Buscar

hidrologia e drenagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE PITÁGORAS-UNIDADE DIVINÓPOLIS
Atividade Discursiva Referente à disciplina de Hidrologia e Drenagem
Aluno: Felipe Júnio Santos Alves Curso: Engenharia Civil
Qual a finalidade geral do Plano Diretor de Drenagem Urbana?
As inundações urbanas estão permanentemente no noticiário devido a falência da engenharia de drenagem dos últimos 40 anos, que priorizam a canalização dos rios naturais, condutos e o fechamento destes sistemas naturais de escoamento da água da chuva. Estas ações são associadas a impermeabilização do solo, lotes de tamanhos extremamente pequenos (200 – 300 m²) e avenidas de fundo de vale. Este conjunto de incompetência na drenagem e no desenvolvimento urbano são as causas das inundações e dos prejuízos materiais e humanos nas cidades brasileiras nos dias chuvosos.
Estes impactos ocorrem pelo aumento da vazão para a mesma precipitação, resultando em enchentes mais frequentes em vários locais das cidades, onde os canais naturais ficaram sem capacidade de escoar a água em função do aumento da vazão. Engenheiros desatualizados resolvem este tipo de problema pelo aumento da capacidade do escoamento, construindo um canal, que na realidade transfere rio abaixo a inundação.
O mais surpreendente é que estes projetos geralmente não são avaliados ambientalmente ou quando ocorre, são aprovados sem que estes aspectos sejam questionados, com evidentes impactos a sociedade e ao ambiente. O que mostra também como os órgãos ambientais são desatualizados.
As enchentes nas cidades brasileiras são um processo gerado principalmente pela falta de disciplinamento da ocupação urbana. O custo do controle desse processo é muito alto quando o desenvolvimento já está implantado. A medida preventiva de controle, onde os custos são reduzidos, é o Plano Diretor de Drenagem Urbana.
O Plano Diretor de Drenagem Urbana é um mecanismo que deve contemplar medidas sustentáveis relacionadas à drenagem urbana. A impermeabilização da superfície do solo e consequente aumento do pico de vazão tornam necessário o uso de medidas compensatórias, como a reposição de locais de armazenamento e a delimitação e zoneamento de áreas cuja ocupação não é adequada, como no caso das áreas de várzea, para que se minimizem os impactos negativos das enchentes.
Um dos principais objetivos de um Plano Diretor de Drenagem é prover diretrizes que auxiliem na regulamentação da implantação de novos empreendimentos, utilizando-se de uma série de medidas, tanto de ordem estrutural como não estrutural, de forma a mitigar os efeitos das inundações. O Plano deverá levar em conta os prazos e suas magnitudes e as ações pertinentes a cada prazo, de modo a encontrar a melhor solução do ponto de vista econômico. Também deverão constar os meios de supervisão, fiscalização e coordenação das atividades a serem implantadas. A principal medida não-estrutural geralmente empregada na elaboração de um PDDU é a formalização de uma legislação referente ao controle sobre intervenções ou empreendimentos futuros, a qual pode prever medidas como, por exemplo, o uso de medidas de controle na fonte de modo a se amortecer as vazões resultantes do processo de urbanização. Quanto às medidas de ordem estrutural é muito comum a utilização combinada de reservatórios de detenção ou retenção com formas de intervenção que aumentem a capacidade de escoamento, dentro de cada sub-bacia. Este projeto deve buscar minimizar os impactos que já estão presentes na bacia, considerando-se o risco de projeto adotado e um horizonte de projeto suficientemente longo.

Continue navegando