Buscar

Higienização das Mãos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Karolinne Rodrigues Silva Lemes – 12011ENF069
Exercício Proposto I
1. Defina o termo “Higienização das mãos” e justifique sua utilização em substituição ao termo “Lavagem das mãos”. 
Higienização das mãos é uma medida individual simplificada que objetiva a prevenção da propagação de infecções relacionadas à assistência à saúde. A substituição ao termo “lavagem das mãos” se deve a maior abrangência do procedimento, englobando a higienização simples, antisséptica, fricção antisséptica e a antissepsia cirúrgica.
2. As mãos dos profissionais que atuam em serviços de saúde podem ser higienizadas utilizando-se: água e sabão, preparação alcoólica e anti-séptico, sendo que a utilização de um determinado produto depende das indicações. Cite no mínimo 07 indicações para a higienização das mãos com água e sabão/sabonete líquido e no mínimo 07 para a higienização das mãos com soluções/preparações alcoólicas. 
Se tem como indicação a realização da higienização das mãos com água e sabão:
· Quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais
· Ao iniciar o turno de trabalho
· Após ir ao banheiro
· Antes e depois das refeições
· Antes de preparo de alimentos
· Antes de preparo e manipulação de medicamentos
Em todas as outras situações, nas quais houver impossibilidade de obter preparação alcóolica.
Indicação para a higienização das mãos com soluções/preparações alcoólicas:
· Antes do contato com o paciente
· Após o contato com o paciente
· Antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos
· Antes de calçar luvas para inserção de dispositivos invasivos que não requeiram preparo cirúrgico
· Após risco de exposição a fluidos corporais
· Após contato com objetos inanimados e superfícies imediatamente próximas ao paciente
· Antes e após remoção de luvas
3. Existem produtos que associam detergentes com antissépticos e se destinam à higienização antisséptica das mãos e degermação da pele. Cite duas indicações para Higienização antisséptica das mãos e duas indicações para a degermação da pele. 
Indicação para Higienização antisséptica:
· Nos casos de precaução de contato recomendados para pacientes portadores de microrganismos multirresistentes
· Nos casos de surtos
Indicação para degermação da pele:
· No pré-operatório, antes de qualquer procedimento cirúrgico (indicado para toda a equipe cirúrgica)
· Antes da realização de procedimentos invasivos. Exemplos: inserção de cateter intravascular central.
4. Descreva os 04 insumos necessários para a higienização das mãos, assim como os 04 equipamentos necessários (justificando porque no processo de higienização das mãos, não é indicado o uso de secadores elétricos). 
Para a realização da higienização das mãos é necessário: água, sabões líquidos nos serviços de saúde, que sejam agradáveis ao uso, possua fragrância leve e não resseque a pele, agentes antissépticos como: álcoois, clorexidina, compostos de iodo, iodóforos e triclosan e, também, papel toalha, este que deve ser suave, possuir boa propriedade de secagem, ser esteticamente aceitável e não liberar partículas. São necessários lavatórios, dispensadores de sabão e antissépticos, porta papel toalha e lixeira para descarte do papel toalha. Os secadores elétricos não são indicados para o processo de higienização das mãos, visto que há dificuldade no seu acionamento que, se for de forma manual, pode ainda permitir a descontaminação das mãos, pois estes podem carrear microrganismos.
5. Qual a finalidade da Higienização simples das mãos e qual o tempo de duração do procedimento? 
A finalidade da higienização simples é remover os microrganismo que colonizam as camadas superficiais da pele como, por exemplo, o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos. O tempo de duração do procedimento é de 40 a 60 segundos.
6. Qual a finalidade da fricção anti-séptica das mãos (com preparações alcoólicas)/Higienização das mãos com preparações alcoólicas e qual o tempo de duração do procedimento?
A higienização da fricção antisséptica tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos (não há remoção de sujidades) e tem a duração de 20 a 30 segundos. Já a higienização das mãos com preparações alcoólicas tem como finalidade promover a remoção de sujidades e microrganismos, reduzindo a carga microbiana das mãos, com o auxílio do antisséptico, este procedimento tem a duração de 40 a 60 segundos.
7. Descreva a técnica de higienização das mãos com água e sabão (inserido no moodle). 
Primeiro deve-se molhar as mãos com água, aplicar na palma da mão uma quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos, em seguida friccione as palmas das mãos entre si, depois friccione a palma direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa, após isso, entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais, friccione o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem e vice-versa e siga para a fricção do polegar esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando-se de movimento circular e vice-versa. Logo depois, friccione as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda, fazendo movimento circular e vice-versa. Enxague bem as mãos com agua, seque-as com papel toalha descartável e, no caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papel toalha.
8. Descreva a técnica de higienização das mãos com preparações alcoólicas/álcool gel (inserido no moodle).
Primeiramente deve-se aplicar uma quantidade suficiente de preparação alcoólica em uma mão em forma de concha para cobrir todas as superfícies das mãos, em seguida friccione as palmas das mãos entre si, depois friccione a palma direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa, após isso, entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais, friccione o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem e vice-versa e siga para a fricção do polegar esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando-se de movimento circular e vice-versa.

Outros materiais