Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO - DIREITO EMPRESARIAL II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIANDO O APRENDIZADO + SIMULADO AV1 – DIREITO EMPRESARIAL AVANÇADO II
Assinale a alternativa correta a respeito da disciplina dos Títulos de Crédito constante do Código Civil.
O endossante não responde pelo cumprimento da prestação constante do título, ressalvada cláusula expressa em contrário, constante do endosso.
Considerando-se a importância do endosso e do aval para a circulação e cumprimento das obrigações representados em um título de crédito, avalie as seguintes assertivas:
I- Através do endosso o endossante transfere e garante o pagamento da obrigação representada no título de crédito.
II- O endosso feito com cláusula "não à ordem" produz apenas os efeitos de uma cessão de crédito.
III- Não é possível haver endosso parcial, mas poderá haver aval parcial (títulos típicos).
IV- Os avais simultâneos são os feitos por mais de uma pessoa, sem identificação do avalizado, e se presume serem dados em favor do sacador.
Estão corretas:
Todas as alternativas.
Em relação ao aceite nas letras de câmbio, é incorreto afirmar:
É vedado ao sacado riscar o aceite já dado, mesmo antes da restituição da letra;
Com relação aos atos cambiais, analise as seguintes assertivas:
I- há possibilidade de haver endosso sem efeito de garantia;
II- o endosso tardio, posterior ou póstumo é o que ocorre após o protesto por falta de pagamento ou qualquer outro protesto e produz apenas efeito de uma cessão de crédito;
III- no aval, o avalista assume obrigações idênticas à daquela pessoa que está avalizando;
IV- é possível o aval parcial ou limitado (nos títulos típicos).
- É CORRETO o que se afirma em:
Todas as alternativas.
A entrega a B determinado título de crédito com endosso próprio. Esse ato
Gera a transferência da posse e da propriedade do título de crédito.
Sobre títulos de crédito é correto afirmar: 
B) A falta de protesto por falta de pagamento tempestivo tem como efeito a impossibilidade de cobrar dos devedores indiretos.
Acerca do protesto nos títulos de crédito, indique a alternativa correta:
O protesto é obrigatório sempre que se pretenda executar os codevedores ou devedores indiretos (coobrigados ou endossantes).
Sobre o cheque podemos dizer que:
O pagamento se fará à medida em que forem apresentados os cheques e se 2 (dois) ou mais forem apresentados simultaneamente, sem que os fundos disponíveis bastem para o pagamento de todos, terão preferência os de emissão mais antiga e, se da mesma data, os de número inferior.
De acordo com a clássica definição do jurista italiano Cesare Vivante, expressa no art. 887 do Código Civil, título de crédito é o documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele mencionado. A respeito da classificação dos títulos de crédito analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta.
I. Os títulos de crédito devem sempre atender em sua emissão a um padrão obrigatório, de modelo vinculado quanto à disposição formal dos elementos essenciais à sua criação.
II. Quanto à circulação, os títulos são ao portador ou nominativos, subdividindo-se estes em à ordem e não à ordem.
III. Quanto à estrutura, os títulos de crédito se classificam em ordem de pagamento e promessa de pagamento; na ordem, o sacador do título de crédito manda que o sacado pague determinada importância, enquanto na promessa o sacador assume o compromisso de pagar o valor do título.
II e III, apenas.
No que se refere ao instituto do aval, assinale a alternativa correta:
b) No caso da letra de câmbio, é permitido aval parcial, por força de previsão em legislação especial.
A transferência de título ao portador
a) se faz por simples tradição.
Necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei. Sobre os títulos de crédito é incorreto afirmar que:
C) Em decorrência do princípio da autonomia o avalista em documento apartado responderá da mesma maneira que o avalizado.
(XXIV Exame de ordem unificado - 2017.1 / Adaptada) Um cliente apresenta a você uma letra de câmbio à ordem com as assinaturas do emitente no anverso e do endossante no verso. No verso da cártula, também consta uma terceira assinatura, identificada apenas como aval pelo signatário.
C) O aval dado no título foi na modalidade em branco, sendo avalizado o emitente. 
O Código Civil de 2002, ao impor uma nova disciplina aos títulos de crédito, criou certa perplexidade na doutrina autorizada por conta da suposta pretensão de ser norma geral à disciplina dos títulos de crédito em espécie, que, diga-se, encontra-se dispersa em vários diplomas legislativos. Esta perplexidade se deu, principalmente, por conta da diferente regra que passaria a reger os títulos de crédito atípicos, criados e regulados pelo código civil, e os títulos de crédito regulados na legislação especifica. Aponte abaixo uma diferença entre a disciplina dos títulos de crédito constantes do código civil e a disciplina constante na legislação aplicável à letra de câmbio e à nota promissória.
O código civil veda o aval parcial, enquanto que a legislação da letra de câmbio e nota promissória permite.
De acordo com a legislação vigente acerca dos títulos de crédito, assinale a alternativa incorreta:
Os títulos de crédito típicos (letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata) passaram a ser regidos primordialmente pelo Código Civil 2002, aplicando-lhes as legislações especiais de forma supletiva.
Considerando a aplicabilidade, no direito cambiário, dos princípios da cartularidade, literalidade e autonomia, bem como de outros deles decorrentes, assinale a opção correta.
Consoante o princípio da inoponibilidade, o devedor de dívida representada por título de crédito só pode opor ao terceiro de boa-fé as exceções que tiver contra este e as fundadas nos aspectos formais do título.
(Questão extraída de concurso) De acordo com o que dispõe a Lei 11.101/2005 (Lei de Falência), é correto o que se afirma em:
Compete ao administrador judicial avaliar os bens arrecadados e de propriedade do falido.
Sobre recuperação judicial ou falência, a legislação vigente estabelece:
As execuções de natureza fiscal não são suspensas pelo deferimento da recuperação judicial, ressalvada a concessão de parcelamento nos termos da legislação, mas os atos de constrição e alienação devem ser submetidos ao juízo da recuperação judicial.
O prazo para o credor apresentar ao administrador judicial a sua habilitação ou a sua divergência quanto ao crédito relacionado é de 15 (quinze) dias, contados da:
Publicação do Edital.
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5°, XXII, assegura a todos como direito fundamental o direito de propriedade, ao mesmo tempo que impõe uma limitação a esse direito, asseverando que "a propriedade atenderá a sua função social" (CF/88 ¿ art. 5°, XXIII). Tais princípios constitucionais apresentam reflexos também na Lei 11.101/2005. Sobre os princípios da lei de recuperação e falência é incorreto afirmar que:
Mesmo a empresa inviável, todos os esforços devem ser realizados para que ela se preserve. Essa é a regra geral da atual legislação, ainda que em detrimento do devedor ou de um credor.
Pretendendo aderir a um sistema de franquia empresarial, o microempresário individual SF consulta sua advogada sobre as disposições legais referentes a esse contrato.
Assinale, dentre as afirmativas a seguir, a que apresenta a informação correta prestada pela advogada.
O franqueador é obrigado a incluir na circular de oferta de franquia informação em relação ao território de atuação do franqueado, especificando a possibilidade de o franqueado realizar vendas ou prestar serviços fora de seu território, ou realizar exportações.
Julgue os seguintes itens quanto à alienação de bens da massa falida:
I - a venda da empresa em bloco vai ter preferência em relação a qualquer outra espécie de venda.
II - Na alienação conjunta ou separada de ativos, o objeto da alienação estará livre de qualquer ônus e não haverá sucessão do arrematante
nas obrigações do devedor, exceto quanto as de natureza tributária, as derivadas da legislação do trabalho e as decorrentes de acidentes de trabalho.
III - A alienação será realizada na modalidade que o juiz considerar mais rentável e eficiente para a massa, após oitiva do administrador e do Comitê de Credores, dentre as seguintes: leilão, propostas e pregão
Estão corretas:
I e III
(Advogado OAB 2007 CESPE) Com respeito à ação revocatória prevista na legislação falimentar, assinale a opção incorreta.
Na sistemática da revocatória, consideram-se inexistentes os atos praticados com a intenção de prejudicar credores, desde que se prove o conluio fraudulento entre o devedor (falido) e o terceiro que com ele contratar.
No que pertine à recuperação de empresas da Lei n.º 11.101 de 09/02/2005, é dado concluir que:
A decisão judicial que concede a recuperação judicial constitui título executivo judicial
Luiz é sócio da sociedade Papéis Fechados Ltda. que se encontra altamente endividada. Por essa razão, a referida sociedade terá dificuldades para negociar com os credores e os seus funcionários. Com relação à recuperação extrajudicial, considere os créditos a seguir:
I - Quirografário;
II - Com garantia real;
III - Subordinado;
IV - Trabalhista;
V - Tributário.
Os créditos que NÃO podem ser objeto da recuperação extrajudicial da Papéis Fechados Ltda. são somente: 
IV e V. 
A Ação revocatória:
Poderá ser proposta pelo Administrador Judicial, pelo Ministério Público ou por qualquer credor, no prazo de três anos da decretação da falência
São todas hipóteses que impedem o protesto de ser lavrado, exceto:
Falência do credor
Nos termos da Lei n. 5.474/68, assinale a alternativa INCORRETA
O fato de não ter sido a duplicata protestada por falta de aceite ou por falta de devolução inibe o protesto por falta de pagamento
No que se refere ao instituto do Aval, assinale a alternativa correta.
Apesar da vedação imposta pelo Código Civil, o aval parcial é permitido na letra de câmbio por força de lei especial.
Dentre as formas de cobrança/execução de uma obrigação constante em um título de crédito, temos a ação cambial e a ação de locupletamento. A respeito dessas duas ações avalie as seguintes assertivas e a relação explicativa existente entre elas:
I- o meio mais célere e comum de fazer a cobrança é por meio de uma ação cambial, pois, dentre outras vantagens, o procedimento é o de execução, implicando em determinação pelo juiz para que o devedor pague em até 3 dias e, em não o fazendo, deverá ser procedida a penhora de bens suficientes.
 PORQUE
 II- a ação de locupletamento, embora também seja uma ação de execução e seja possível de impetrar ao mesmo tempo em que se poderia impetrar a ação cambial, trata-se de uma ação secundária, importando em maiores exigências probatórias, tais como a comprovação de que houve enriquecimento sem causa por parte do devedor.
 - A respeito dessas duas asserções, é correto afirmar que:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A duplicata é um título de crédito emitido por seu credor originário, com base em uma fatura, para documentar o crédito originado de uma compra e venda mercantil ou de uma prestação de serviços, sobre tal título de crédito é incorreto afirmar:
C) A fatura juntamente com o protesto do boleto bancário é suficiente para a cobrança da duplicara numa ação cambial.
Sobre o endosso e o aval de letras de câmbio e de notas promissórias, 
Pelo endosso transmitem-se todos os direitos emergentes da letra de câmbio e da nota promissória e o endossante, salvo cláusula em contrário, garante o pagamento desses títulos.
O endosso pode ser condicional, mas não parcial.
O pagamento de uma letra de câmbio ou de uma nota promissória pode ser no todo ou em parte garantido por aval.
O avalista é responsável da mesma maneira que a pessoa afiançada, mas sua obrigação se mantém se a obrigação que ele garantiu for nula apenas por vício de forma.
O endossante acionado não pode opor ao portador de uma nota promissória as exceções fundadas sobre as relações pessoais dele com os portadores anteriores, salvo se o portador ao adquirir a nota promissória tiver procedido conscientemente em detrimento do devedor.
Está correto o que se afirma APENAS em
d) I, III e V.
A duplicata, por ser título causal, demanda a ocorrência ou de uma compra e venda mercantil ou de uma prestação de serviços mercantil para poder ser emitida. Desse modo, julgue os seguintes itens e assinale a alternativa correta,
Ausente a causa prevista na lei para a sua emissão, o título não pode ser tido como uma duplicata e o saque e a sua apresentação a protesto são indevidos.
Espécie de título de crédito causal que representa ordem de pagamento, em que o devedor principal é o aceitante:
Duplicata
De acordo com a Lei n. 7.357/85, dispõe sobre o cheque e dá outra providências. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a alternativa INCORRETA:
O cheque deve ser apresentado para pagamento, a contar do dia da emissão, no prazo de 30 (trinta) dias, quando emitido no lugar onde houver de ser pago, e de 60 (sessenta) dias, quando emitido em outro lugar do País ou no exterior. O cheque prescreve em 6 (seis) meses, contados da sua apresentação.
Assinale a alternativa incorreta. Nos termos da Lei nº 11.101/2005, na hipótese de recuperação judicial, pode-se afirmar que:
c) são legitimados para o pedido apenas as sociedades empresárias e não o empresário individual, nem a empresa individual de responsabilidade limitada.
(Procurador BACEN 2009 CESPE) A empresa Alfa Ltda. teve sua falência declarada pelo juiz competente em 15/4/2009. No mesmo ato processual, determinou-se o afastamento imediato dos administradores e a lacração da empresa. A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
A decretação da falência suspende o curso da prescrição e das ações e execuções em face do devedor, inclusive aquelas dos credores particulares do sócio solidário. No entanto, terão prosseguimento, nos juízos nos quais estiverem se processando, as ações que demandarem quantia ilíquida.
A sociedade empresária Calçados Montalvânia Ltda. celebrou contrato de faturização com Miravânia Fomento Mercantil Ltda. para que a segunda antecipasse para a primeira créditos contidos em cheques, notas promissórias, duplicatas de venda e outros documentos de dívida, além da prestação de assessoria mercadológica, creditícia e de gestão de riscos.
Sobre este contrato, assinale a afirmativa correta.
As sociedades que exercem as atividades de fomento comercial, mesmo não sendo consideradas instituições financeiras para efeitos legais, estão obrigadas a conservar sigilo em suas operações ativas e passivas e serviços prestados aos faturizados.
De acordo com a Lei 11.101, de 09 de fevereiro de 2005, que regula a recuperação judicial; a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, é CORRETO afirmar que ao administrador judicial compete na recuperação judicial
Fiscalizar as atividades do devedor e o cumprimento do plano de recuperação judicial.
Avalie os seguintes itens:
No caso de falência do sócio por crédito particular, é legítimo ao administrador judicial pedir a apuração dos haveres, mas tal direito também é conferido aos arrematantes não admitidos na sociedade.
O juiz fixará o valor e a forma de pagamento da remuneração do administrador judicial, observados a capacidade de pagamento do devedor, o grau de complexidade do trabalho e os valores praticados no mercado para o desempenho de atividades semelhantes. O total pago ao administrador judicial não excederá cinco por cento do valor devido aos credores submetidos à recuperação judicial ou do valor de venda dos bens na falência.
Na falência, os créditos retardatários não perderão o direito a rateios eventualmente realizados, mas ficarão sujeitos ao pagamento de custas, não se computando os acessórios compreendidos entre o término do prazo e a data do pedido de habilitação.
O administrador judicial, para o célere andamento do feito, somente poderá se manifestar nos autos nos casos expressamente previstos na Lei de Recuperação e Falências.
A declaração da falência suspende o direito de recesso do sócio, mas não resolve os contratos bilaterais que podem ser cumpridos pelo administrador judicial. Silenciando este último, o contratante pode interpelá-lo para que, em 15 dias, declare se cumprirá ou não o contrato
Estão corretos:
I e II
Sobre o tema Falência e Recuperação Judicial e Extrajudicial, e considerando a Lei nº 11.101/2005, marque a afirmação correta.
A Lei nº 11.101/2005 não se aplica a empresa pública e sociedade de economia mista.
Não importa em extinção das obrigações do falido:
O pagamento de mais de 50% dos créditos totais apurados durante o processo.
Dentre as alternativas acerca do protesto, aponte a incorreta:
O protesto pode ser lavrado ainda que não ocorra a intimação do devedor.
(Questão adaptada de concurso) A transmissão dos direitos emergentes de um título de crédito, através da transferência da propriedade do título, gerando uma nova garantia, uma nova coobrigação, chama-se:
d) endosso
(XX Exame OAB Reaplicação Salvador - Adaptada). A sociedade Boaventura & Cia. Ltda. Obteve concessão de recuperação judicial, mas por insuperáveis problemas de fluxo de caixa a recuperação foi convolada em falência. Um dos fornecedores de produtos agrícolas à devedora antes do pedido de recuperação judicial era Barra do Jacaré EIRELI ME. Contudo, com o pedido de recuperação judicial e inclusão do crédito no plano, a fornecedora interrompeu imediatamente a entrega dos produtos e resiliu o contrato. Os créditos estão representados por duplicatas de venda, sendo o valor total de R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais), exigíveis antes da recuperação judicial e ainda não pagos. Com base nessas informações e na regra estabelecida na Lei nº 11.101/2005, assinale a afirmativa correta.
O crédito será classificado na falência como com privilégio especial.
Acerca da Recuperação Extrajudicial, julgue os seguintes itens:
I - Assim como ocorre com a Recuperação Judicial, somente o credor que cumprir os requisitos de exercício da atividade empresarial há mais de dois anos, não ser falido, não ter obtido nos cinco anos anteriores a recuperação judicial, não ter há menos de oito anos obtido a concessão do plano especial e não ter sido condenado como administrador ou sócio controlador por qualquer dos crimes da Lei de Falência
II - O espólio de empresário também pode fazer pedido de recuperação judicial ou extrajudicial.
III - Os credores trabalhistas e os tributários não fazem parte do plano de recuperação extrajudicial.
Estão corretos:
Todas estão Corretas
Assinale a assertiva correta acerca da ineficácia e da revogação dos atos praticados antes da falência.
Tratando-se de ato revogável, a ação revocatória deverá ser proposta no prazo de 3 anos, contado da decretação da falência, pelo administrador judicial, pelo Ministério Público ou por qualquer credor.
Julgue os seguintes itens acerca dos princípios dos títulos de crédito e assinale aquele que está incorreto:
Os princípios - cartularidade, literalidade, abstração e autonomia - são dispensáveis para que os títulos de crédito cumpram a função a que se destinam: circulação do crédito com agilidade e segurança
Acerca do aceite na letra de câmbio assinale a alternativa INCORRETA:
Não poderá ser limitado a uma parte da importância sacada.
Assinale a opção correta, quanto aos princípios dos títulos de crédito:
c) São destacados como princípios dos títulos de crédito, a cartularidade, a literalidade e a autonomia
Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de título de crédito disposto no artigo 887 do Código Civil.
O título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei.
No que se refere ao conceito e aos princípios dos Títulos de crédito, assinale a alternativa correta.
Os princípios dos títulos de crédito podem ser facilmente identificados no conceito de títulos de crédito.
O protesto cambial é imprescindível para
O ajuizamento do pedido de falência, fundado em título de crédito
Quanto à nota promissória já protestada por falta de pagamento:
O endosso não impede que o devedor oponha ao endossatário as exceções pessoais que tinha contra o endossante.
A transmissão dos direitos emergentes de um título de crédito mediante a assinatura daquele que o transmite na cártula, através da transferência da propriedade do título, gerando uma nova garantia, uma nova co-obrigação, chama-se:
Endosso
O cheque contém
I - a denominação "cheque" inscrita no contexto do título e expressa na língua em que este é redigido;
II - a ordem incondicional de pagar quantia determinada;
III - o nome do banco ou da instituição financeira que deve pagar (sacado);
IV - a indicação do lugar de pagamento e a indicação da data e do lugar de emissão;
V - a assinatura do emitente (sacador), ou de seu mandatário com poderes especiais
Estão corretas as seguintes alternativas
Todas estão corretas
Cheque é título de crédito sacado contra instituição financeira e que
Depois de prescrito, pode ser objeto de ação de locupletamento contra o emitente.
Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A duplicata somente é pro testável por falta de aceite e pagamento.
II. Os juros moratórios incidem na duplicata inaceita desde a data da emissão.
III. Uma só duplicata pode corresponder a duas ou mais faturas.
IV. O protesto da duplicata somente poderá ser tirado na praça em que estiver sediado o sacado.
Todas estão incorretas
A atual Lei de Falências, que regula a Recuperação Judicial, a Extrajudicial e a Falência do empresário e da sociedade empresária, instituída por meio da Lei n.º 11.101, de 9 de fevereiro de 2005, trouxe uma profunda reforma no direito falimentar brasileiro. Das alternativas a seguir, a única que se encontra de acordo com a Lei é:
e) a intimação do Ministério Público será realizada, no processo de Recuperação Judicial, após o deferimento do processamento da Recuperação Judicial.
Através desse tipo de contrato, uma pessoa, não ligada a outra em virtude de mandato, de prestação de serviços ou por qualquer relação de dependência, obriga-se a obter para a segunda um ou mais negócios, conforme as instruções recebidas. Essa definição se refere a que tipo de contrato empresarial?
Contrato de corretagem.
Aplica-se a lei de falência a:
Empresário Individual de Responsabilidade Limitada.
Assinale a opção correta, acerca de contrato empresarial.
Pelo contrato de agência, uma pessoa assume, em caráter não eventual e sem vínculos de dependência, a obrigação de promover, à conta de outra, mediante retribuição, a realização de certos negócios, em zona determinada
De acordo com a legislação pertinente, que trata dos títulos de crédito, assinale, dentre as alternativas abaixo, a CORRETA:
A duplicata é um título de crédito causal que é protestável por falta de aceite, de devolução ou de pagamento.
(Juiz TRF2 2011 CESPE) Assinale a opção correta com base na Lei n 11.101/2005, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária.
De acordo com essa lei, os débitos tributários não estão sujeitos à recuperação judicial, ou seja, independentemente do que ficar estabelecido no plano de recuperação, os tributos devidos pelo empresário devem sempre ser quitados de acordo com as normas tributárias, cabendo ao devedor apresentar as certidões negativas de débito tributário.
JB Artigos Esportivos Ltda. celebrou contrato de locação de imóvel comercial, localizado na Galeria Selenium, para a instalação do estabelecimento comercial da sociedade. Atingida por forte crise setorial, a sociedade acumulou dívidas vultosas e não conseguiu honrá-las. Com a decretação da falência, o contrato de locação
comercial firmado pelo locatário:
Será mantido, mas poderá ser denunciado, a qualquer tempo, pelo administrador judicial da massa falida.
De acordo com o artigo 887, do Código Civil, o título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei. Sobre os títulos de crédito é incorreto afirmar que:
C) Em decorrência do princípio da autonomia o avalista em documento apartado responderá da mesma maneira que o avalizado.
Assinale a alternativa correta quanto ao cheque:
O endosso póstumo ocorre no cheque caso seja ultrapassado o prazo de apresentação do cheque ou caso seja feito depois do protesto
Assinale a opção correta com relação aos títulos de crédito.
Ordinariamente, a letra de câmbio propicia ao sacador a opção de, em vez de efetuar o pagamento de determinada dívida diretamente ao tomador, em vista de ter crédito perante o sacado, emitir uma letra de câmbio, por meio da qual será satisfeito o seu crédito perante o sacado, bem como o crédito do tomador perante o próprio sacador.
O endosso transmite todos os direitos resultantes do cheque. Se o endosso é em branco, pode o portador: 
I - completá-lo com o seu nome ou com o de outra pessoa;
II - endossar novamente o cheque, só podendo fazê-lo se for em branco
III - transferir o cheque a um terceiro, sem completar o endosso e sem endossar.
Estão corretas as seguintes alternativas
I e III
Julgue as seguintes alternativas
I - A morte do emitente ou sua incapacidade superveniente à emissão invalidam os efeitos do cheque.
II - O cheque é pagável à vista. Considera-se não-estrita qualquer menção em contrário.
III - O cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emissão é pagável no dia da apresentação.
Estão corretas as seguintes alternativas:
II e III
Com relação ao "Cram down", assinale a alternativa correta:
Trata-se da hipótese de aprovação judicial do plano de recuperação rejeitado pela deliberação regular em assembleia, porém em que existir voto favorável de credores que representem mais da metade do valor dos créditos presentes à assembleia, independentemente de classes, aprovação de metade ou mais da metade das classes existentes e aprovação de no mínimo 1/3 dos credores da(s) classe(s) que o tiverem rejeitado.
(CONSULPLAN/2016 - TJ-MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Modificada)
Assinale a afirmação correta acerca da disciplina da recuperação judicial, extrajudicial e da falência do empresário e da sociedade empresária, levando-se em consideração os ditames da Lei nº 11.101/05.
A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.
(Questão extraída de concurso) Tendo em vista a Lei n.º 11.101/2005, assinale a opção correta.
No direito brasileiro, abstraída a hipótese de desistência, quem requer o benefício da recuperação judicial, ou o obtém e cumpre ou terá sua falência decretada.
Julgue as seguintes afirmações e aponte a correta
Os créditos tributários e os trabalhistas estão excluídos da Recuperação Extrajudicial
(Questão adaptada de concurso)Sobre direito falimentar, é correto afirmar:
Não pode requerer recuperação judicial o devedor que exerça suas atividades há menos de 2 (dois) anos.
O aval parcial de uma nota promissória é:
valido e eficaz
A nota promissória
I. é um título de crédito que consiste em promessa de pagamento, consubstanciada em documento escrito e de natureza cambiária.
II. que não indicar a época do vencimento será pagável à vista.
III. admite o endosso, por se tratar de uma promessa de pagamento, mas não o aval.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I e II.
No referente à DUPLICATA, assinale a alternativa INCORRETA
Na compra e venda mercantil, extraída a fatura, a duplicata pode ser substituída por outro título de crédito
Assinale a alternativa correta 
O prazo para protesto do cheque é de 24 horas após decorrido o seu prazo de apresentação.
Na hipótese de um cheque ser apresentado ao sacado fora do prazo legal de apresentação, ainda é cabível ação executiva contra
o emitente e seus avalistas, desde que observado o prazo prescricional de seis meses para o seu ajuizamento, contados do término do prazo de apresentação
Mauriti & Cia Ltda. celebrou contrato de alienação fiduciária em garantia com a sociedade empresária Gama.  
Com a decretação de falência da fiduciante, o advogado da fiduciária pleiteou a restituição do bem alienado, sendo informado pelo administrador judicial que o bem se encontrava na posse do falido na época da decretação da falência, porém não foi encontrado para ser arrecadado. 
Considerando os fatos narrados, o credor fiduciário terá direito à restituição em dinheiro do valor da avaliação do bem atualizado? 
Sim, mesmo que o bem alienado não mais exista ao tempo do pedido de restituição ou que não tenha sido arrecadado. 
Quanto à Falência e Recuperação, segundo a Lei nº 11.101/2005, analise as afirmativas a seguir.
I. É competente para deferir a Recuperação Judicial ou decretar a Falência, o juízo do local do principal estabelecimento do devedor ou da filial de empresa que tenha sede fora do Brasil
II. Aplicam-se à sociedade de economia mista, mas não à empresa pública.
III. Serão suspensas todas as ações e execuções em face do devedor, inclusive aquelas em que se demandar quantia ilíquida.
IV. Não são exigíveis do devedor as obrigações a título gratuito, as despesas que os credores fizerem para tomar parte na recuperação judicial ou na falência, salvo as custas judiciais decorrentes de litígio com o devedor.
Estão corretas as afirmativas:
I e IV.
Julgue os seguintes itens acerca dos contratos bancários:
I - O contrato de abertura de crédito, ainda que acompanhado de extrato da conta-corrente, não é título executivo
II - O contrato de abertura de crédito em conta-corrente, acompanhado do demonstrativo de débito, constitui documento hábil para o ajuizamento da ação monitória.
III - : A nota promissória vinculada a contrato de abertura de crédito não goza de autonomia em razão da iliquidez do título que a originou.
Estão corretos?
I, II e III
(Advogado  OAB  2006  CESPE) Quanto à falência, no regime da Lei n. 11.101/2005, assinale a opção correta
Não são exigíveis do devedor, na recuperação judicial ou na falência, as despesas que os credores fizerem para nelas tomar parte, salvo as custas judiciais decorrentes de litígio com o devedor.
Quando um empresário licencia o uso de sua marca a outro, prestando-lhe serviços de organização empresarial, com ou sem venda de produtos, mediante remuneração direta ou indireta, sem que fique caracterizado vínculo empregatício, tem-se um contrato de:
Franquia
Acerca da atuação do Ministério Público e a Lei de Recuperação Judicial de Empresas e Falências, assinale a alternativa correta:
o Ministério Público pode impugnar o quadro geral de credores e promover a ação revocatória dos atos praticados com a intenção de prejudicar credores;
A sentença que decretar a falência do devedor, dentre outras determinações
fixará o termo legal da falência, sem poder retrotraí-lo por mais de 90 (noventa) dias contados do pedido de falência, do pedido de recuperação judicial ou do 1º (primeiro) protesto por falta de pagamento, excluindo-se, para esta finalidade, os protestos que tenham sido cancelados
A sociedade empresária XYZ Hotéis S.A. teve sua falência decretada. Na correspondente sentença, foi autorizada a continuação provisória das atividades da falida com o administrador judicial, fato esse que perdurou por um período de 10 (dez) meses. Como são juridicamente qualificados os titulares dos créditos trabalhistas relativos a serviços prestados durante esse interregno
posterior à decretação da falência?
b) Credores extraconcursais
No tocante à habilitação de crédito e impugnação previstas na Lei n.º 11.101/05, é correto afirmar que:
a) na recuperação judicial, os titulares de créditos retardatários, com exceção daqueles derivados da relação de trabalho, não terão direito a voto nas deliberações da assembleia geral de credores, ressalvada a hipótese de homologação do quadro geral de credores contendo tais créditos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais