Buscar

RESENHA TEMÁTICA SOBRE CORPOREIDADE

Prévia do material em texto

CORPOREIDADE
A corporeidade consiste na compreensão do nosso corpo além do físico, o corpo não somente composto de ossos e músculos, mas também de valores estéticos, éticos, espirituais, em uma contextualização que implica um corpo em movimento, e na contemporaneidade.
A corporeidade não se trata de algo universal e constante, ela é evolutiva e única. A corporeidade de uma criança é diferente da corporeidade de um adulto, pois a mesma depende de uma construção social e é resultado de um processo histórico, como afirma Bruhn (1994) “O corpo aprende e é cada sociedade específica, em seus diferentes momentos históricos e com sua experiência acumulada que o ensina”.
Nesse sentido, Polak (1997) traz o propósito de um corpo que ocupa o lugar de fusão de fenômenos orgânicos e sociais, sendo o cenário no qual a cultura e a natureza dialogam, onde o coletivo e o individual se interpenetram. O ser humano se faz presente no mundo pelo seu corpo, este último representando uma dimensão construtiva e expressiva do ser do homem, sendo denominado de corpo próprio, corpo vivente. (COMIN; AMORIM, 2010, p. 262).
Gaya (2006) complementa, “(...) meu corpo, este corpo de carne, ossos e vísceras; este corpo que joga, dança, faz esportes, canta, interpreta e representa histórias; este corpo mais ou menos bonito ou feio; mais ou menos forte ou fraco, mais ou menos habilidoso; mais ou menos feliz ou triste; mais ou menos deprimido ou ansioso; este corpo sempre carente de aprendizagens, vive o mundo real. É a minha forma de estar no mundo. Assim, por mais que a arrogante prepotência de ser racional queira negar minha corporalidade sou antes de tudo um corpo no mundo”. Como afirma Damásio (2000) não há mente sem corpo.
Referências:
http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/275242/1/Olivier_GiovaninaGomesdeFreitas_M.pdf
https://www.sabernarede.com.br/resenha-critica-sobre-corporeidade-aprendizagem-e-educacao/
http://www.docsystems.med.br/puericlt/corprdad.htm
https://usj.edu.br/wp-content/uploads/2015/07/TCC-p%C3%B3s-banca-4.pdf
https://docero.com.br/doc/ecnnnc

Continue navegando