Buscar

A Análise Ergonômica do Trabalho é uma sistemática que busca conduzir e orientar modificações para melhorar as condições de trabalho sobre os pontos críticos evidenciados

Prévia do material em texto

A Análise Ergonômica do Trabalho é uma sistemática que busca conduzir e orientar modificações para melhorar as condições de trabalho sobre os pontos críticos evidenciados. Ela permite identificar e avaliar a ação das principais condicionantes que podem afetar o trabalho no contexto organizacional.Nr17.
Especialização em ergonomia: física( está relacionada a anatomia,estudo da postura de trabalho,manuseio de matérias);cognitiva(estudo da carga mental,tomada de decisão,desempenho especializado) e organizacional(gerenciamento de recurso,projeto de trabalho,trabalho em grupo, cultura organizacional).Variabilidade: A variabilidade é basicamente a diferença entre o que esperamos de algo e o que realmente acontece. É a distribuição estatística dos resultados que se pode esperar de um processo.(Técnica/normal/humana)Tarefa: é um conjunto de elementos que requerem o esforço humano para determinado fim.
Atividade é aquilo que o sujeito realmente faz para atingir os objetivos prescritos.Regulação: Mecanismo de controle que compara os resultados de um processo com a produção desejada e faz ajustes em função das diferenças encontradas: Regulação de sistema e Regulação da atividade humana.
O modo operatório pode ser caracterizado como a parte observável da atividade (postura, tomada de informação, comunicação gestual, verbal etc.)
Deslocamento de olhar,posturas,comunicações, direção do olhar.
A importância da verbalização: A atividade não pode ser reduzida ao observável; • As observações e medidas são sempre limitadas em sua duração; • Nem todas as conseqüências são aparentes.Dificuldades para a verbalização: • O trabalhador tende a descrever o trabalho segundo os interesses do interlocutor. • Rotinas e estratégias antigas nem sempre são mencionadas espontaneamente. • Atividades podem de difícil expressão verbal.Modalidades e Questionamentos: Simultânea (durante a realização da atividade) ou Consecutiva (após a observação). Tipo de questionamento indicado: O que você está fazendo neste momento? Como faz isto? O que você procura fazer? Como você percebe? É sempre assim? Você sempre consegue? O que acontece quando você não consegue? O que o atrapalha? Tipo de questionamento não indicado: Perguntas fechadas produzem respostas gerais, sem informações pertinentes. Evitar os porquês.MTE – Ministério do Trabalho e Emprego: Órgão da administração pública federal direta, que tem a missão de assessorar o Presidente da República na definição e implementação das políticas de trabalho e geração de emprego e renda.NR17: 17.1 - Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
	Objetivo da NR17: Subsidiar a atuação dos auditoresfiscais do trabalho e dos profissionais de Segurança e Saúde do Trabalhador. Esclarecer alguns termos que aparecem na NR17. ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET): É um processo construtivo e participativo para a resolução de um problema complexo que exige o conhecimento das tarefas, da atividade desenvolvida para realizá-las e das dificuldades enfrentadas para se atingirem o desempenho e a produtividade exigidos.
MÉTODO OWAS: Foi criado pela OVAKO OY em conjunto com o Instituto Filândes de Saúde Ocupacional, na Finlândia, com o objetivo de analisar posturas de trabalho na indústria do aço. Método prático para identificar e avaliar postura de trabalho desfavorável. Posteriormente as posturas são analisadas e mapeadas a partir da observação dos registros fotográficos e filmagens do indivíduo em uma situação de trabalho. QUAL A MELHOR MANEIRA DE AVALIAR A POSTURA? Durante a observação são consideradas as posturas relacionadas às costas, braços, pernas, ao uso de força e a fase da atividade que está sendo observada, sendo atribuídos valores e um código de seis dígitos. CLASSIFICAÇÃO DE POSTURA: analisar as atividades;observar a freqüência e o tempo despendido em cada postura;analisar as atividades através de vídeo acompanhado de observações diretas; atividades cíclicas: todo o ciclo atividades não cíclicas: mínimo 30 seg.estimar a proporção do tempo das posturas assumidas.
Durante a observação são consideradas as seguintes posturas:1º Dígito – Costas (ereta ,Inclinada para frente ou para trás / 2º Dígito – Braços (Ambos os braços abaixo do nível dos ombros,Um braço no nível dos ombros ou abaixo3º Dígito – Pernas (Sentado,De pé com ambas pernas esticadas) / 4º Dígito - Levantamento de carga ou uso de força(Peso ou força necessária é 10 Kg ou menos)5º e 6º Dígito - Fase do trabalhoDois dígitos são reservados para fase da atividade variando de 00 a 99, selecionados a partir da subdivisão de tarefas.

Continue navegando

Outros materiais