 
FONTE: FREDRIGO, F. S. Guerras e escritas: a correspondência de Simón Bolívar 
(1799-1830). São Paulo: UNESP, 2010, p. 229-230. 
 
Associando os sentimentos expostos por Bolívar nessa correspondência e os 
processos que ele vivia naquele momento, conclui-se que ele estava se referindo: 
 a) Ao resultado das guerras civis e às dissidências entre grupos políticos e militares, 
que inviabilizavam o processo de unificação da região. 
 b) Às rebeliões promovidas pela baixa oficialidade, que o levaram a impor uma 
ditadura caudilhista que findou por arruinar sua trajetória política. 
 c) Às dificuldades de implantação do parlamentarismo na região, não obstante as 
grandes somas de investimentos realizados pelas nações democráticas. 
 d) À derrota final no comando da confederação de nações que resistia às pressões do 
imperialismo inglês pelo fim do trabalho escravo.

Mais conteúdos dessa disciplina