Buscar

REINO PROTISTA

Prévia do material em texto

REINO PROTISTA
2º TRISMESTRE 
BIOLOGIA
REINO PROTISTA
O Reino Protista é um dos reinos dos seres vivos, caracterizado por organismos eucariontes, autótrofos ou heterótrofos e unicelulares ou pluricelulares.
Os protistas compreendem os protozoários e as algas. Existem ainda os mixomicetos, organismos semelhantes aos fungos, mas classificados como protistas.
EXEMPLO DE MIXOMICETOS:
CARACTERÍSTICAS DO REINO PROTISTA
PROTOZOÁRIOS
Os protozoários são seres unicelulares e eucariontes, com estrutura que garante seu funcionamento, realizando as mesmas tarefas básicas de um animal, como respiração, digestão, circulação, excreção, em alguns até uma primitiva coordenação.
Antigamente eram classificados no reino animal, por realizarem essas funções e serem heterótrofos, no entanto, por serem unicelulares, alguns taxonomistas criaram o reino protista para reunir esses filos de organismos mais simples.
Apresentam grande variedade de formas e ocupam ambientes úmidos (os que têm vida livre) ou o interior de outros organismos. Alguns são parasitas, causadores de doenças.
PROTOZOÁRIOS - CLASSIFICAÇÃO
Os protozoários são divididos em quatro grupos, de acordo com as estruturas locomotoras que apresentam:
Sarcodinos:
Os sarcodinos são representados pelas amebas que se locomovem por meio de pseudópodes.
A Entamoeba coli, por exemplo, é um morador habitual do intestino grosso humano, onde obtém abrigo e alimento sem acarretar prejuízo ou benefício para seu hospedeiro. Enquanto a Entamoeba histolytica é parasita do intestino grosso do ser humano.
PROTOZOÁRIOS - CLASSIFICAÇÃO
Mastigóforos
Os mastigóforos locomovem-se por meio de flagelos. Alguns são parasitas, ou seja, obtêm alimento a partir da associação com outros seres vivos.
Alguns exemplos são: a giardia que parasita o intestino delgado do ser humano e o Trypanosoma cruzi, que instala-se em tecidos humanos e de outros animais, como na musculatura do coração ou na parede do tubo digestivo.
PROTOZOÁRIOS - CLASSIFICAÇÃO
Esporozoários
Os esporozoários não possuem estrutura locomotora. Um exemplo é o agente transmissor da malária.
Ciliados
Os ciliados locomovem-se por meio de cílios. Alguns exemplos são: Vorticella, Balantidium coli, porém, o mais conhecido é o paramécio, organismo de vida livre.
ALGAS
As algas são organismos autótrofos, pois têm clorofila, além de outros pigmentos, logo, realizam fotossíntese.
Por algum tempo, foram classificadas no reino vegetal, pela semelhança com as células vegetais, mas como são organismos mais simples e não possuem tecidos organizados, foram reagrupadas no reino protista.
Elas são fundamentais na biosfera, pois constituem a base da cadeia alimentar aquática e realizam a maior parte da fotossíntese do planeta. Muitas são também utilizadas como alimento pelo ser humano, pois apresentam alto teor de proteínas, vitaminas e sais minerais.
As mais abundantes são unicelulares, embora existam algas marinhas com mais de 30 metros de comprimento.
ALGAS - CLASSIFICAÇÃO
As algas são divididas em cinco grupos, de acordo com os pigmentos intracelulares:
Algas verdes ou Clorofíceas
As algas verdes se caracterizam pela presença de clorofilas A e B e carotenoides, reservas de amido, parede celular de celulose. Podem ser uni ou pluricelulares. Há espécies comestíveis.
Algas vermelhas ou Rodofíceas
As algas vermelhas apresentam clorofila A e ficobilina, uni ou pluricelulares, filamentosas e fixadas a substratos. Existem espécies comestíveis.
Certas algas vermelhas têm nas paredes de suas células, um material de consistência gelatinosa, denominado ágar, que é acrescentado a vários alimentos, como balas e doces. Tem ainda grande utilidade em técnicas laboratoriais, sendo empregado como componente de meios de cultura para microrganismos.
ALGAS - CLASSIFICAÇÃO
Pirrofíceas
As pirrofíceas são algas unicelulares isoladas ou coloniais. Elas fazem parte do fitoplâncton e incluem também os dinoflagelados, responsáveis pelo fenômeno da maré vermelha.
Algas Douradas ou Crisofíceas
As algas douradas possuem formas unicelulares isoladas ou coloniais, sendo importantes componentes do plâncton.
Um exemplo é a diatomácea, que contêm o diatomito. Formado por sílica, o diatomito apresenta consistência porosa, sendo empregado como componente de filtros. Quando pulverizado, ele pode ser adicionado como abrasivo a polidores de metal e a cremes dentais.
ALGAS - CLASSIFICAÇÃO
Algas Pardas ou Feofíceas
As algas pardas se caracterizam pela presença de clorofilas A e C, carotenoides e fucoxantina, parede celular com um polissacarídio, a algina. Elas são pluricelulares e existem espécies comestíveis.
O alginato, material preparado a partir da algina, é bastante empregado na fabricação de cosméticos, sorvetes e massa de modelagem utilizada na odontologia
MIXOMICETOS
Os mixomicetos são organismos que têm aspecto de fungo, e crescem nos solos ricos em nutrientes orgânicos, sendo comuns em bosques e florestas.
Eles não são parasitas, não produzem toxinas, nem são prejudiciais às plantas ou animais, mas quando surgem na água é um forte indício de algum desequilíbrio no ambiente, como excesso de matéria orgânica.
Existem muitas controvérsias sobre esse grupo, que foi durante muito tempo classificado no reino fungi por sua semelhança externa com aqueles organismos. Os dados ainda não são conclusivos, alguns classificam no reino protista, enquanto outros consideram que deveriam compor um reino à parte.
PROTOZOÁRIOS - REPRODUÇAÕ
A reprodução assexuada dos protozoários pode ocorrer de duas formas:
● Divisão binária → também chamada por alguns autores de cissiparidade, a divisão binária é o tipo de reprodução assexuada em que uma célula se divide ao meio originando duas células idênticas. Ela ocorre em protozoários do filo Sarcodina, filo Cilliophora, filo Zoomastigophora e filo Apicomplexa.
PROTOZOÁRIOS - REPRODUÇAÕ
● Divisão múltipla → nesse tipo de reprodução assexuada, o núcleo de uma célula se multiplica várias vezes, originando várias células-filhas.
PROTOZOÁRIOS - REPRODUÇAÕ
Existe 1 reprodução sexuada:
A conjugação é um processo que consiste na união parcial de dois indivíduos que se emparelham e através de uma ponte citoplasmática trocam material genético. Após a troca, esses indivíduos, que passam a ter novas combinações genéticas, separam-se e dividem-se por divisão binária. Esse processo ocorre nos protozoários ciliados.
Doenças dos protozoários 
Amebíase
É uma doença causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. Ela entra no organismo humano por meio de alimentos ingeridos que foram mal lavados e continham os cistos (forma que o protozoário adota quando está fora de um organismo).
Doença de Chagas
A doença de chagas é transmitida pelo barbeiro, um inseto encontrado em várias partes do Brasil. O protozoário Trypanosoma cruzi passa para o corpo humano quando o barbeiro pica o organismo em busca de sangue. Após a sucção, o barbeiro libera suas fezes na pele, causando coceira. Ao coçar, o indivíduo acaba por jogar as fezes infectadas do barbeiro em sua corrente sanguínea.
Giardíase
É causada pelo protozoário Giardia lamblia, encontrado forma cística em alimentos e na água contaminada. Essa doença causa a diminuição da absorção de nutrientes de todo o trato digestivo, podendo levar até a desnutrição. Tem como sintomas a cólica, náuseas, diarréia, etc.
Doenças dos protozoários 
Leishmaniose
Os protozoários do gênero Leishmania são os causadores da leishmaniose, que é transmitida por mosquitos. O principal sintoma são feridas em mucosas da pele. Existe uma forma mais grave, conhecida como Leishmaniose Visceral ou Calazar. 
Malária
Uma doença histórica, é transmitida pelo mosquito Anopheles que possui em seu organismo protozoários do gênero Plasmodium. Os sintomas dessa doença são febre alta, dor de cabeça, cansaço, entre outros. 
Toxoplasmose
Transmitida por animais domésticos que possuem em seu organismo o protozoário Toxoplasmagondii. É uma doença que pode ser assintomática ou causar dores de cabeça, febre, aparecimento de ínguas (gânglios linfáticos inchados), etc. 
Tricomoníase
Causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, a tricomoníase é transmitida principalmente pelo contato sexual, mas pode ser passada também por roupas, toalhas e assentos sanitários contaminados. 
EXERCÍCIOS
1) Sabemos que os protozoários são seres unicelulares e eucariontes que, juntamente às algas, fazem parte do Reino Protista. A respeito da reprodução desse grupo de seres vivos, marque a alternativa correta:
a) Os protozoários reproduzem-se apenas por reprodução assexuada.
b) Os protozoários reproduzem-se exclusivamente por reprodução sexuada.
c) Na conjugação, um processo assexuado, os protozoários trocam material genético.
d) Na divisão binária, um indivíduo divide-se ao meio, formando dois.
e) A grande maioria dos protozoários reproduz-se por divisão múltipla.
2)Nos paramécios, é observado um tipo de reprodução sexuada em que ocorre a troca de material genético, porém não se observa o aumento no número de indivíduos. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome dessa reprodução.
a) Cissiparidade.
b) Fragmentação.
c) Esporulação.
d) Conjugação.
e) Divisão múltipla.
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/reproducao-nos-protozoarios.htm
3)QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS PROTISTAS?
4)COMO É A REPRODUÇÃO SEXUADA E ASSEXUADA DOS PROTISTAS?EXPLIQUE
5)QUAIS AS FORMAS DAS ALGAS?
6)E AS FORMAS DOS PROTISTAS?
7)O QUE É MIXOMICETO?
8)QUAIS AS DOENÇAS CAUSADAS POR PROTISTAS?

Continue navegando