Buscar

A Arte Barroca no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Arte Barroca no Brasil
       O estilo barroco chegou ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses. Seu desenvolvimento pleno se deu no século XVIII, cem anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.
       As primeiras manifestações do espírito barroco foram presenciadas não só em fachadas e frontões, mas também, principalmente, na decoração de algumas igrejas no final do século XVII. A talha barroca dourada em ouro, de estilo português, espalhou-se pelas regiões do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. O foco então se voltou para a região de Minas Gerais, desenvolvida às custas da descoberta de minas de ouro (1695) e diamante (1730). Não por acaso, dois dos maiores artistas barrocos brasileiros trabalharam exatamente neste período: Mestre Valentim (1745-1813), no Rio de Janeiro e o Aleijadinho, em Ouro Preto e adjacências. E foi na suavidade do estilo rococó mineiro (a partir de 1760) que se encontrou a expressão mais original do Barroco Brasileiro.       No Brasil, a arquitetura religiosa foi o maior expoente da arte barroca. As igrejas eram maravilhosamente decoradas com entalhes em madeira cobertos de ouro, teto pintado com cenas bíblicas, esculturas de santos, altares com anjos, colunas, flores e muitos outros elementos decorativos.
ARTISTAS BARROCOS NO BRASIL
              No Barroco brasileiro temos a destacada figura do escultor Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho" que produziu em Minas Gerais uma obra de arte plena e perfeita, é considerado um dos escultores mais importantes nascido no Continente Americano, em todos os tempos. Nasceu em Vila Rica, Minas Gerais, por volta de 1730, e faleceu na mesma cidade, em 1814.    Recebeu o apelido de Aleijadinho devido a moléstia que o acometeu em 1777 (mal de Hansem) lepra, que lhe deformou o corpo, destruindo-lhe os dedos dos pés e das mãos e obrigando-o a andar de joelhos.  Era filho do mestre de obras português Manoel Francisco Lisboa e de uma escrava africana chamada Isabel.
              Trabalhou principalmente em Vila Rica, São João Del Rei, Ouro Preto, Congonhas do Campo, Mariana e Sabará. Sua leitura predileta era a Bíblia, fonte de sua arte, imagens sacra. Construiu púlpitos, altares, painéis, tribunas e inúmeras esculturas religiosas em dezenas de igrejas.
            As obras primas do escultor Aleijadinho são indiscutivelmente, os "Passos da Paixão" (66 monumentais estátuas de cedro representando a paixão de Cristo) e o grupo de estátuas representando os Dose Profetas, erguidas no pátio do santuário do Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo: executadas em pedra-sabão e em tamanho natural.         Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim.
Mestre Ataíde
            Manoel da Costa Ataíde, foi o grande mestre da pintura barroca mineira da segunda metade do século XVIII. Nascido na cidade de Mariana, Mestre Ataíde foi contemporâneo do Aleijadinho e seu grande parceiro por toda vida na decoração de diversas igrejas mineiras. Espalhou pelos templos de minas uma “bonita, valente e espaçosa pintura de perspectiva”.
ATIVIDADES
RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:                 
 A)-  Em qual período se deu a arte Barroca no Brasil?
 B)-   Como a arte barroca chegou ao Brasil?
 C)- Por que Minas Gerais se tornou o centro da arte barroca brasileira?
D)- Descreva como eram decoradas as igrejas no período barroco brasileiro.
E)-  Quais são as obras primas do escultor Aleijadinho?
 f)-  Cite o nome de cinco cidades onde ele trabalhou.
.
G)-   Além de esculturas o que mais Aleijadinho construiu?
H)-  Quem foi Mestre Ataíde e qual seu nome completo?
02-Leia: 
            O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barrica no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultural e artística em pleno desenvolvimento.
       Com base no texto responda as questões 1, 2 e 3.
1) Que pais influenciou diretamente o barroco brasileiro?
2) Identifique o período e a cidade em que se desenvolveu o barroco no Brasil.
O3) A obras do barroco brasileiro tinha forte caráter	
(   ) Profano                   (   ) Social 
(   ) Mitológico                (   ) Religioso
04- barroco representou um novo padrão estético para a produção artística do ocidente no século XVII, fortemente influenciado pela religiosidade. Entretanto, o barroco tinha também um conteúdo de interesse político, que o inseria em um conflito característico da Idade Moderna. Explique sucintamente qual era este conflito e como o barroco era utilizado neste contexto.
05- O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o barroco, qual das afirmativas abaixo é incorreta:
a-Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.
b-A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana.
c-A história e atributos de santos e mártires católicos se viam representados com bastante frequência na pintura, nas esculturas e construções do período, sendo que os elementos eram dispostos de maneira pouco simétrica, assumindo na maioria das vezes uma organização diagonal.
d-A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.
05- SOBRE O BARROCO, PODE-SE AFIRMAR QUE:
a) foi uma forma de manifestação artística inspirada nos conceitos pagãos de Idade Média e
a Antiguidade.
b) fez uso da grandeza excessiva, do extravagante, do artificial, para expressar as concepções de mundo moderno.
c) surgiu nos países anglo-saxões, no final do século XVII, e se espalhou por toda a Europa no século XVIII.
d) impôs uma nítida diferenciação entre as formas artísticas, como a pintura, a escultura e a arquitetura.
06- Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:
a- (    ) O estilo barroco retomou os próprios princípios da arte da antiguidade greco romana; e de acordo com essa nova tendência, uma obra só seria perfeitamente bela na medida em que imitasse os artistas clássicos gregos.
b- (    ) Diante da Reforma Protestante a Igreja Católica logo se organizou contra. E assim a Arte Barroca serviu para revigorar seus princípios doutrinários.
c- (    ) Com o vigor barroco, os palácios barrocos se tornaram ambientes de encantamento, projetados para impressionar os visitantes com o poder e a glória do rei.
d-(    ) O ideal humanista, a preocupação com o rigor científico e a composição equilibrada, são as principais características da Arte Barroca.
e-(   ) Os tons suaves e pastéis, o equilíbrio simétrico, a luz diagonal e a composição  bidimensional fazem parte do estilo barroco.
f- (   ) Na representação barroca a figura humana, diversas vezes, aparece levemente geometrizada, revelando uma preocupação naturalista.
g- (   ) Do ponto de vista pictórico, as obras barrocas apresentam uma iluminação basicamente simétrica em relação a perspectiva linear utilizada.
h- (   ) Nas obras barrocas as cenas representadas envolvem-se num acentuado contraste de claro-escuro, o que intensifica a expressão de sentimento.
i- (    ) O racionalismo tão buscado e desejado pelo Renascimento, tornou-se altamente  secundário, dando lugar as emoções dentro do estilo Barroco.
J- (    ) As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência.
k- (    ) A iluminação diagonal tão marcante na pintura barroca 
remete ao observador uma sensação estática.
l- () Considerada por diversos críticos uma arte requintada, aristocrática e convencional, o Barroco acabou tornando-se, 
com o passar do tempo, superficial.
m- (   ) O Barroco foi um movimento contra reforma protestante.
n- (   ) No Barroco existe um predomínio das emoções e não o racionalismo renascentista.
o- (   ) O Barroco foi um movimento quase sem cor e formas.
p- (   ) Este movimento foi quase sem expressão nas artes plásticas.
07- Quanto a Pintura Barroca analise itens abaixo e em  seguida marque a ÚNICA alternativa CORRETA.
a)  Na pintura, freqüentemente uma luz incide diretamente sobre aquilo que o pintor quer  valorizar na tela.
b) As cores de tons azul e rosa são banidos da pintura.
c)  O artista Barroco esta fortemente ligado ao misterioso e ao sobrenatural.
d)  Há uma tendência para a utilização da cor preta.
08- Quanto à arte do período Barroco assinale a alternativa CORRETA:
a) (   ) Na pintura utilizava de uma técnica conhecida como claro e escuro.
b) (   ) A expressão dramática e os gestos amplos não são marcas da escultura barroca. 
c) (   ) O dourado é banido da escultura como uma forma de entrega dos bens materiais. 
d) (   ) É na arquitetura barroca que surgem os arcos e cúpulas.

Continue navegando