Buscar

PRINCIPAIS LINHAS DE PENSAMENTO DA GESTÃO DA QUALIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO DA QUALIDADE
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: GST1704_EX_A2_201602089281_V2 
	19/03/2019
	Aluno(a): 
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1704 - GESTÃO DA QUALIDADE 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O CCQ - Circulo de Controle da Qualidade - é um grupo de voluntários de um mesmo setor ou área de trabalho que se reúnem regularmente para estudar e propor a solução de problemas que estejam comprometendo a qualidade e a eficiência dos produtos. As demais afirmativas complementam esse conceito, exceto:
		
	 
	Com o passar do tempo, o formato original do CCQ foi adaptado em função das necessidades das organizações, de forma que as empresas começaram a montar equipes multifuncionais, com o objetivo de resolver problemas interdepartamentais relacionados não só à qualidade, como também a outros aspectos organizacionais.
	
	O CCQ aceita que o operador que executa a operação é o que melhor e mais conhece a respeito de seu trabalho, podendo sugerir melhorias e modificações.
	 
	As atividades de CCQ¿s tiveram início no Japão em 1962 através de uma metodologia vinda do mundo Ocidental, principalmente dos Estados Unidos da América e que foi desenvolvida e adaptada por Willian Deming.
	
	Dentre seus objetivos está o estímulo a criatividade, mentalidade da qualidade, autocontrole e prevenção de falhas.
	
	O grupo busca quais são os problemas prioritários a serem resolvidos, em seguida, identifica as verdadeiras causas dos problemas prioritários e propõe soluções e formas de implementá-las para corrigir os problemas. .
	Respondido em 20/04/2019 11:08:35
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Edwards Deming apresentou 14 princípios para a gestão efetiva das empresas. Alguns desses princípios são filosóficos e outros mais pragmáticos. De qualquer maneira, todos eles são importantes para a manutenção dos bons níveis de qualidade. Qual alternativa abaixo apresenta o princípio relacionado a "entender que o objetivo da supervisão é ajudar as pessoas a fazer um trabalho melhor"?
		
	
	Destrua as barreiras entre os departamentos (silos).
	
	Promova a aprendizagem.
	 
	A liderança é algo que todos podem aprender.
	
	Elimine slogans com imposição de metas.
	 
	Não liderar com base no medo. Evite usar o estilo autoritário.
	Respondido em 20/04/2019 11:08:46
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	David Garvin, classifica a evolução da qualidade em quatro eras. Além disso em 1987, Garvin classificou cinco abordagens distintas da qualidade: Transcendental; Baseada no produto; Baseada no usuário; Baseada na produção e Baseada no valor. Assinale a alternativa que trata de características da baseada no valor e na produção respectivamente:
		
	 
	Melhor qualidade só com maior custo / Foco na eficiência, não na eficácia.
	 
	Destaca o trade-off qualidade X preço / Qualidade é uma variável precisa e mensurável
	
	Melhor qualidade só com maior custo / Qualidade é uma variável subjetiva
	
	Qualidade é uma variável precisa e mensurável / Melhor qualidade só com maior custo
	
	Qualidade é uma variável precisa e mensurável / Destaca o trade-off qualidade X preço
	Respondido em 20/04/2019 11:08:51
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Garvin (1992), ¿nos séculos XVIII e XIX, a concepção do que vinha a ser qualidade, bem como seus controles, diferia muito da qualidade como a conhecemos hoje. Quase tudo era fabricado por artesãos e artífices habilitados ou trabalhadores experientes e aprendizes sob a supervisão dos mestres do ofício¿. Hoje, com o avanço das organizações, a gestão da qualidade evoluiu para o que Armand Feigenbaum definiu como Controle da Qualidade Total (CQT). Marque a alternativa que apresenta conceito de CQT.
		
	 
	Envolve um conjunto de dispositivos, mecanismos e processos para regular todo o ciclo da cadeia produtiva, desde a compra da matéria-prima até o produto acabado ser entregue ao consumidor final.
	 
	Apresenta um conjunto de técnicas para a garantia da qualidade no final do processo produtivo, por meio de amostragem estatística de lotes do produto, separando os produtos defeituosos.
	
	Compõe um conjunto de práticas e diretrizes para garantir a qualidade do produto, visando à redução de custos e aumento do lucro, independente de atender às necessidades do cliente e dos órgãos governamentais, como o Inmetro.
	
	Constitui o processo de controle de qualidade a partir da transformação da matéria-prima, da preparação das máquinas, da disposição de peças ou componentes até a expedição do produto acabado.
	
	Compreende o processo de inspeção um a um, de modo a separar o produto bom daquele com defeito, por meio da observação direta ou manuseio, para garantir que o produto comercializado tenha qualidade para ser consumido ou usado.
	Respondido em 20/04/2019 11:08:55
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Avalie as assertivas que se seguem:
Na era da garantia da qualidade, o foco deixa de ser a fábrica e passa para o gerenciamento de todo o processo, da matéria-prima ao consumidor final, destacando-se a prevenção de problemas. 
PORQUE
Os métodos de controle e melhoria da qualidade não ficam mais restritos à produção, pelo contrário, são estendidos a todas às áreas organizacionais.
É correto afirmar:
		
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é a justificativa correta da primeira.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é a justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	Respondido em 20/04/2019 11:09:00
	
Explicação:
Na era da garantia da qualidade, o foco de fato deixa de ser a fábrica e passa para o gerenciamento de todo o processo, da matéria-prima ao consumidor final, destacando-se a prevenção de problemas. E, como consequência dessa garantia, foram criados métodos de controle e melhoria da qualidade estendidos a todas às áreas organizacionais.
 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre as dimensões da qualidade NÃO é possível afirmar:
		
	
	A gestão da qualidade prevê a eliminação ou a simplificação de processos que não adicionem valor para o cliente.
	
	A gestão da qualidade estabelece que os processos devem ser continuamente estudados e planejados para que melhorias sejam implementadas e controladas.
	
	Qualidade é sinônimo de excelência absoluta e universalmente reconhecível segundo a abordagem transcendental da qualidade.
	 
	A qualidade baseada no usuário associa qualidade a preferências pessoais.
	 
	A abordagem da qualidade fundamentada no produto concentra-se basicamente nas práticas relacionadas com a engenharia e a produção.
	Respondido em 20/04/2019 11:09:06
	
Explicação:
As empresas que são excelentes na qualidade da prestação de serviços o conseguem concentrando seus esforços nas cinco dimensões da qualidade de serviços:
1. Dimensão dos Tangíveis, que enfoca os equipamentos e instalações modernas, no forte apelo visual, na boa aparência dos empregados, nos materiais associados com o serviços, como folhetos e anúncios de forte apelo visual.
2. Dimensão da Empatia, que é a capacidade de experimentar os sentimentos de outra pessoa como se fossem seus. Empresas empáticas sabem o que é ser um cliente da sua própria empresa. Elas procuram entender as necessidades básicas do cliente; devem proporcionar aos clientes atenção individual; contratar empregados que dão atenção personalizada, individualizada;
oferecer horários de funcionamento que sejam convenientes a todos os clientes.
3.Dimensão da Garantia da qualidade dos serviços, da cortesia dedicada aos seus clientes e à segurança das suas operações. A dimensão da garantia inclui: se o comportamento dos empregados da empresa inspira confiança aos clientes.
4. Dimensão da Rapidez nas Respostas que reflete o compromisso da empresa em fornecer serviços no tempo certo, estar sempre interessado em ajudar os clientes, prestar prontamente serviços aos clientes, querer ajudar, mesmo estando muito ocupado, e informar aos clientes exatamente quando os serviços serão realizados.
5. Dimensão da Confiabilidade que reflete a consistência e a fidedignidade do desempenho de uma empresa. Os clientes percebem a dimensão da confiabilidade quando a empresa promete fazer algo, ela cumpre o que prometeu. Se os clientes têm problemas, os empregados mostram interesse sincero em solucioná-los, ou quando a sua empresa presta o serviço no prazo em que promete.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em relação à qualidade é correto afirmar que: I-É o conjunto de características, intrínsecas ou extrínsecas, concretas ou abstratas que fazem com que o consumidor ou usuário prefira determinado produto ou serviço. II-Que TQM significa gestão da qualidade na qual envolve a participação de todos. III- Qualidade diz respeito à visão da empresa caracterizando os processos de produção.
		
	
	Somente a primeira afirmativa esta correta.
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	 
	Somente a segunda afirmativa está correta.
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	Respondido em 20/04/2019 11:09:16
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	David Garvin, classifica a evolução da qualidade em quatro eras. Além disso em 1987, Garvin classificou cinco abordagens distintas da qualidade: Transcendental; Baseada no produto; Baseada no usuário; Baseada na produção e Baseada no valor. Assinale a alternativa que trata de características da baseada no produto e no usuário respectivamente:
		
	 
	Melhor qualidade só com maior custo / Qualidade é uma variável subjetiva
	
	Melhor qualidade só com maior custo / Foco na eficiência, não na eficácia
	
	Qualidade é uma variável precisa e mensurável / Foco na eficiência, não na eficácia
	
	Destaca o trade-off qualidade X preço / Qualidade é uma variável subjetiva
	 
	Qualidade é uma variável precisa e mensurável / Melhor qualidade só com maior custo
	Respondido em 20/04/2019 11:09:21
	
Explicação:
Qualidade é atingir ou buscar o padrão mais alto em vez de se contentar com o mal feito ou fraudulento.
Gestão da Qualidade  envolve todas as atividades da função gerencial que determinam a política da qualidade, os objetivos e as responsabilidades, que os implementam por meios tais como: planejamento da qualidade, garantia da qualidade e melhoria da qualidade dentro do sistema da qualidade. - ISO 9000:2000

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando