Buscar

Importância da higienização das mãos

Prévia do material em texto

Importância da higienização das mãos
  A higienização das mãos sempre foi considerada uma medida básica para o cuidado ao paciente. As mãos dos profissionais de saúde vêm sendo implicadas como fonte de transmissão de micro-organismos no ambiente hospitalar. A contaminação das mãos dos profissionais de saúde pode ocorrer durante o contato direto com o paciente ou por meio do contato indireto, com produtos e equipamentos ao seu redor.
 O termo "lavagem das mãos" é melhor substituído por "higienização das mãos" devido a maior abrangência deste procedimento.
 Todos profissionais da área de saúde, que mantém contato direto ou indireto com os pacientes , que atuam na manipulação de medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminados devem realizar a higienização das mãos.
 Essa medida visa à remoção da maioria dos microrganismos da flora transitória de células descamativas como pelos, suor, sujidade e oleosidade.
 As ações de higiene das mãos são mais eficazes quando a pele das mãos é livre de lesões/cortes, as unhas estão no tamanho natural, curtas e sem esmalte e as mãos e antebraços sem joias e descobertos.
 A higienização das mãos é geralmente realizada com água e sabão ou por preparação alcoólica. Ambos são excelentes, atendendo perfeitamente o objetivo de eliminar os agentes patogênicos. A lavação com água e sabão é o processo que tem por finalidade primordial remover sujeira ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais e a solução alcoólica tem por finalidade primordial o uso quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, antes e após contato com paciente.
 
A técnica de lavagem simples das mãos envolve os seguintes passos:
- Abrir a torneira e molhar as mãos, evitando encostar-se a pia.
- Aplicar na palma da mão quantidade suficiente de sabão líquido para cobrir todas as superfícies das mãos .
- Ensaboar as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
- Esfregar a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa.
- Entrelaçar os dedos e friccionar os espaços interdigitais.
- Esfregar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai e vem e vice-versa.
- Esfregar o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda, utilizando-se movimento circular e vice-versa.
- Friccionar as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha, fazendo movimento circular e vice-versa.
- Esfregar o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando movimento circular e vice-versa.
- Enxaguar as mãos, retirando os resíduos de sabão. Evitar contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.
- Secar as mãos com papel toalha descartáveis, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. Desprezar o papel toalha na lixeira.
A técnica de lavagem antisséptica das mãos é semelhante à técnica de lavagem simples das mãos. Nesse procedimento, todavia, não precisa molhar e nem secar as mãos.
ALUNO: Leonardo Menezes
Turma: 18

Continue navegando

Outros materiais