A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
sociedade da informação e conhecimento av 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Para Domenico de Masi, a tecnologia tornou-se uma ferramenta indispensável nas relações de produção, obrigando o mundo da produção industrial a sofrer grandes mudanças, tanto no processo de regulamentação da empresa como na organização do trabalho, de forma a responder aos imperativos que a própria tecnologia trouxe para o aperfeiçoamento das condições de vida do homem. Sobre tais mudanças provocadas por esses imperativos, analise as sentenças a seguir:
I- Diminuição da necessidade de mão de obra especializada.
II- Um maior intervalo de tempo necessário pelo processo produtivo para o fim da confecção do produto.
III- Diminuição da necessidade de capital para produção. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	Quando falamos sobre "sociedade da informação", estamos nos referindo a um tipo de organização social, econômica e cultural, que tem como base o desenvolvimento tecnológico, ou seja, que possui a informação e a comunicação altamente desenvolvidos, como elementos centrais no processo de organização social. Já o termo tecnologia deriva do grego, dividindo-se em "tictein" e "logos". Sobre esse termo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O termo "tictein" significa criar, produzir. Quer dizer um saber prático com o intuito de atingir um fim.
(    ) O termo "logos" quer dizer sensação, sentimento e exprime a ideia de evolução e progresso.
(    ) A soma dos dois termos formaria a palavra tecnologia, que apresenta a ideia de diferenciação entre o fazer artesanal com o fazer com raciocínio.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - V.
	3.
	Com as crises econômicas do capitalismo e estatismo, houve uma reestruturação do modelo econômico mundial, a partir do final dos anos 1970. Nesse período, começa uma lenta recuperação do poderio econômico, militar e financeiro dos Estados Unidos. Essa recuperação se fez não só com a derrota política e econômica da URSS, mas também com a imposição do padrão capitalista norte-americano e, sobretudo, do capital financeiro do país às demais nações. Impulsionadas pelo crescimento norte-americano, empresas e governos de diferentes países desenvolveram políticas e medidas econômicas que, em conjunto, favoreceram o desenvolvimento de um novo capitalismo. Levando em conta as características desse novo capitalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Possibilitou a globalização de atividades econômicas importantes e o desenvolvimento de relações em rede e comunicação a distância.
(    ) Produziu flexibilidade nas relações de trabalho, em que os patrões possuem maior poder sobre os empregados. 
(    ) Desencadeou a conexão de mercado e pessoas, desenvolvendo uma base multicultural de interdependência econômica. 
(    ) Proporcionou a conexão de territórios desprovidos de valor econômico, com o capitalismo, produzindo o crescimento dos países pobres.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	4.
	Uma das crises mais importantes e atuais do capitalismo ocorreu na década de 1970, devido ao esgotamento do chamado modelo de produção fordista, que era hegemônico desde o início do século XX, mas que entrou em crise devido às transformações sociais em curso, que obrigou a se pensar em novas abordagens e reestruturação dos processos produtivos, tanto no que diz respeito a equipamentos, mercadorias e quanto a gestão das fábricas. Por este motivo houve também uma reestruturação do modelo econômico mundial, favorecendo o surgimento de um novo capitalismo. Considerando as características desse novo capitalismo, analise as sentenças a seguir:
I- Este novo capitalismo proporcionou a transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos das grandes potências para os países menos desenvolvidos economicamente.
II- Este novo capitalismo tem como principais características a flexibilidade, a tecnologia e a globalização das relações econômicas como elementos centrais de seu desenvolvimento.
III- Este novo capitalismo proporcionou a transferência de recursos financeiros de territórios ricos e desenvolvidos para territórios desprovidos de valor econômico.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	O crescente aumento do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, com origem entre as décadas de 60 e 70, foi resultado de três processos independentes. Dentre esses processos, encontramos o apogeu de movimentos sociais e culturais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos movimentos sociais e culturais desse período:
	 a)
	Virada cultural.
	 b)
	Movimento contra a escravidão.
	 c)
	Balaiada.
	 d)
	Movimentos feministas.
	6.
	Na sociedade da informação, uma das maiores preocupações dos estudiosos do comportamento social e humano, foi a possibilidade de ostracismo e reclusão das pessoas que utilizam as mídias digitais, dificultando as trocas de experiências e interações face a face entre os indivíduos, na sociedade atual. Nesse sentido, sobre o comportamento humano e as relações sociais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cada vez mais, em muitos lugares do mundo, as pessoas se comunicam e se integram por meio das ferramentas virtuais, nas diversas redes de comunicação.
(    ) O telefone, o telégrafo e os correios ainda permanecem os principais meios de comunicação e interação utilizados atualmente.
(    ) A internet oportuniza a interação entre os povos, mas constata-se que esse fato não possibilita alterações culturais entre eles.
(    ) Ao contrário do esperado, as possibilidades de comunicação e interação tornaram-se mais frequentes devido aos recursos comunicacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	Nos últimos anos do século XX, o mundo passou a adquirir uma nova configuração, alicerçada nas novas tecnologias da informação e comunicação. A sociedade pós-industrial vem sofrendo modificações cada vez mais velozes, reestruturando o capitalismo. Com relação a todas as economias do planeta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Interdependem umas das outras, em escala global.
(    ) Dependem exclusivamente da sua dinâmica de consumo local.
(    ) Interdependem dos países do seu continente.
(    ) Dependem exclusivamente dos países da sua fronteira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	8.
	Por estarmos inseridos na sociedade de informação, é comum acreditarmos que todas as pessoas possuem acesso aos seus diferentes recursos tecnológicos e informacionais, especialmente a internet, mas, de fato isso não é verdadeiro. Uma parcela significativa da população mundial não está conectada às redes informacionais. Isso ocorre especialmente por duas razões, a falta de instrução e a pobreza. Com base nesses pressupostos, assinale a alternativa CORRETA que denomina a falta de acesso às tecnologias de comunicação e informação:
	 a)
	Inclusão parcial.
	 b)
	Exclusão das minorias.
	 c)
	Informática excludente.
	 d)
	Infoexclusão.
	9.
	A influência das Tecnologias de Informação e Comunicação alcançou os acontecimentos políticos, sociais, econômicos e culturais

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.