A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A respeito da mudança nas organizações e do papel da globalização nesses processos, verifique as afirmativas a seguir:
I - Na linha de frente há mais chances de que mudanças no ambiente imediato sejam percebidas mais devagar, ainda que elas não sejam traduzidas em mudanças estratégicas da organização.
II - O público interno tem expectativas e demandas estratégicas que são fundamentais ao sucesso da empresa, em qualquer contexto, de estabilidade ou mudanças.
III - A globalização afeta todas as empresas, de diferentes maneiras e em diferentes níveis, não apenas as que atuam no mercado internacional.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Apenas II e III são verdadeiras.
 
	
	
	Todas são verdadeiras e III ilustra um fato gerador das mudanças apontadas em I e II.
	
	
	Apenas I e III são verdadeiras.
 
	
	
	Apenas I e II são verdadeiras e invalidam III.
 
	
	
	Todas são verdadeiras e III ilustra situação oposta a I e II.
 
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da Administração abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 1, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito da globalização. 
A linha de frente é o nível em que a organização mais interage com clientes, de modo que as mudanças de mercado tendem a ocorrer de imediato. Os reflexos dessas mudanças nas alterações estratégicas não é o enfoque da afirmativa, mas as mudanças de mercado, em si.
Como III aborda a globalização e I e II aborda os processos de mudanças nas organizações, infere-se que III seja um dos fatos geradores de I e II.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Pedro Casemiro e Antonio Pereira, amigos de longa data que praticavam o surfe, um esporte marítimo considerado radical, e após acidente sofrido por Pedro e a sua recuperação, mas impedido de praticar o seu esporte preferido, resolveram abrir uma loja de material esportivo, com ênfase em prancha de surfe e outros materiais associados a esse esporte. Essa ideia de abrir um negócio de material esportivo, fruto do seu vasto conhecimento nessa área, e seu círculo de conhecimento de praticante desse esporte, formado ao longo do tempo, constitui:
	
	
	
	Novo negócio com base em conceito existente.
	
	
	Exploração de hobbies.
	
	
	Necessidade dos consumidores
	
	
	Aperfeiçoamento de negócio.
	
	
	Novos negócios com base em novo conceito.
	
Explicação:
É preciso analisar o texto e, como o texto explicita, Pedro e o amigo praticavam o surfe como hobbie e, por conta do acidente de Pedro, ele não pôde mais praticá-lo. Sendo assim, resolveu abrir um negócio, baseado no seu conhecimento sobre o esporte, como praticante que o era. Desta forma esta foi a ORIGEM DA SUA IDÉIA.
Opção correta -  negócio baseado na exploração de hobbies.
Novos negócios com base em novo conceito. INCORRETA – não é um novo conceito, pois existem lojas similares no mercado.
Novo negócio com base em conceito existente. INCORRETA – esta não foi a origem da idéia.
Necessidade dos consumidores – INCORRETA – em nenhum momento isto foi citado no enunciado e não é algo novo.
Aperfeiçoamento de negócio. - INCORRETA –  ele não tinha nenhum negócio
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A consolidação de uma empresa em ambientes dinâmicos exige dos seus gestores a capacidade de responder às mudanças do meio ambiente e, muitas vezes, liderar o próprio processo de mudança. Em relação ás constantes mudanças enfrentadas pelas organizações e a globalização, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Com a consolidação do processo de globalização e a abertura dos mercados, a estrutura de competição das empresas se alterou completamente, de modo que as mudanças a que as empresas estão submetidas se tornaram mais intensas e profundas.
	
	
	Mudanças de ordem política, econômica, social e tecnológica provocam o desequilíbrio do ambiente, o que impulsiona as organizações a se manterem conservadoras para não se prejudicarem.
	
	
	As mudanças podem ser classificadas em dois tipos: mudanças não planejadas e mudanças planejadas. Essas mudanças não refletirão em nada no capital humano da organização.
	
	
	A crescente velocidade dos negócios e a evolução tecnológica no ambiente empresarial são, também, reflexo dos sistemas de informação, que afastou as nações e não contribuí com o processo de globalização.
	
	
	A entrada de um novo concorrente não causará grandes impactos na organização, tendo em vista que a concorrente ainda está em fase de estruturação.
	
Explicação:
Justificativa para as demais alternativas serem falsas: 
- Causará grandes impactos
- As organizações devem se ajustar a novas circunstâncias
- Qualquer mudança refletira no capital humano causando insegurança.
-  Aproximou as nações e influenciou fortemente a globalização.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Globalização aumenta a competição entre as organizações e surgem oportunidades e ameaças. Baseado nas consequências da Globalização assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	Margens de lucros mais apertadas.
	
	
	Mercados menos exigentes.
	
	
	Maior diversidade de produtos e serviços.
	
	
	Menor espaço para erros.
	
	
	Necessidade de busca de diferencial competitivo.
	
Explicação:
A globalização significa o rompimento das barreiras entre países, facilitando o tráfego de mercadorias, serviços, tecnologias e cultura entre os países. Desta forma, os clientes (Mercado) ficam mais exigentes, pois terão mais acesso a novos produtos, serviços e muitas informações.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Uma empresa é uma iniciativa que tem o objetivo de fornecer produtos e serviços para atender as necessidades de pessoas e obter o lucro. Para tal, o empreendedor precisa adquirir recursos, estruturar um sistema de operações e assumir um compromisso com a satisfação do cliente.
Dentro deste contexto assinale a alternativa INCORRETA:
 
	
	
	
	Da receita são descontadas as despesas como aluguel, tributos, água, luz, pessoal, etc. Ou seja, todo o custo.
	
	
	Nas organizações não empresariais, o superávit deve ser revertido na própria organização, por determinação da lei. 
	
	
	Toda organização, sejam elas empresas ou organizações não empresariais, precisam de dinheiro para fazer o pagamento de suas despesas. 
	
	
	Nas empresas, quando o resultado é positivo, é chamado de lucro, que será distribuído aos sócios.
	
	
	Tanto em empresas quanto organizações empresariais, a qualidade da administração não será um fator determinante para o sucesso.
	
Explicação:
Como o enunciado pede que seja apontada a opção INCORRETA, a alternativa a ser assinalada é: Tanto em empresas quanto organizações empresariais, a qualidade da administração não será um fator determinante para o sucesso. ¿ uma vez que a administração É FATOR DETERMINANTE.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os princípios, em que se baseiam a organização do trabalho, a estrutura de relações de dependência hierárquica e o estilo de gestão que, ainda hoje, influenciam grande parte de nossas empresas, foram herdados da:
	
	
	
	Segunda guerra mundial
	
	
	Descoberta do Brasil
	
	
	Unificação do Mercosul
	
	
	Revolução Industrial