Buscar

Administração - Produção Textual Individual

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO PARANÁ – UNOPAR
Curso de Administração
Monique Serafim Cardoso
Trabalho sobre a HIDROELÉTRICA DO RIACHO DOCE
Florianópolis
2017
Monique Serafim Cardoso
Trabalho sobre a HIDROELÉTRICA DO RIACHO DOCE
Trabalho referente às disciplinas de Responsabilidade Social e Ambiental, Gestão de Pessoas, Direito Empresarial e do Trabalho da quarta fase do curso de graduação em Administração da Universidade do Paraná – UNOPAR. 
Florianópolis
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata-se de uma análise feita na Usina Hidrelétrica Foz do Riacho que situa-se Rio Doce, entre os municípios de Águas de Purificação, e o município de Lotus. 
Nesta organização pretende-se investigar como é feita para manter a empresa sendo que gerará inúmeros benefícios, tanto quanto há fatores que para deixar de funcionar como a falta de empregos e dentre outros.
Além disso é muito importante que ressaltar que A barragem da Foz do Riacho Doce tem 598 metros de extensão e 48 metros de altura e foi a primeira do Brasil a utilizar a técnica do núcleo asfáltico, comum em países da Europa e nos Estados Unidos.
Nesse mesmo entendimento, este trabalho conterá informações também de como funciona a usina, do qual foi a empresa responsável pela implantação da hidrelétrica e é quem a administra e opera.
1. Objetivo Geral
Tem como objetivo principal analisar as informações obtidas nesta empresa, e desenvolver julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados á uma situação geradora de aprendizagem, contendo os estudos da disciplinas apresentadas no decorrer do semestre.
DESENVOLVIMENTO 
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
 2.1.1 Movimento Sociais
 Os movimentos sociais são característicos de uma sociedade plural, que se constrói em torno do embate político por interesses coletivos e/ou individuais. Assim sendo, a organização de indivíduos em prol de uma causa é uma característica de uma sociedade politicamente ativa. Os grupos que produzem ação em busca da representação política de seus anseios atuam de modo a produzir pressão direta ou indireta no corpo político de um Estado. Para isso, várias formas de ações coletivas são usadas, como a denúncia, as passeatas, marchas etc.
 A importância da organização desses grupos mobilizados é grande. A força da ação coletiva só é efetiva quando direcionada. Dessa forma, o surgimento de líderes que representem diretamente as demandas do grupo e a organização em nome de exigências ou ideias comuns são os pilares e a força motriz por traz desses grupos.
 Portanto, percebe-se que os movimentos sociais estão diretamente ligados à resolução de problemas sociais, e não à reivindicação de posses materiais. No entanto, eles não se resumem apenas à reivindicação de direitos ou à demanda pela representação de um grupo, pois um movimento pode surgir como agente construtor de uma proposta de reorganização social para mudar um ou outro aspecto de uma sociedade.
 Em termos de classificação podemos dividir os movimentos sociais em:
Movimentos reivindicatórios: os quais focam sua ação em exigências de questões imediatas. Utilizam-se da pressão pública para pressionar instituições que possam modificar os dispositivos legais que possam lhes favorecer.
Movimentos políticos: os quais buscam influenciar a população na participação política direta enquanto garantia para transformações estruturais na sociedade.
Movimentos de classe: os quais buscam subverter a ordem social e, consequentemente, alterar as relações entre distintos fatores na conjuntura nacional.
Por fim, entende-se que os movimentos sociais são representados por ações provenientes de uma determinada organização da sociedade, e idealizadas dentro de um contexto histórico. Se classificam em movimentos políticos, reivindicatórios e de classe. Dessa forma, os movimentos sociais utilizam de alguns canais para atingir seus fins. São eles: os conflitos de classes e acordos políticos.
2.1.1 MOVIMENTO ATINGIDO POR BARRAGEM
 O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) é um movimento nacional, autônomo, de massa, de luta, com direção coletiva em todos os níveis, com rostos regionais, sem distinção de sexo, cor, religião, partido político e grau de instrução.
É um movimento popular, reivindicatório e político. A prática militante é orientada pela pedagogia do exemplo e a sua luta se alimenta no profundo sentimento de amor ao povo e à vida.
 O movimento surgiu a partir das mobilizações de agricultores contra a construção de usinas hidroelétricas na região do Alto Uruguai, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 1979, quando foram publicados os primeiros estudos de aproveitamento do potencial hidroelétrico da região, uma reunião promovida pela Comissão Pastoral da Terra levou à criação de uma Comissão de Barragens, mais tarde Comissão Regional de Atingidos por Barragens (CRAB).
 A luta contra as desapropriações se expandiu nos anos seguintes, com a constituição de comissões regionais. Em 1985, as comissões passaram a atuar sob o nome de Movimento dos Atingidos por Barragens, realizando a sua primeira assembleia em 1986
 2.1.1 COMO A TECNOLOGIA PODE FAVORECER MEIO AMBIENTE
A tecnologia pode ser importante para à preservação do meio ambiente. Para isso, existe muitas formas de se preservar o meio ambiente através da tecnologia, uma dessas formas é o tratamento de água e efluentes, como exemplo temos o Flotador de ar dissolvido são sistemas modulares de flotação física, especialmente projetados para efetuar a remoção de óleos e graxas, sólidos suspensos totais e cargas orgânicas em sistemas primários de tratamento de efluentes industriais. Misturadores hiperbólicos também são importante para o tratamento de fluentes (Tanques de Equalização), uma mistura intensa nos reatores biológicos ou nos tanques de equalização é muito importante para uma ótima operação da estações de tratamento de Efluentes
(Efluentes são geralmente produtos líquidos ou gasosos produzidos por indústrias ou resultante dos esgotos domésticos urbanos, que são lançados no meio ambiente).
Portanto essa tecnologia de tratamento de água ajuda a natureza, pois essa água suja poderia ir a um rio poluindo-o.
Outro modo que pode ajudar através da tecnologia no meio ambiente, no meio da comunicação é as redes sociais, pois nas redes sociais é possível passar uma visão mais global do meio-ambiente para as pessoas, além da realização de diversas campanha que ajude o meio-ambiente.
As rede sociais possui milhões de usuários pelo mundo todo o que facilita muito na divulgação de informações, como pode ser usado para passar informações do meio-ambiente e a preservação do meio-ambiente.
Através da comunicação é possível interagir sobre o meio-ambiente com milhões de pessoas nas redes sociais, proporcionando melhorias no meio-ambiente.
Por causa do meio-ambiente foi preciso adaptar tecnologias para seguirem as suas ordens e tentar fazer o mundo melhorar, agora resta todos aceitarmos e colocarmos no nosso dia-a-dia que devemos cuidar do meio ambiente ajudando sempre e quando possível comprando produtos ecologicamente corretos.
2.1.3 Tecnologia Verde
 Tecnologia Verde é uma tendência mundial voltada para o impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente. Com princípios de uso de recursos tecnológicos que consumam menos energia, uso de matéria prima e substâncias menos tóxicas na fabricação e por fim minimize impactos no seu descarte, permitindo reciclagem e reutilização.
 Na primeira década do novo milênio aumentou a preocupação com os resíduos eletrônicos, pois no final do século passado houve um grande avanço no consumo, sendo que somente no início dos anos 2000 aconteceram os primeiros descartes em grande quantidade de produtos eletrônicos. Essa preocupação com o impactodos recursos tecnológicos no meio ambiente tornou-se tendência no século XXI, chamada de TI Verde, Green IT, ou Tecnologia da Informação Verde. A TI Verde engloba, entre outros, o cumprimento da legislação ambiental, diagnósticos dos aspectos e impactos ambientais de atividades relacionadas à área da Tecnologia da Informação, seguindo e desenvolvendo procedimentos e planos de ação com objetivos de eliminação ou diminuição da agressão ambiental.
 Sendo assim, a empresa que controla a Usina Hidrelétrica Foz do Riacho Doce tem o mesmo nome, e assumiu a responsabilidade de operar de acordo com princípios do desenvolvimento sustentável. Isso, no entanto, não ocorre de maneira completa, dados os impactos ambientais que uma Usina acarreta.
Assim, para promover benefícios e favorecer o meio ambiente, é necessário que o uso das tecnologias seja feito de maneira inteligente, atendendo as demandas surgidas dos impactos, e prevenindo posteriores desenvolvimentos negativos na região.
GESTÃO DE PESSOAS
 3.1 Clima Organizacional
 O clima organizacional corresponde à percepção dos colaboradores de uma organização no que diz respeito ao seu ambiente de trabalho. Em alguns casos, o clima pode corresponder também à percepção de clientes, fornecedores e outros públicos que tiverem contato com a organização. Tudo dependerá de como este clima será avaliado.
 O clima pode ser visto como os sentimentos que os indivíduos têm e a maneira como eles interagem entre si, com os clientes ou elementos externos (CHIAVENATO, 2010). Estes sentimentos manifestados podem estar voltados ainda a estados de satisfação ou insatisfação dos colaboradores, o que repercute, mais uma vez, em sua produtividade e na sua percepção sobre a empresa.
 É perceptível então que o clima organizacional precisa ser avaliado constantemente para que os gestores das organizações possam orientar os seus trabalhos, considerando para isso, as expectativas e percepções das pessoas da organização. Esta avaliação se faz importante, inclusive para que a empresa não faça investimentos (de tempo, dinheiro e energia) em aspectos que na verdade estão sendo bem percebidos por seus colaboradores, em detrimento de outros que estão sendo mal avaliados e prejudicando o clima organizacional.
FORMULÁRIO DE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL.
Não é necessário se identificar.
Responder no final da folha rosto
Você consegue se relacionar bem com os outros funcionários desta empresa?
a) Sim b) Com certeza c) Não d) Nunca
A Empresa te dá benefícios?
a) Sim b) Com certeza c) Não d) Nunca
Você Considera o Clima Ambiente Bom?
a) Sim b) Com certeza c) Não d) Nunca
Gosta de trabalhar em equipe ou prefere trabalhar sozinho?
a) Sim b) Com certeza c) Não d) Nunca
Você sente vontade de sair da empresa em que trabalha?
a) Sim b) Com certeza c) Não d) Nunca
Você recebe feedback de seu supervisor?
a) Sim b) Com certeza c) Não d) Nunca
Com relação ao espaço de trabalho se sente confortável?
a) Sim b) Com certeza c) Não d) Nunca
Você consegue trabalhar sobre pressão?
a) Sim b) Com certeza c) Não d) Nunca
Você indicaria a empresa para seus amigos?
a) Sim b) Com certeza c) Não d) Nunca
 Você se sente realizado profissionalmente?
a) Sim b) Com certeza c) Não d) Nunca
Com que frequência fala com seu chefe?
a) Sim b) Com certeza c) Não d) Nunca
 Se sente confortável no seu setor?
a) Sim b) Com certeza c) Não d) Nunca
Você se sente responsável pelas partes do sucesso da empresa?
a) Sim b) Com certeza c) Não d) Nunca
 Em relação a higiene, se sente confortável?
a) Sim b) Com certeza c) Não d) Nunca
O Uniforme padrão é importante para você?
a) Sim b) Com certeza c) Não d) Nunca
A empresa faz reunião com os funcionários?
a) Sim b) Com certeza c) Não d) Nunca
DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO
4.1 Direito Empresarial
Direito comercial ou direito empresarial é um ramo do direito privado que pode ser entendido como o conjunto de normas disciplinadoras da atividade negocial do empresário, e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinada a fins de natureza econômica, desde que habitual e dirigida à produção de bens ou serviços conducentes a resultados patrimoniais ou lucrativos, e que a exerça com a racionalidade própria de "empresa", sendo um ramo especial de direito privado. 
O direito empresarial passou por diversas fases, cada uma se moldando conforme a época de sua atuação, sendo as gerações posteriores utilizando os mecanismos passados para uma melhor normatização do direito empresarial. Prova disso é o importante mecanismo da limitação da responsabilidade patrimonial, que surgiu com essa transformação do direito empresarial, com o crescimento da economia, surgindo novos mercados, novos consumidores. Os empreendedores buscam se organizar cada vez mais para o desempenho de sua atividade, um grande avanço foi esse tratamento especial dado as pequenas empresas. De igual modo, a limitação da responsabilidade, como já foi dito, é um importante agente para impulsionar esse empreendedorismo.
 4.2 Conflito Entre Desenvolvimento Econômico e Preservação do Meio Ambiente
 Com base no enunciado sobre conflito de substancial entre desenvolvimento e direito empresarial refletindo na ordem econômica, podemos entender que: 
 Segundo o Art. 170 da Constituição Federal de 88, visa a assegurar a ordem econômica proporcionando uma existência digna, e em seu Inciso VI do Artigo 170 da Constituição Federal de 88 busca promover a defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços. 
 Deste modo, os conflitos em Foz do Riacho Doce, vão contra as leis estabelecidas em um viés do direito, pois a  abrangência dos impactos da lama nas vidas de comunidades ao redor dessa barragem, vem aumentando, e,  junto a este fator, prejuízos sociais, culturais e emocionais são ignorados pela mineradora na hora de compensar os atingidos, fato este que não promove a dignidade da vida social em relação ao trabalho, já que os desgastes ambientais não reparados, geram consequências a curto, médio e longo prazo para os habitantes. 
CONCLUSÃO
Concluímos que esta empresa do qual falamos ao longo do trabalho que está Usina é considerada uma fonte de energia renovável, pois utiliza o ciclo da água da Terra para gerar eletricidade é essencial para as necessidades do público que usa esta energia.
Com relação ao meio ambiente, para promover benefícios e favorecer o meio ambiente, é necessário que o uso das tecnologias seja feito de maneira inteligente, atendendo as demandas surgidas dos impactos, e prevenindo posteriores desenvolvimentos negativos na região.
Sobre as atividades de direito empresarial, a usina passou por uma fase, do qual afetou diversas pessoas, que por toda via surgiram conflitos, que obteve impactos tanto no financeiro quanto ambiental. 
Por fim, aprender que uma empresa grande, do qual citamos acima pode ter benefícios como fatos que de gerar energia para diversas pessoas, e também gerar impacto na população de uma maneira geral, que gere desemprego relacionando estes componentes da administração são importantes para que possamos aprender cada vez mais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Movimentos Sociais. Disponível: < https://www.todamateria.com.br/movimentos-sociais/>. Acesso em: 20/11/2017.
Movimento atingidos por barragens. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_dos_Atingidos_por_Barragens>
Tecnologia e Meio Ambiente. Disponível: http://4a48872.blogspot.com.br/
Clima Organizacional. Disponível: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/o-clima-organizacional-e-os-seus-principais-aspectos/102286/
Direito Empresarial. Disponível: < https://www.infoescola.com/direito/direito-empresarial/>
Direito Emprarial.Disponível: < https://danielhc.jusbrasil.com.br/artigos/229872334/direito-empresarial-evolucao-historica-e-importancia-do-instituto-da-limitacao-de-responsabilidade-patrimonial>
ANEXO I – QUESTÕES PARA O PÚBLICO ALVO DE UMA IMOBILIÁRIA

Mais conteúdos dessa disciplina