Buscar

Resenha de Antropologia Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha de Antropologia Social
Augusto Batista Pinto 201449005-6
Relações Internacionais – T049
Weber X Barth
O texto de weber dialoga com o de Barth pois ele também entra na questão da etnia. E como podemos ver nesse trecho:
“Por exemplo, o "nicho" é olocus concreto de um grupo no ambiente, caracterizado não só por suas relações com os recursos naturais, mas também por seus vínculos com os outros grupos co-residentes na área, que serão seus eventuais competidores. ” 
E que weber também fala que os há a atração entre grupos distintos, mas há também a repulsão. E que mesmo que um grupo tenha afinidade com outro, isto não significa que esses grupos não vão competir entre si.
 De seus estudos ecológicos, Barth deduz quatro postulados fundamentais:
1) a distribuição dos grupos étnicos não é controlada por "áreas naturais" fixas e objetivas, mas pela distribuição em nichos específicos, que cada grupo explora mediante sua organização política e econômica;
2) distintos grupos étnicos irão se estabelecer em co-residência em uma área, caso explorem diferentes nichos e, especialmente, caso constituam entre si relações "simbióticas";
3) se diferentes grupos étnicos exploram os mesmos nichos, espera-se que o mais poderoso em termos militares acabe suplantando o mais fraco;
4) se diferentes grupos étnicos exploram os mesmos nichos, mas o mais fraco dentre eles é capaz de explorar os ambientes, recursos e climas marginais, coexistirá com os outros na mesma área sem maiores problemas.
Weber diz que diferentes grupos podem coexistir em uma mesma área ou território onde para que isso aconteça, é necessário que haja uma afinidade entre ambos. Essa afinidade proverá uma interação entre ambos e assim na coexistência os grupos também interagirão sexualmente e haverá uma miscigenação. Logo, com o passar do tempo a progressão natural é que haja o fim dos dois grupos iniciais e venha a nascer um terceiro, proveniente da mistura dos dois primeiros. 
Mas, contudo, pode haver membros dos grupos que não aceitem a mistura de etnias, ou seja, nas palavras de Weber: “Apenas uma gota de sangue negro contamina a linhagem branca. ” Isso se dá por conta da xenofobia e principalmente do racismo.
Há também outras formas de interação social que como os itens 3 e 4 de Barth abordam diz que há as interações que grupos equivalentes habitam o mesmo espaço eles tendem a guerrear e que tem maior poderio militar tende a ganhar. Geralmente não há afinidade entre esses grupos e não há mistura de genes. Mas quando um dos grupos pode explorar outras coisas, eles tendem a ter certa afinidade como se deu no caso das colônias que interagiram com a colônia.

Outros materiais