Buscar

Direito processual no tempo e no espaço

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE LEI PROCESSUAL NO TEMPO E NO ESPAÇO
CASO 1
João colidiu o carro contra a moto de Maria, em 18/01/2016. Maria teve um prejuízo de R$ 10.000,00 reais incluindo despesas com a moto e despesas médicas. Ao sair do hospital, procurou um advogado e ajuizou uma ação de reparação de danos em 01/05/2016. O CPC/2015 entrou em vigor em 16/03/2016. Deste modo, qual CPC regerá o conflito, o CPC/73 ou CPC/2015 Fundamente.
Neste caso o CPC de 2015 que regerá o conflito, devido o caso ter sido ajuizado após o CPC ter entrado em vigor. O Código de Processo Civil tem aplicação imediata, conforme seu art. 14. 
CASO 2
Samson em razão de cobrança indevida e paga via débito automático em seu cartão, ajuizou, por meio de seu advogado ação de repetição do indébito, requerendo a devolução do valor em dobro amis danos causados. A empresa Tretatel Telecom (TTT), foi citada sob égide do Código de Processo Civil de 1973. Porém, passou a ter vigência o CPC/2015 durante a fluência do prazo para defesa. Dessa situação, continuará corre o prazo para apresentação de defesa ou conforme manda o CPC/16 se marcará audiência de conciliação e prazo para a empresa manifestar seu interesse em comparecer ao ato? Fundamente.
Não haverá marcação de audiência de conciliação, será concluído o prazo para defesa, mantendo os 15 dias, porque o Código Processual Civil diz, art. 14 diz que a norma processual não retroagirá e será aplicada imediatamente aos processos em cursos, respeitando os atos processuais praticados e as situações jurídicas consolidadas sob a vigência da norma revogada.
CASO3	
A lei processual civil brasileira pode produzir efeito fora do território brasileiro? Fundamente.
A lei processual civil brasileira aplica-se apenas no território brasileiro, conforme art. 16 do CPC diz que a” jurisdição civil é exercida pelos juízes e pelos tribunais em todo território nacional”, porém nada impede que que ela seja aplicada fora do território nacional, desde que o país em que o processo tramita consinta. Isso pode ocorrer excepcionalmente por meio de Carta Rogatória ou por meio do Direito Estrangeiro Processual, produzindo efeito através da homologação de uma sentença estrangeira.

Continue navegando